Indicadores de qualidade para a mobilização da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Vera Masagão
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Ribeiro, Vanda Mendes, Gusmão, Joana Buarque de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/430
Resumo: Este artigo descreve e analisa um sistema de indicadores sobre qualidade da escola que tem sido desenvolvido no Brasil por iniciativa de uma organização não governamental (Ação Educativa) e dois organismos internacionais (Fundo das Nações Unidas para a Infância -Unicef - e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD), contando com a participação de outras instituições governamentais e não governamentais de todo o país. O objetivo principal desses indicadores é o engajamento da própria comunidade na luta pela melhoria da qualidade da escola, o que lhes confere características peculiares. Em primeiro lugar, desenha-se o contexto político que gerou a iniciativa, em seguida, o processo de elaboração do sistema, depois seus fundamentos e características. Conclui-se com comentários sobre as principais questões surgidas na primeira utilização experimental do sistema em 14 escolas de educação básica e as perspectivas do projeto.
id FCC-1_db152cf686ccca14fcb06a6dfdc6aac7
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/430
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Indicadores de qualidade para a mobilização da escolaEscolasQualidade do EnsinoPolíticas PúblicasEste artigo descreve e analisa um sistema de indicadores sobre qualidade da escola que tem sido desenvolvido no Brasil por iniciativa de uma organização não governamental (Ação Educativa) e dois organismos internacionais (Fundo das Nações Unidas para a Infância -Unicef - e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD), contando com a participação de outras instituições governamentais e não governamentais de todo o país. O objetivo principal desses indicadores é o engajamento da própria comunidade na luta pela melhoria da qualidade da escola, o que lhes confere características peculiares. Em primeiro lugar, desenha-se o contexto político que gerou a iniciativa, em seguida, o processo de elaboração do sistema, depois seus fundamentos e características. Conclui-se com comentários sobre as principais questões surgidas na primeira utilização experimental do sistema em 14 escolas de educação básica e as perspectivas do projeto.Fundação Carlos Chagas2005-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/430Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 124 (2005); 227-251Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 Núm. 124 (2005); 227-251Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 124 (2005); 227-251Cadernos de Pesquisa; v. 35 n. 124 (2005); 227-2511980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/430/434Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Vera MasagãoRibeiro, Vanda MendesGusmão, Joana Buarque de2023-11-01T15:30:52Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/430Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-01T15:30:52Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores de qualidade para a mobilização da escola
title Indicadores de qualidade para a mobilização da escola
spellingShingle Indicadores de qualidade para a mobilização da escola
Ribeiro, Vera Masagão
Escolas
Qualidade do Ensino
Políticas Públicas
title_short Indicadores de qualidade para a mobilização da escola
title_full Indicadores de qualidade para a mobilização da escola
title_fullStr Indicadores de qualidade para a mobilização da escola
title_full_unstemmed Indicadores de qualidade para a mobilização da escola
title_sort Indicadores de qualidade para a mobilização da escola
author Ribeiro, Vera Masagão
author_facet Ribeiro, Vera Masagão
Ribeiro, Vanda Mendes
Gusmão, Joana Buarque de
author_role author
author2 Ribeiro, Vanda Mendes
Gusmão, Joana Buarque de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Vera Masagão
Ribeiro, Vanda Mendes
Gusmão, Joana Buarque de
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas
Qualidade do Ensino
Políticas Públicas
topic Escolas
Qualidade do Ensino
Políticas Públicas
description Este artigo descreve e analisa um sistema de indicadores sobre qualidade da escola que tem sido desenvolvido no Brasil por iniciativa de uma organização não governamental (Ação Educativa) e dois organismos internacionais (Fundo das Nações Unidas para a Infância -Unicef - e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD), contando com a participação de outras instituições governamentais e não governamentais de todo o país. O objetivo principal desses indicadores é o engajamento da própria comunidade na luta pela melhoria da qualidade da escola, o que lhes confere características peculiares. Em primeiro lugar, desenha-se o contexto político que gerou a iniciativa, em seguida, o processo de elaboração do sistema, depois seus fundamentos e características. Conclui-se com comentários sobre as principais questões surgidas na primeira utilização experimental do sistema em 14 escolas de educação básica e as perspectivas do projeto.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/430
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/430/434
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 124 (2005); 227-251
Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 Núm. 124 (2005); 227-251
Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 124 (2005); 227-251
Cadernos de Pesquisa; v. 35 n. 124 (2005); 227-251
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330309274730496