Melhoria de ensino na universidade: um problema apenas metodológico?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sisto, Fermino Fernandes
Data de Publicação: 1983
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1500
Resumo: Relatam-se dois estudos realizados com universitários, numa tentativa de coletar informações sobre o processo ensino-aprendizagem. No primeiro deles, 30 sujeitos (GE) foram submetidos às técnicas de ensino fundamentadas em Piaget, enquanto que com 22 outros (GC) manteve-se o curso costumeiro. Foram dados pré e pós testes, em duas formas: uma prova teste e outra dissertação. Dois resultados mereceram destaque e direcionaram o estudo II: a) na prova dissertativa os grupos não se diferenciaram, enquanto que na prova teste ocorreu o inverso; b) as avaliações feitas durante o processo ensino-aprendizagem do GE não se correlacionaram com o pós-teste. No segundo estudo foram analisadas respostas de 11 sujeitos, que tentaram explicar esses resultados. Os dados possibilitaram explicar o processo pelo qual os alunos passaram como descontínuo, no qual variáveis tais como vida escolar, solicitação de professores, tipo de exigência de professores, necessidade de aprovação na disciplina, entre outros, determinam muito mais o rendimento escolar do que as técnicas utilizadas.
id FCC-1_d74f28b2aeb4dc43cb4b66a12c3d5c7d
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1500
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Melhoria de ensino na universidade: um problema apenas metodológico?Processo de ensino-aprendizagemEnsino superiorEstudo de casoRendimento escolarAvaliação da educaçãoRelatam-se dois estudos realizados com universitários, numa tentativa de coletar informações sobre o processo ensino-aprendizagem. No primeiro deles, 30 sujeitos (GE) foram submetidos às técnicas de ensino fundamentadas em Piaget, enquanto que com 22 outros (GC) manteve-se o curso costumeiro. Foram dados pré e pós testes, em duas formas: uma prova teste e outra dissertação. Dois resultados mereceram destaque e direcionaram o estudo II: a) na prova dissertativa os grupos não se diferenciaram, enquanto que na prova teste ocorreu o inverso; b) as avaliações feitas durante o processo ensino-aprendizagem do GE não se correlacionaram com o pós-teste. No segundo estudo foram analisadas respostas de 11 sujeitos, que tentaram explicar esses resultados. Os dados possibilitaram explicar o processo pelo qual os alunos passaram como descontínuo, no qual variáveis tais como vida escolar, solicitação de professores, tipo de exigência de professores, necessidade de aprovação na disciplina, entre outros, determinam muito mais o rendimento escolar do que as técnicas utilizadas.Fundação Carlos Chagas1983-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1500Cadernos de Pesquisa; No. 46 (1983); 59-66Cadernos de Pesquisa; Núm. 46 (1983); 59-66Cadernos de Pesquisa; No. 46 (1983); 59-66Cadernos de Pesquisa; n. 46 (1983); 59-661980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1500/1494Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSisto, Fermino Fernandes2023-06-01T15:26:09Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1500Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-06-01T15:26:09Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Melhoria de ensino na universidade: um problema apenas metodológico?
title Melhoria de ensino na universidade: um problema apenas metodológico?
spellingShingle Melhoria de ensino na universidade: um problema apenas metodológico?
Sisto, Fermino Fernandes
Processo de ensino-aprendizagem
Ensino superior
Estudo de caso
Rendimento escolar
Avaliação da educação
title_short Melhoria de ensino na universidade: um problema apenas metodológico?
title_full Melhoria de ensino na universidade: um problema apenas metodológico?
title_fullStr Melhoria de ensino na universidade: um problema apenas metodológico?
title_full_unstemmed Melhoria de ensino na universidade: um problema apenas metodológico?
title_sort Melhoria de ensino na universidade: um problema apenas metodológico?
author Sisto, Fermino Fernandes
author_facet Sisto, Fermino Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sisto, Fermino Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de ensino-aprendizagem
Ensino superior
Estudo de caso
Rendimento escolar
Avaliação da educação
topic Processo de ensino-aprendizagem
Ensino superior
Estudo de caso
Rendimento escolar
Avaliação da educação
description Relatam-se dois estudos realizados com universitários, numa tentativa de coletar informações sobre o processo ensino-aprendizagem. No primeiro deles, 30 sujeitos (GE) foram submetidos às técnicas de ensino fundamentadas em Piaget, enquanto que com 22 outros (GC) manteve-se o curso costumeiro. Foram dados pré e pós testes, em duas formas: uma prova teste e outra dissertação. Dois resultados mereceram destaque e direcionaram o estudo II: a) na prova dissertativa os grupos não se diferenciaram, enquanto que na prova teste ocorreu o inverso; b) as avaliações feitas durante o processo ensino-aprendizagem do GE não se correlacionaram com o pós-teste. No segundo estudo foram analisadas respostas de 11 sujeitos, que tentaram explicar esses resultados. Os dados possibilitaram explicar o processo pelo qual os alunos passaram como descontínuo, no qual variáveis tais como vida escolar, solicitação de professores, tipo de exigência de professores, necessidade de aprovação na disciplina, entre outros, determinam muito mais o rendimento escolar do que as técnicas utilizadas.
publishDate 1983
dc.date.none.fl_str_mv 1983-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1500
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1500/1494
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 46 (1983); 59-66
Cadernos de Pesquisa; Núm. 46 (1983); 59-66
Cadernos de Pesquisa; No. 46 (1983); 59-66
Cadernos de Pesquisa; n. 46 (1983); 59-66
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330313000321024