A trajetória da intelectual Lúcia Marques Pinheiro e a formação docente no Brasil: um estudo sobre a Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (1955-1964)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Andrea Sales Borges dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13110
Resumo: Durante o recorte de tempo (1955-1964), destaca-se a atuação de Anísio Teixeira (1900- 1971) frente às Instituições de maior relevância para a educação no país: A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES- 1951 a 1964) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP – 1952 a 1964). Fortemente influenciado pela filosofia educacional experimentalista de Dewey, assumiu a direção do INEP, após trágica morte de acidente aéreo de Murilo Braga, diretor do órgão, e dinamizou suas funções no âmbito do magistério nacional, criando o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE), e a Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério (DAM). A professora Lúcia Marques Pinheiro foi responsável pela organização dos cursos oferecidos a professores, a administradores, a orientadores e a especialistas em educação. A Escola Guatemala vinculada ao INEP/CBPE/DAM, por uma parceria entre a prefeitura do Distrito Federal (à época Rio de Janeiro) com o MEC passou a se constituir como órgão de experimentação para o aperfeiçoamento do magistério. Eram realizados cursos com o objetivo de proporcionar aos professores, acesso às novas metodologias de ensino, bem como favorecer a prática docente pautada em estudos científicos realizados no âmbito das ciências sociais. Tratava-se de estimular o 'espírito científico' no âmbito do magistério. Nesse sentido, questionamos: Qual o legado desta intelectual que atuou como Coordenadora de Cursos do INEP e como Diretora da DAM? De que forma se deu sua atuação frente aos cursos cujo objetivo era disseminar a prática pedagógica experimentalista? O objetivo desta pesquisa é investigar a sua trajetória, as suas concepções pedagógicas e a sua gestão à frente de tão significativas instituições para a formação de professores do Brasil. A metodologia de cunho qualitativo com os aportes da História Cultural e da História Política presidirá esta investigação de caráter bibliográfico, documental e histórico. Tratar-se-á de estudar os impressos, livros, periódicos, teses, dissertações e arquivos de documentação sobre o INEP, existentes no Arquivo Anísio Teixeira do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC)/Fundação Getúlio Vargas (FGV), as publicações do INEP/Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE), incluídas a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e o Boletim do CBPE, bem como arquivo remanescente do CBPE, que se encontra no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialmente, os arquivos pessoais de Lúcia Marques Pinheiro que se encontram na Associação Brasileira de Educação (ABE), do qual consultamos e recebemos a autorização para digitalização. Outra fonte primária que tem nos auxiliado no mapeamento cronológico de sua atuação, são 93 edições do Diário Oficial da União. Fonte essa que traz informações importantes, desde o seu ingresso (1937) até a sua aposentadoria (1987) no sistema público de ensino.
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Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu / Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - RJ, 2015.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13110Durante o recorte de tempo (1955-1964), destaca-se a atuação de Anísio Teixeira (1900- 1971) frente às Instituições de maior relevância para a educação no país: A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES- 1951 a 1964) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP – 1952 a 1964). Fortemente influenciado pela filosofia educacional experimentalista de Dewey, assumiu a direção do INEP, após trágica morte de acidente aéreo de Murilo Braga, diretor do órgão, e dinamizou suas funções no âmbito do magistério nacional, criando o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE), e a Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério (DAM). A professora Lúcia Marques Pinheiro foi responsável pela organização dos cursos oferecidos a professores, a administradores, a orientadores e a especialistas em educação. A Escola Guatemala vinculada ao INEP/CBPE/DAM, por uma parceria entre a prefeitura do Distrito Federal (à época Rio de Janeiro) com o MEC passou a se constituir como órgão de experimentação para o aperfeiçoamento do magistério. Eram realizados cursos com o objetivo de proporcionar aos professores, acesso às novas metodologias de ensino, bem como favorecer a prática docente pautada em estudos científicos realizados no âmbito das ciências sociais. Tratava-se de estimular o 'espírito científico' no âmbito do magistério. Nesse sentido, questionamos: Qual o legado desta intelectual que atuou como Coordenadora de Cursos do INEP e como Diretora da DAM? De que forma se deu sua atuação frente aos cursos cujo objetivo era disseminar a prática pedagógica experimentalista? O objetivo desta pesquisa é investigar a sua trajetória, as suas concepções pedagógicas e a sua gestão à frente de tão significativas instituições para a formação de professores do Brasil. A metodologia de cunho qualitativo com os aportes da História Cultural e da História Política presidirá esta investigação de caráter bibliográfico, documental e histórico. Tratar-se-á de estudar os impressos, livros, periódicos, teses, dissertações e arquivos de documentação sobre o INEP, existentes no Arquivo Anísio Teixeira do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC)/Fundação Getúlio Vargas (FGV), as publicações do INEP/Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE), incluídas a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e o Boletim do CBPE, bem como arquivo remanescente do CBPE, que se encontra no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialmente, os arquivos pessoais de Lúcia Marques Pinheiro que se encontram na Associação Brasileira de Educação (ABE), do qual consultamos e recebemos a autorização para digitalização. Outra fonte primária que tem nos auxiliado no mapeamento cronológico de sua atuação, são 93 edições do Diário Oficial da União. Fonte essa que traz informações importantes, desde o seu ingresso (1937) até a sua aposentadoria (1987) no sistema público de ensino.CAPESDuring cutting time (1955-1964), stands out Teixeira of operation (1900-1971) facing the most relevant institutions for education in the country: The Higher Education Personnel Improvement Coordination (CAPES- 1951 1964) and the National Institute of Educational Studies and Research (INEP - 1952-1964). Heavily influenced by the experimentalist educational philosophy of Dewey, took over the INEP, after the tragic death of air accident Murilo Braga, director of the agency, and has streamlined its functions under the national teaching, creating the Brazilian Center for Educational Research (CBPE) and the Magisterium Improvement Division (DAM). Professor Lucia Marques Pinheiro was responsible for organizing the courses offered to teachers, administrators, counselors and the education experts. The School Guatemala linked to INEP / CBPE / DAM, by a partnership between the city government of the Federal District (then Rio de Janeiro) with MEC began to represent as experimental body for the improvement of teaching. Courses were held in order to provide teachers access to new teaching methodologies, and to promote the teaching practice based on scientific studies in the social sciences. It was stimulating 'scientific spirit' within the teaching profession. In this sense, we ask: What is the legacy of this intellectual who served as Course Coordinator of INEP and as Director of DAM? How was given front role to courses whose aim was to spread the experimentalist pedagogical practice? The objective of this research is to investigate their history, their pedagogical conceptions and its management ahead of such significant institutions for teacher training in Brazil. The qualitative study methodology with the contributions of Cultural History and Political History chair this bibliographical research, documentary and history. It will try to study the printed books, journals, theses, dissertations and documentation files on the INEP, existing on the File Teixeira of the Center for Research and Contemporary History Documentation Brazil (CPDOC) / Getúlio Vargas Foundation (FGV ), the publications of INEP / Brazilian Center for Educational Research (CBPE), including the Journal of Pedagogical Studies and the Bulletin CBPE and remaining file CBPE, which is on the campus of the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ ). Especially the personal files of Lucia Marques Pinheiro found on Brazilian Education Association (ABE), which we consulted and received permission to scan. Another primary source that has supported our chronological mapping of its operations, are 93 editions of the Official Gazette. Source one that brings important information from your ticket (1937) until his retirement (1987) in the public school system.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de EducaçãoTeacher educationHistoryExperimentalismFormação docenteTrajetóriaExperimentalismoINEP/CBPE/DAMEducaçãoA trajetória da intelectual Lúcia Marques Pinheiro e a formação docente no Brasil: um estudo sobre a Divisão de Aperfeiçoamento do Magistério do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (1955-1964)The trajectory of intellectual Lucia Marques Pinheiro and teacher training in Brazil: a study of the Brazilian Center of Teaching Improvement Division of Educational Research (1955-1964)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7411/2015%20-%20Andrea%20Sales%20Borges%20dos%20Reis.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19442/2015%20-%20Andrea%20Sales%20Borges%20dos%20Reis.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25811/2015%20-%20Andrea%20Sales%20Borges%20dos%20Reis.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32154/2015%20-%20Andrea%20Sales%20Borges%20dos%20Reis.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38564/2015%20-%20Andrea%20Sales%20Borges%20dos%20Reis.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/44974/2015%20-%20Andrea%20Sales%20Borges%20dos%20Reis.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51338/2015%20-%20Andrea%20Sales%20Borges%20dos%20Reis.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57846/2015%20-%20Andrea%20Sales%20Borges%20dos%20Reis.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1307Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2016-10-18T17:02:49Z No. of bitstreams: 1 2015 - Andrea Sales Borges dos Reis.pdf: 2070072 bytes, checksum: 71eededb34fcf3443ac8c750bf7b979a (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-18T17:02:49Z (GMT). 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