O ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA COMPARTILHADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo de Almeida , Danniella Patrícia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bastos de Melo Espíndola, Elisângela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1676
Resumo: Este trabalho é uma parte de uma pesquisa de mestrado que tem por objetivo analisar as representações sociais dos professores de matemática sobre Formação Continuada e possíveis relações com os índices de proficiência do Ensino Médio no Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) em escolas, jurisdicionadas à Gerência Regional de Ensino (GRE) do Sertão do Alto Pajeú. Como fundamentação utilizamos a Teoria das Representações Sociais (TRS) e em particular a Teoria do Núcleo Central, que estuda a estrutura das RS a partir do seu Núcleo Central (NC) e do seu Sistema periférico. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um Teste de Associação Livre de Palavras com o termo indutor “Formação Continuada do Professor de Matemática do Ensino Médio”, seguido de um teste de hierarquização de importância das palavras ou expressões associadas a esse termo e sendo justificadas pelos professores. Dentre os resultados, identificamos como principais elementos do NC das RS dos professores: aprendizagem, conhecimento e troca de experiência. Esses elementos são ativados diferentemente segundo o grupo docente a partir de elementos adjuntos do NC, a saber: nas RS dos professores atuantes em escolas de nível desejável no SAEPE - capacitação, estudo, avaliação, materiais didáticos e desafios. Nas RS dos professores de escolas de nível básico - aperfeiçoamento e nas RS dos professores de escolas de nível elementar II - atualização, ideias e jogos matemáticos. A inovação apenas para aqueles de atuação em escolas de nível desejável e básico no SAEPE.
id UNIVASF-1_98234899ea8f607335e87d249966382d
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1676
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling O ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA COMPARTILHADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO Formação ContinuadaRepresentações SociaisSAEPEMatemáticaEste trabalho é uma parte de uma pesquisa de mestrado que tem por objetivo analisar as representações sociais dos professores de matemática sobre Formação Continuada e possíveis relações com os índices de proficiência do Ensino Médio no Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) em escolas, jurisdicionadas à Gerência Regional de Ensino (GRE) do Sertão do Alto Pajeú. Como fundamentação utilizamos a Teoria das Representações Sociais (TRS) e em particular a Teoria do Núcleo Central, que estuda a estrutura das RS a partir do seu Núcleo Central (NC) e do seu Sistema periférico. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um Teste de Associação Livre de Palavras com o termo indutor “Formação Continuada do Professor de Matemática do Ensino Médio”, seguido de um teste de hierarquização de importância das palavras ou expressões associadas a esse termo e sendo justificadas pelos professores. Dentre os resultados, identificamos como principais elementos do NC das RS dos professores: aprendizagem, conhecimento e troca de experiência. Esses elementos são ativados diferentemente segundo o grupo docente a partir de elementos adjuntos do NC, a saber: nas RS dos professores atuantes em escolas de nível desejável no SAEPE - capacitação, estudo, avaliação, materiais didáticos e desafios. Nas RS dos professores de escolas de nível básico - aperfeiçoamento e nas RS dos professores de escolas de nível elementar II - atualização, ideias e jogos matemáticos. A inovação apenas para aqueles de atuação em escolas de nível desejável e básico no SAEPE.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1676Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 31 (2023): Edição Regular; 31-572177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1676/1622https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1676/1448Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo de Almeida , Danniella Patrícia Bastos de Melo Espíndola, Elisângela2024-01-15T18:41:19Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1676Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-15T18:41:19Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA COMPARTILHADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
title O ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA COMPARTILHADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle O ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA COMPARTILHADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
Araújo de Almeida , Danniella Patrícia
Formação Continuada
Representações Sociais
SAEPE
Matemática
title_short O ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA COMPARTILHADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
title_full O ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA COMPARTILHADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr O ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA COMPARTILHADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed O ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA COMPARTILHADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
title_sort O ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA COMPARTILHADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
author Araújo de Almeida , Danniella Patrícia
author_facet Araújo de Almeida , Danniella Patrícia
Bastos de Melo Espíndola, Elisângela
author_role author
author2 Bastos de Melo Espíndola, Elisângela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo de Almeida , Danniella Patrícia
Bastos de Melo Espíndola, Elisângela
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada
Representações Sociais
SAEPE
Matemática
topic Formação Continuada
Representações Sociais
SAEPE
Matemática
description Este trabalho é uma parte de uma pesquisa de mestrado que tem por objetivo analisar as representações sociais dos professores de matemática sobre Formação Continuada e possíveis relações com os índices de proficiência do Ensino Médio no Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) em escolas, jurisdicionadas à Gerência Regional de Ensino (GRE) do Sertão do Alto Pajeú. Como fundamentação utilizamos a Teoria das Representações Sociais (TRS) e em particular a Teoria do Núcleo Central, que estuda a estrutura das RS a partir do seu Núcleo Central (NC) e do seu Sistema periférico. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um Teste de Associação Livre de Palavras com o termo indutor “Formação Continuada do Professor de Matemática do Ensino Médio”, seguido de um teste de hierarquização de importância das palavras ou expressões associadas a esse termo e sendo justificadas pelos professores. Dentre os resultados, identificamos como principais elementos do NC das RS dos professores: aprendizagem, conhecimento e troca de experiência. Esses elementos são ativados diferentemente segundo o grupo docente a partir de elementos adjuntos do NC, a saber: nas RS dos professores atuantes em escolas de nível desejável no SAEPE - capacitação, estudo, avaliação, materiais didáticos e desafios. Nas RS dos professores de escolas de nível básico - aperfeiçoamento e nas RS dos professores de escolas de nível elementar II - atualização, ideias e jogos matemáticos. A inovação apenas para aqueles de atuação em escolas de nível desejável e básico no SAEPE.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1676
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1676/1622
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1676/1448
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 31 (2023): Edição Regular; 31-57
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220486866567168