Experiências de estudantes de escola pública com a matemática escolar e sua mobilização para o acesso ao ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniella Thiemy Sada da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/184703
Resumo: Este trabalho buscou conhecer motivos pelos quais egressos de escola pública não concorreriam pelas vagas reservadas aos cotistas desse grupo no Concurso Vestibular da UFRGS e, em particular, se esses motivos estariam relacionados com suas experiências com a matemática escolar. Para isso, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de escola pública da periferia de Porto Alegre. Os dados sugerem que a mobilização para o vestibular e para o ENEM está associada ao modo como as informações, expectativas e representações sobre o Ensino Superior se apresentam em seu cotidiano, mas também decorre de sua relação com a escola e com a aprendizagem. A experiência com a matemática escolar parece influenciar na escolha dos cursos que pretendem realizar no Ensino Superior, mas não houve indícios de que interferiria na opção por participar ou não dos processos de seleção para ingresso no Ensino Superior.
id UFRGS-2_93a28965df1b771a7abf720f53b452d0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184703
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Daniella Thiemy Sada daBurigo, Elisabete Zardo2018-11-14T02:41:25Z2018http://hdl.handle.net/10183/184703001079434Este trabalho buscou conhecer motivos pelos quais egressos de escola pública não concorreriam pelas vagas reservadas aos cotistas desse grupo no Concurso Vestibular da UFRGS e, em particular, se esses motivos estariam relacionados com suas experiências com a matemática escolar. Para isso, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de escola pública da periferia de Porto Alegre. Os dados sugerem que a mobilização para o vestibular e para o ENEM está associada ao modo como as informações, expectativas e representações sobre o Ensino Superior se apresentam em seu cotidiano, mas também decorre de sua relação com a escola e com a aprendizagem. A experiência com a matemática escolar parece influenciar na escolha dos cursos que pretendem realizar no Ensino Superior, mas não houve indícios de que interferiria na opção por participar ou não dos processos de seleção para ingresso no Ensino Superior.This study searched for reasons why public school graduates would not compete for the vacancies reserved for the minority applicants in the UFRGS Entrance Examination and, in particular, if these reasons would be related to their experiences with school mathematics. For this purpose, questionnaires were applied and individual semi-structured interviews were conducted with third year students of public high school in the periphery of Porto Alegre. The data suggest that mobilization for the university entrance examination and for the ENEM is associated to the way that information, expectations and representations about Higher Education appear in their daily life, but it also stems from their relationship with school and learning. The experience with school mathematics seems to influence the choice of the courses that they intend to perform in Higher Education, but there was no evidence that it would interfere in the choice of participating or not in the processes of selection for admission to Higher Education.application/pdfporEscola públicaEnsino superiorMatemática escolarPublic SchoolAffirmative actionsSchool mathematicsHigher EducationExperiências de estudantes de escola pública com a matemática escolar e sua mobilização para o acesso ao ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2018Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001079434.pdf.txt001079434.pdf.txtExtracted Texttext/plain215420http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184703/2/001079434.pdf.txt38514b36f41fcdbadf9ef86e1e638941MD52ORIGINAL001079434.pdfTexto completoapplication/pdf742164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184703/1/001079434.pdfd60932528ea40a241dbe74f49a99a0fcMD5110183/1847032018-11-15 02:46:35.653442oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184703Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-15T04:46:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experiências de estudantes de escola pública com a matemática escolar e sua mobilização para o acesso ao ensino superior
title Experiências de estudantes de escola pública com a matemática escolar e sua mobilização para o acesso ao ensino superior
spellingShingle Experiências de estudantes de escola pública com a matemática escolar e sua mobilização para o acesso ao ensino superior
Silva, Daniella Thiemy Sada da
Escola pública
Ensino superior
Matemática escolar
Public School
Affirmative actions
School mathematics
Higher Education
title_short Experiências de estudantes de escola pública com a matemática escolar e sua mobilização para o acesso ao ensino superior
title_full Experiências de estudantes de escola pública com a matemática escolar e sua mobilização para o acesso ao ensino superior
title_fullStr Experiências de estudantes de escola pública com a matemática escolar e sua mobilização para o acesso ao ensino superior
title_full_unstemmed Experiências de estudantes de escola pública com a matemática escolar e sua mobilização para o acesso ao ensino superior
title_sort Experiências de estudantes de escola pública com a matemática escolar e sua mobilização para o acesso ao ensino superior
author Silva, Daniella Thiemy Sada da
author_facet Silva, Daniella Thiemy Sada da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniella Thiemy Sada da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
contributor_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv Escola pública
Ensino superior
Matemática escolar
topic Escola pública
Ensino superior
Matemática escolar
Public School
Affirmative actions
School mathematics
Higher Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Public School
Affirmative actions
School mathematics
Higher Education
description Este trabalho buscou conhecer motivos pelos quais egressos de escola pública não concorreriam pelas vagas reservadas aos cotistas desse grupo no Concurso Vestibular da UFRGS e, em particular, se esses motivos estariam relacionados com suas experiências com a matemática escolar. Para isso, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de escola pública da periferia de Porto Alegre. Os dados sugerem que a mobilização para o vestibular e para o ENEM está associada ao modo como as informações, expectativas e representações sobre o Ensino Superior se apresentam em seu cotidiano, mas também decorre de sua relação com a escola e com a aprendizagem. A experiência com a matemática escolar parece influenciar na escolha dos cursos que pretendem realizar no Ensino Superior, mas não houve indícios de que interferiria na opção por participar ou não dos processos de seleção para ingresso no Ensino Superior.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-14T02:41:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/184703
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001079434
url http://hdl.handle.net/10183/184703
identifier_str_mv 001079434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184703/2/001079434.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184703/1/001079434.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 38514b36f41fcdbadf9ef86e1e638941
d60932528ea40a241dbe74f49a99a0fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224563619528704