Tendências da demanda pelo ensino superior: estudo de caso da UFMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Mauro Mendes
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Peixoto, Maria do Carmo L., Bogutchi, Tânia F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/604
Resumo: O artigo analisa a demanda pelo ensino de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - na década de 90, considerando os seguintes aspectos: perfil socioeconômico dos candidatos; fatores que influenciaram a demanda e as preferências por áreas e cursos; o papel da oferta dos cursos noturnos sobre a demanda e as diferenças existentes entre os cursos que oferecem, ou não, a habilitação licenciatura. A demanda cresceu exponencialmente a partir de 1995, crescimento este centrado em candidatos da escola pública e pertencentes a famílias de baixo poder aquisitivo. O aumento mais acentuado da procura ocorreu nos cursos de mais baixo prestígio social da área biológica e em todos os de licenciatura. Verificou-se, também, uma nítida seletividade social associada à escolha da carreira: alguns cursos, de elevado prestígio social, para os quais a aprovação exige notas elevadas, são preferidos pelos candidatos da classe média alta, enquanto os pertencentes aos estratos sociais menos favorecidos optam geralmente por outros nos quais a aprovação pode ser alcançada com desempenho mediano. A abertura de cursos noturnos caracteriza-se como um aspecto da democratização do acesso ao ensino superior.
id FCC-1_e937b6eb112dc0aa4ba9f2ef1eacbb82
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/604
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Tendências da demanda pelo ensino superior: estudo de caso da UFMGEnsino SuperiorUFMGAcesso à EducaçãoConcurso VestibularO artigo analisa a demanda pelo ensino de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - na década de 90, considerando os seguintes aspectos: perfil socioeconômico dos candidatos; fatores que influenciaram a demanda e as preferências por áreas e cursos; o papel da oferta dos cursos noturnos sobre a demanda e as diferenças existentes entre os cursos que oferecem, ou não, a habilitação licenciatura. A demanda cresceu exponencialmente a partir de 1995, crescimento este centrado em candidatos da escola pública e pertencentes a famílias de baixo poder aquisitivo. O aumento mais acentuado da procura ocorreu nos cursos de mais baixo prestígio social da área biológica e em todos os de licenciatura. Verificou-se, também, uma nítida seletividade social associada à escolha da carreira: alguns cursos, de elevado prestígio social, para os quais a aprovação exige notas elevadas, são preferidos pelos candidatos da classe média alta, enquanto os pertencentes aos estratos sociais menos favorecidos optam geralmente por outros nos quais a aprovação pode ser alcançada com desempenho mediano. A abertura de cursos noturnos caracteriza-se como um aspecto da democratização do acesso ao ensino superior.Fundação Carlos Chagas2001-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/604Cadernos de Pesquisa; No. 113 (2001); 129-152Cadernos de Pesquisa; Núm. 113 (2001); 129-152Cadernos de Pesquisa; No. 113 (2001); 129-152Cadernos de Pesquisa; n. 113 (2001); 129-1521980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/604/620Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBraga, Mauro MendesPeixoto, Maria do Carmo L.Bogutchi, Tânia F.2023-10-30T15:02:04Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/604Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-30T15:02:04Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tendências da demanda pelo ensino superior: estudo de caso da UFMG
title Tendências da demanda pelo ensino superior: estudo de caso da UFMG
spellingShingle Tendências da demanda pelo ensino superior: estudo de caso da UFMG
Braga, Mauro Mendes
Ensino Superior
UFMG
Acesso à Educação
Concurso Vestibular
title_short Tendências da demanda pelo ensino superior: estudo de caso da UFMG
title_full Tendências da demanda pelo ensino superior: estudo de caso da UFMG
title_fullStr Tendências da demanda pelo ensino superior: estudo de caso da UFMG
title_full_unstemmed Tendências da demanda pelo ensino superior: estudo de caso da UFMG
title_sort Tendências da demanda pelo ensino superior: estudo de caso da UFMG
author Braga, Mauro Mendes
author_facet Braga, Mauro Mendes
Peixoto, Maria do Carmo L.
Bogutchi, Tânia F.
author_role author
author2 Peixoto, Maria do Carmo L.
Bogutchi, Tânia F.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Mauro Mendes
Peixoto, Maria do Carmo L.
Bogutchi, Tânia F.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
UFMG
Acesso à Educação
Concurso Vestibular
topic Ensino Superior
UFMG
Acesso à Educação
Concurso Vestibular
description O artigo analisa a demanda pelo ensino de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - na década de 90, considerando os seguintes aspectos: perfil socioeconômico dos candidatos; fatores que influenciaram a demanda e as preferências por áreas e cursos; o papel da oferta dos cursos noturnos sobre a demanda e as diferenças existentes entre os cursos que oferecem, ou não, a habilitação licenciatura. A demanda cresceu exponencialmente a partir de 1995, crescimento este centrado em candidatos da escola pública e pertencentes a famílias de baixo poder aquisitivo. O aumento mais acentuado da procura ocorreu nos cursos de mais baixo prestígio social da área biológica e em todos os de licenciatura. Verificou-se, também, uma nítida seletividade social associada à escolha da carreira: alguns cursos, de elevado prestígio social, para os quais a aprovação exige notas elevadas, são preferidos pelos candidatos da classe média alta, enquanto os pertencentes aos estratos sociais menos favorecidos optam geralmente por outros nos quais a aprovação pode ser alcançada com desempenho mediano. A abertura de cursos noturnos caracteriza-se como um aspecto da democratização do acesso ao ensino superior.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/604
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/604/620
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 113 (2001); 129-152
Cadernos de Pesquisa; Núm. 113 (2001); 129-152
Cadernos de Pesquisa; No. 113 (2001); 129-152
Cadernos de Pesquisa; n. 113 (2001); 129-152
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330310082134016