2º Grau no Brasil: cobertura, clientela e recursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosemberg, Fúlvia
Data de Publicação: 1989
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1120
Resumo: O artigo, através de estatísticas educacionais e informações orçamentárias publicadas, descrevem e analisam a situação atual e evolução do ensino de 2º grau no Brasil. Iniciando por uma discussão metodológica sobre fontes geradoras de estatísticas educacionais e indicadores de escolaridade, o texto prossegue avaliando a cobertura/demanda para este grau de ensino, articulando-a com a política educacional brasileira (evidenciada pela expansão da matrícula e alocação de recursos aos diferentes níveis de ensino) e características da clientela (dando ênfase à sua origem sócio-econômica, condição de ocupação e à crescente participação feminina.
id FCC-1_db98645d0baf6ad5cc394d0b8026f290
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1120
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling 2º Grau no Brasil: cobertura, clientela e recursosEnsino profissionalMulheresEnsino de 2º grauPolíticas educacionaisO artigo, através de estatísticas educacionais e informações orçamentárias publicadas, descrevem e analisam a situação atual e evolução do ensino de 2º grau no Brasil. Iniciando por uma discussão metodológica sobre fontes geradoras de estatísticas educacionais e indicadores de escolaridade, o texto prossegue avaliando a cobertura/demanda para este grau de ensino, articulando-a com a política educacional brasileira (evidenciada pela expansão da matrícula e alocação de recursos aos diferentes níveis de ensino) e características da clientela (dando ênfase à sua origem sócio-econômica, condição de ocupação e à crescente participação feminina.Fundação Carlos Chagas1989-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1120Cadernos de Pesquisa; No. 68 (1989); 39-54Cadernos de Pesquisa; Núm. 68 (1989); 39-54Cadernos de Pesquisa; No. 68 (1989); 39-54Cadernos de Pesquisa; n. 68 (1989); 39-541980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1120/1125Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosemberg, Fúlvia2023-03-16T13:20:01Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1120Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-03-16T13:20:01Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv 2º Grau no Brasil: cobertura, clientela e recursos
title 2º Grau no Brasil: cobertura, clientela e recursos
spellingShingle 2º Grau no Brasil: cobertura, clientela e recursos
Rosemberg, Fúlvia
Ensino profissional
Mulheres
Ensino de 2º grau
Políticas educacionais
title_short 2º Grau no Brasil: cobertura, clientela e recursos
title_full 2º Grau no Brasil: cobertura, clientela e recursos
title_fullStr 2º Grau no Brasil: cobertura, clientela e recursos
title_full_unstemmed 2º Grau no Brasil: cobertura, clientela e recursos
title_sort 2º Grau no Brasil: cobertura, clientela e recursos
author Rosemberg, Fúlvia
author_facet Rosemberg, Fúlvia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosemberg, Fúlvia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional
Mulheres
Ensino de 2º grau
Políticas educacionais
topic Ensino profissional
Mulheres
Ensino de 2º grau
Políticas educacionais
description O artigo, através de estatísticas educacionais e informações orçamentárias publicadas, descrevem e analisam a situação atual e evolução do ensino de 2º grau no Brasil. Iniciando por uma discussão metodológica sobre fontes geradoras de estatísticas educacionais e indicadores de escolaridade, o texto prossegue avaliando a cobertura/demanda para este grau de ensino, articulando-a com a política educacional brasileira (evidenciada pela expansão da matrícula e alocação de recursos aos diferentes níveis de ensino) e características da clientela (dando ênfase à sua origem sócio-econômica, condição de ocupação e à crescente participação feminina.
publishDate 1989
dc.date.none.fl_str_mv 1989-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1120
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1120/1125
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 68 (1989); 39-54
Cadernos de Pesquisa; Núm. 68 (1989); 39-54
Cadernos de Pesquisa; No. 68 (1989); 39-54
Cadernos de Pesquisa; n. 68 (1989); 39-54
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330311847936000