Educação e ciências sociais no Brasil: possíveis relações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/731 |
Resumo: | Reconhecendo que a partir da gestão de Anísio Teixeira à frente do Inep foram criadas condições para uma produção sociológica sobre educação no Brasil, este trabalho procura demarcar as possíveis relações implícitas nesse diálogo. Inicialmente, o CBPE, agrupando educadores e cientistas sociais com interesses comuns, surge como o espaço institucional privilegiado para um trabalho de aproximação entre as duas áreas. Num segundo momento, o mapeamento das relações estabelecidas entre aquele Centro e as instituições universitárias a ele ligadas pelos seus membros, aparece como o sentido prático da articulação. Mas, considerando possível a relação, resta saber que problemas educacionais e que ciências sociais estavam ali sendo pensadas. Busca-se então definir as bases do desenvolvimento daquelas ciências no Brasil, procurando entender a partir de quais parâmetros elas podiam servir de apoio à análise educacional da época. |
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