Desenvolvimentismo e pragmatismo: o ideário do MEC nos anos 1950

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Miriam Waidenfeld
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/394
Resumo: Este artigo tem como objetivo mostrar como o desenvolvimentismo e o pragmatismo, dois pensamentos de natureza distinta, contribuem, cada um à sua maneira, para fundamentar uma política de reconstrução nacional nos anos 1950, em particular no âmbito do Ministério da Educação e Cultura - MEC. A idéia central é que, por circularem nos mesmos espaços institucionais, esses dois pensamentos acabam por interagir um com o outro, de tal modo que a ideologia desenvolvimentista se transforma em um solo fértil para a retomada e expansão do pragmatismo. Para explicar esse fenômeno, recorda-se que ambos se ancoram em uma concepção de cunho prático baseada na política. Chama-se a atenção para a maneira como o Instituto Superior de Estudos Brasileiros - Iseb - e o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - Inep -, dois órgãos do MEC responsáveis por fomentar um pensamento nacional, se apropriam desses ideários para a formulação e a implementação de políticas de reconstrução nacional.
id FCC-1_e7564ed13857d8a3f6bf221f973867da
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/394
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimentismo e pragmatismo: o ideário do MEC nos anos 1950EducaçãoISEBINEPPolíticas EducacionaisEste artigo tem como objetivo mostrar como o desenvolvimentismo e o pragmatismo, dois pensamentos de natureza distinta, contribuem, cada um à sua maneira, para fundamentar uma política de reconstrução nacional nos anos 1950, em particular no âmbito do Ministério da Educação e Cultura - MEC. A idéia central é que, por circularem nos mesmos espaços institucionais, esses dois pensamentos acabam por interagir um com o outro, de tal modo que a ideologia desenvolvimentista se transforma em um solo fértil para a retomada e expansão do pragmatismo. Para explicar esse fenômeno, recorda-se que ambos se ancoram em uma concepção de cunho prático baseada na política. Chama-se a atenção para a maneira como o Instituto Superior de Estudos Brasileiros - Iseb - e o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - Inep -, dois órgãos do MEC responsáveis por fomentar um pensamento nacional, se apropriam desses ideários para a formulação e a implementação de políticas de reconstrução nacional.Fundação Carlos Chagas2006-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/394Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 129 (2006); 705-725Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 Núm. 129 (2006); 705-725Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 129 (2006); 705-725Cadernos de Pesquisa; v. 36 n. 129 (2006); 705-7251980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/394/397Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChaves, Miriam Waidenfeld2023-11-06T13:54:02Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/394Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-06T13:54:02Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimentismo e pragmatismo: o ideário do MEC nos anos 1950
title Desenvolvimentismo e pragmatismo: o ideário do MEC nos anos 1950
spellingShingle Desenvolvimentismo e pragmatismo: o ideário do MEC nos anos 1950
Chaves, Miriam Waidenfeld
Educação
ISEB
INEP
Políticas Educacionais
title_short Desenvolvimentismo e pragmatismo: o ideário do MEC nos anos 1950
title_full Desenvolvimentismo e pragmatismo: o ideário do MEC nos anos 1950
title_fullStr Desenvolvimentismo e pragmatismo: o ideário do MEC nos anos 1950
title_full_unstemmed Desenvolvimentismo e pragmatismo: o ideário do MEC nos anos 1950
title_sort Desenvolvimentismo e pragmatismo: o ideário do MEC nos anos 1950
author Chaves, Miriam Waidenfeld
author_facet Chaves, Miriam Waidenfeld
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Miriam Waidenfeld
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
ISEB
INEP
Políticas Educacionais
topic Educação
ISEB
INEP
Políticas Educacionais
description Este artigo tem como objetivo mostrar como o desenvolvimentismo e o pragmatismo, dois pensamentos de natureza distinta, contribuem, cada um à sua maneira, para fundamentar uma política de reconstrução nacional nos anos 1950, em particular no âmbito do Ministério da Educação e Cultura - MEC. A idéia central é que, por circularem nos mesmos espaços institucionais, esses dois pensamentos acabam por interagir um com o outro, de tal modo que a ideologia desenvolvimentista se transforma em um solo fértil para a retomada e expansão do pragmatismo. Para explicar esse fenômeno, recorda-se que ambos se ancoram em uma concepção de cunho prático baseada na política. Chama-se a atenção para a maneira como o Instituto Superior de Estudos Brasileiros - Iseb - e o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - Inep -, dois órgãos do MEC responsáveis por fomentar um pensamento nacional, se apropriam desses ideários para a formulação e a implementação de políticas de reconstrução nacional.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/394
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/394/397
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 129 (2006); 705-725
Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 Núm. 129 (2006); 705-725
Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 129 (2006); 705-725
Cadernos de Pesquisa; v. 36 n. 129 (2006); 705-725
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330309211815936