Indicadores de qualidade para a mobilização da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/430 |
Resumo: | Este artigo descreve e analisa um sistema de indicadores sobre qualidade da escola que tem sido desenvolvido no Brasil por iniciativa de uma organização não governamental (Ação Educativa) e dois organismos internacionais (Fundo das Nações Unidas para a Infância -Unicef - e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD), contando com a participação de outras instituições governamentais e não governamentais de todo o país. O objetivo principal desses indicadores é o engajamento da própria comunidade na luta pela melhoria da qualidade da escola, o que lhes confere características peculiares. Em primeiro lugar, desenha-se o contexto político que gerou a iniciativa, em seguida, o processo de elaboração do sistema, depois seus fundamentos e características. Conclui-se com comentários sobre as principais questões surgidas na primeira utilização experimental do sistema em 14 escolas de educação básica e as perspectivas do projeto. |
id |
FCC-1_db152cf686ccca14fcb06a6dfdc6aac7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/430 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Indicadores de qualidade para a mobilização da escolaEscolasQualidade do EnsinoPolíticas PúblicasEste artigo descreve e analisa um sistema de indicadores sobre qualidade da escola que tem sido desenvolvido no Brasil por iniciativa de uma organização não governamental (Ação Educativa) e dois organismos internacionais (Fundo das Nações Unidas para a Infância -Unicef - e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD), contando com a participação de outras instituições governamentais e não governamentais de todo o país. O objetivo principal desses indicadores é o engajamento da própria comunidade na luta pela melhoria da qualidade da escola, o que lhes confere características peculiares. Em primeiro lugar, desenha-se o contexto político que gerou a iniciativa, em seguida, o processo de elaboração do sistema, depois seus fundamentos e características. Conclui-se com comentários sobre as principais questões surgidas na primeira utilização experimental do sistema em 14 escolas de educação básica e as perspectivas do projeto.Fundação Carlos Chagas2005-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/430Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 124 (2005); 227-251Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 Núm. 124 (2005); 227-251Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 124 (2005); 227-251Cadernos de Pesquisa; v. 35 n. 124 (2005); 227-2511980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/430/434Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Vera MasagãoRibeiro, Vanda MendesGusmão, Joana Buarque de2023-11-01T15:30:52Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/430Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-01T15:30:52Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indicadores de qualidade para a mobilização da escola |
title |
Indicadores de qualidade para a mobilização da escola |
spellingShingle |
Indicadores de qualidade para a mobilização da escola Ribeiro, Vera Masagão Escolas Qualidade do Ensino Políticas Públicas |
title_short |
Indicadores de qualidade para a mobilização da escola |
title_full |
Indicadores de qualidade para a mobilização da escola |
title_fullStr |
Indicadores de qualidade para a mobilização da escola |
title_full_unstemmed |
Indicadores de qualidade para a mobilização da escola |
title_sort |
Indicadores de qualidade para a mobilização da escola |
author |
Ribeiro, Vera Masagão |
author_facet |
Ribeiro, Vera Masagão Ribeiro, Vanda Mendes Gusmão, Joana Buarque de |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Vanda Mendes Gusmão, Joana Buarque de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Vera Masagão Ribeiro, Vanda Mendes Gusmão, Joana Buarque de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas Qualidade do Ensino Políticas Públicas |
topic |
Escolas Qualidade do Ensino Políticas Públicas |
description |
Este artigo descreve e analisa um sistema de indicadores sobre qualidade da escola que tem sido desenvolvido no Brasil por iniciativa de uma organização não governamental (Ação Educativa) e dois organismos internacionais (Fundo das Nações Unidas para a Infância -Unicef - e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD), contando com a participação de outras instituições governamentais e não governamentais de todo o país. O objetivo principal desses indicadores é o engajamento da própria comunidade na luta pela melhoria da qualidade da escola, o que lhes confere características peculiares. Em primeiro lugar, desenha-se o contexto político que gerou a iniciativa, em seguida, o processo de elaboração do sistema, depois seus fundamentos e características. Conclui-se com comentários sobre as principais questões surgidas na primeira utilização experimental do sistema em 14 escolas de educação básica e as perspectivas do projeto. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/430 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/430/434 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 124 (2005); 227-251 Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 Núm. 124 (2005); 227-251 Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 124 (2005); 227-251 Cadernos de Pesquisa; v. 35 n. 124 (2005); 227-251 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330309274730496 |