Educação Infantil: Tempo Integral ou Educação Integral?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coll Delgado, Ana Cristina
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21224
Resumo: Resumo: No Brasil a educação das crianças de 0 a 6 anos vem sendo efetivada desde o final do século XIX com a presença de distintas instituições marcadas por um projeto educativo diferenciado pelo tempo de permanência. A interrogação que propomos refletir é se a presença na Educação Infantil de turnos prolongados pode ser entendida como Tempo Integral ou como Educação Integral. A análise da intencionalidade de promover no cotidiano da Educação Infantil a articulação entre as áreas da educação, da saúde, da cultura e da justiça; de proporcionar a integralidade do projeto pedagógico e a integralidade das relações da escola no tempo e nos espaços nos leva compreender que uma Educação Integral somente se efetiva numa perspectiva de experiência educativa como encontro intersubjetivo implicado com o mundo comum.  Palavras – chave: Turno Integral – Educação infantil – Creche – Pré-Escola – Educação Integral 
id UFMG-5_8649d100318877a5b94f5d8a1a39bdcc
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21224
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Educação Infantil: Tempo Integral ou Educação Integral?Turno Integral – Educação infantil – Creche – Pré-Escola – Educação IntegralResumo: No Brasil a educação das crianças de 0 a 6 anos vem sendo efetivada desde o final do século XIX com a presença de distintas instituições marcadas por um projeto educativo diferenciado pelo tempo de permanência. A interrogação que propomos refletir é se a presença na Educação Infantil de turnos prolongados pode ser entendida como Tempo Integral ou como Educação Integral. A análise da intencionalidade de promover no cotidiano da Educação Infantil a articulação entre as áreas da educação, da saúde, da cultura e da justiça; de proporcionar a integralidade do projeto pedagógico e a integralidade das relações da escola no tempo e nos espaços nos leva compreender que uma Educação Integral somente se efetiva numa perspectiva de experiência educativa como encontro intersubjetivo implicado com o mundo comum.  Palavras – chave: Turno Integral – Educação infantil – Creche – Pré-Escola – Educação Integral Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigoapplication/x-ziphttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21224Educação em Revista ; v. 31 n. 4 (2015)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21224/17146Copyright (c) 2015 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessColl Delgado, Ana Cristina2023-05-30T13:06:21Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21224Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T13:06:21Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Infantil: Tempo Integral ou Educação Integral?
title Educação Infantil: Tempo Integral ou Educação Integral?
spellingShingle Educação Infantil: Tempo Integral ou Educação Integral?
Coll Delgado, Ana Cristina
Turno Integral – Educação infantil – Creche – Pré-Escola – Educação Integral
title_short Educação Infantil: Tempo Integral ou Educação Integral?
title_full Educação Infantil: Tempo Integral ou Educação Integral?
title_fullStr Educação Infantil: Tempo Integral ou Educação Integral?
title_full_unstemmed Educação Infantil: Tempo Integral ou Educação Integral?
title_sort Educação Infantil: Tempo Integral ou Educação Integral?
author Coll Delgado, Ana Cristina
author_facet Coll Delgado, Ana Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coll Delgado, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Turno Integral – Educação infantil – Creche – Pré-Escola – Educação Integral
topic Turno Integral – Educação infantil – Creche – Pré-Escola – Educação Integral
description Resumo: No Brasil a educação das crianças de 0 a 6 anos vem sendo efetivada desde o final do século XIX com a presença de distintas instituições marcadas por um projeto educativo diferenciado pelo tempo de permanência. A interrogação que propomos refletir é se a presença na Educação Infantil de turnos prolongados pode ser entendida como Tempo Integral ou como Educação Integral. A análise da intencionalidade de promover no cotidiano da Educação Infantil a articulação entre as áreas da educação, da saúde, da cultura e da justiça; de proporcionar a integralidade do projeto pedagógico e a integralidade das relações da escola no tempo e nos espaços nos leva compreender que uma Educação Integral somente se efetiva numa perspectiva de experiência educativa como encontro intersubjetivo implicado com o mundo comum.  Palavras – chave: Turno Integral – Educação infantil – Creche – Pré-Escola – Educação Integral 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21224
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21224/17146
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/x-zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 31 n. 4 (2015)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121775525888