Estudos sociais: opiniões e atitudes de ex-alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balzan, Newton Cesar
Data de Publicação: 1977
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1745
Resumo: Durante o período 1962-1966, o autor teve a oportunidade de acompanhar, na qualidade de professor de Estudos Sociais, duas turmas de alunos que freqüentaram o Ginásio Vocacional de Americana, atual Colégio Estadual "João XXIII". Visando contribuir para a avaliação de experiências em Educação, procurou investigar, alguns anos mais tarde, os resultados daquele trabalho: "Quais as opiniões e atitudes do ex-aluno sobre a área de Estudos Sociais, conforme fora desenvolvida no Ginásio Vocacional de Americana durante aquele espaço de tempo"? Dos 117 indivíduos que fizeram parte daquelas turmas, apenas um não foi localizado, tendo todos os demais fornecido as informações solicitadas para o desenvolvimento da presente pesquisa. Utilizando-se do método descrito por Thurstone, o autor construiu escalas de atitudes, estudando, a seguir, relações entre as variáveis consideradas mais significativas. Recorreu à Análise Fatorial para fins de identificação de fatores e a uma série de processos estatísticos, no estudo de possíveis relações de dependência. De modo geral, os ex-alunos revelaram-se altamente favoráveis ao trabalho realizado, fato que contrasta com as observações coletadas pelo antigo Serviço de Acompanhamento Pós-Escolar, no período imediatamente posterior ao curso ginasial.
id FCC-1_ee393eac27c3032949467174354bd403
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1745
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Estudos sociais: opiniões e atitudes de ex-alunosEstudos sociaisCurrículosPráticas de ensinoDurante o período 1962-1966, o autor teve a oportunidade de acompanhar, na qualidade de professor de Estudos Sociais, duas turmas de alunos que freqüentaram o Ginásio Vocacional de Americana, atual Colégio Estadual "João XXIII". Visando contribuir para a avaliação de experiências em Educação, procurou investigar, alguns anos mais tarde, os resultados daquele trabalho: "Quais as opiniões e atitudes do ex-aluno sobre a área de Estudos Sociais, conforme fora desenvolvida no Ginásio Vocacional de Americana durante aquele espaço de tempo"? Dos 117 indivíduos que fizeram parte daquelas turmas, apenas um não foi localizado, tendo todos os demais fornecido as informações solicitadas para o desenvolvimento da presente pesquisa. Utilizando-se do método descrito por Thurstone, o autor construiu escalas de atitudes, estudando, a seguir, relações entre as variáveis consideradas mais significativas. Recorreu à Análise Fatorial para fins de identificação de fatores e a uma série de processos estatísticos, no estudo de possíveis relações de dependência. De modo geral, os ex-alunos revelaram-se altamente favoráveis ao trabalho realizado, fato que contrasta com as observações coletadas pelo antigo Serviço de Acompanhamento Pós-Escolar, no período imediatamente posterior ao curso ginasial.Fundação Carlos Chagas1977-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1745Cadernos de Pesquisa; No. 22 (1977); 31-70Cadernos de Pesquisa; Núm. 22 (1977); 31-70Cadernos de Pesquisa; No. 22 (1977); 31-70Cadernos de Pesquisa; n. 22 (1977); 31-701980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1745/1729Copyright (c) 1977 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBalzan, Newton Cesar2022-12-09T18:16:05Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1745Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2022-12-09T18:16:05Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos sociais: opiniões e atitudes de ex-alunos
title Estudos sociais: opiniões e atitudes de ex-alunos
spellingShingle Estudos sociais: opiniões e atitudes de ex-alunos
Balzan, Newton Cesar
Estudos sociais
Currículos
Práticas de ensino
title_short Estudos sociais: opiniões e atitudes de ex-alunos
title_full Estudos sociais: opiniões e atitudes de ex-alunos
title_fullStr Estudos sociais: opiniões e atitudes de ex-alunos
title_full_unstemmed Estudos sociais: opiniões e atitudes de ex-alunos
title_sort Estudos sociais: opiniões e atitudes de ex-alunos
author Balzan, Newton Cesar
author_facet Balzan, Newton Cesar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balzan, Newton Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos sociais
Currículos
Práticas de ensino
topic Estudos sociais
Currículos
Práticas de ensino
description Durante o período 1962-1966, o autor teve a oportunidade de acompanhar, na qualidade de professor de Estudos Sociais, duas turmas de alunos que freqüentaram o Ginásio Vocacional de Americana, atual Colégio Estadual "João XXIII". Visando contribuir para a avaliação de experiências em Educação, procurou investigar, alguns anos mais tarde, os resultados daquele trabalho: "Quais as opiniões e atitudes do ex-aluno sobre a área de Estudos Sociais, conforme fora desenvolvida no Ginásio Vocacional de Americana durante aquele espaço de tempo"? Dos 117 indivíduos que fizeram parte daquelas turmas, apenas um não foi localizado, tendo todos os demais fornecido as informações solicitadas para o desenvolvimento da presente pesquisa. Utilizando-se do método descrito por Thurstone, o autor construiu escalas de atitudes, estudando, a seguir, relações entre as variáveis consideradas mais significativas. Recorreu à Análise Fatorial para fins de identificação de fatores e a uma série de processos estatísticos, no estudo de possíveis relações de dependência. De modo geral, os ex-alunos revelaram-se altamente favoráveis ao trabalho realizado, fato que contrasta com as observações coletadas pelo antigo Serviço de Acompanhamento Pós-Escolar, no período imediatamente posterior ao curso ginasial.
publishDate 1977
dc.date.none.fl_str_mv 1977-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1745
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1745/1729
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1977 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1977 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 22 (1977); 31-70
Cadernos de Pesquisa; Núm. 22 (1977); 31-70
Cadernos de Pesquisa; No. 22 (1977); 31-70
Cadernos de Pesquisa; n. 22 (1977); 31-70
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330314015342592