Formação continuada de professores de alunos trabalhadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moysés, Lúcia Maria Moraes
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/906
Resumo: O trabalho relata uma experiência bem-sucedida de formação continuada, realizada sob a forma de uma pesquisa-ação junto a 200 professores da rede pública, a maioria atuando nos cursos supletivos de 1° e 2º graus. Seus principais resultados apontam para a importância de se começar tal tipo de trabalho com uma profunda reflexão sobre a dimensão política do ato educativo, bem como a de se atuar em pequenos grupos de estudo, no interior das próprias escolas onde lecionam os professores. Em termos concretos, o trabalho conseguiu fazer com que, durante um ano e meio, 23 grupos discutissem semanalmente temas relacionados à educação. Começando com as questões político-filosóficas, passando pelo enfoque sócio-histórico da aprendizagem e terminando com alguns aspectos metodológicos, eles chegaram ao término desse tempo mostrando ter autonomia para continuarem por conta própria. Do ponto de vista teórico, este texto apresenta uma discussão sobre o papel que a mudança nas representações dos professores sobre o aluno, a educação e ele mesmo desempenham nas possíveis transformações da sua prática pedagógica.
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