Atitudes e níveis de realização observados em ex-alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balzan, Newton Cesar
Data de Publicação: 1978
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1721
Resumo: O trabalho tem por objetivo trazer esclarecimentos sobre a validade das relações entre médias obtidas por indivíduos em situação escolar e níveis de realização pessoal apresentados posteriormente. O autor estuda em 1975, os níveis de realização pessoal e as atitudes sobre Estudos Sociais,verificadas em dois grupos de indivíduos que, durante o antigo curso ginasial (realizado entre 1962 e 1966), obtiveram as médias mais altas e mais baixas nesta área de estudos. Utiliza-se de questionário como instrumento de coleta de dados, recorrendo ao Teste de Qui 2 e ao Cálculo da Probabilidade Exata de Fisher a fim de estudar as relações entre as médias obtidas em Estudos Sociais e as variáveis consideradas mais significativas. Surge valorizada uma educação desenvolvida nos moldes dos Ginásios Vocacionais, isto é, onde às atividades práticas seja atribuída a mesma importância que às teóricas, fato que contribui para a realização satisfatória do indivíduo, tanto no sentido cultural como no sentido profissional, apesar de obter médias constantemente baixas numa determinada área de estudos ou disciplina. O trabalho se constitui num aprofundamento de determinados pontos já abordados pelo autor em pesquisa mais ampla, "Estudos Sociais: Opiniões e Atitudes de Ex-Alunos", publicada nesta mesma revista , nº 22, setembro de 1977.
id FCC-1_a254f42910a77d60d56ae8a1c45b2d08
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1721
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Atitudes e níveis de realização observados em ex-alunosEstudos sociaisEscala de avaliaçãoPrática de ensinoAlunosO trabalho tem por objetivo trazer esclarecimentos sobre a validade das relações entre médias obtidas por indivíduos em situação escolar e níveis de realização pessoal apresentados posteriormente. O autor estuda em 1975, os níveis de realização pessoal e as atitudes sobre Estudos Sociais,verificadas em dois grupos de indivíduos que, durante o antigo curso ginasial (realizado entre 1962 e 1966), obtiveram as médias mais altas e mais baixas nesta área de estudos. Utiliza-se de questionário como instrumento de coleta de dados, recorrendo ao Teste de Qui 2 e ao Cálculo da Probabilidade Exata de Fisher a fim de estudar as relações entre as médias obtidas em Estudos Sociais e as variáveis consideradas mais significativas. Surge valorizada uma educação desenvolvida nos moldes dos Ginásios Vocacionais, isto é, onde às atividades práticas seja atribuída a mesma importância que às teóricas, fato que contribui para a realização satisfatória do indivíduo, tanto no sentido cultural como no sentido profissional, apesar de obter médias constantemente baixas numa determinada área de estudos ou disciplina. O trabalho se constitui num aprofundamento de determinados pontos já abordados pelo autor em pesquisa mais ampla, "Estudos Sociais: Opiniões e Atitudes de Ex-Alunos", publicada nesta mesma revista , nº 22, setembro de 1977.Fundação Carlos Chagas1978-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1721Cadernos de Pesquisa; No. 26 (1978); 43-59Cadernos de Pesquisa; Núm. 26 (1978); 43-59Cadernos de Pesquisa; No. 26 (1978); 43-59Cadernos de Pesquisa; n. 26 (1978); 43-591980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1721/1705Copyright (c) 1978 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBalzan, Newton Cesar2023-02-09T13:10:47Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1721Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-02-09T13:10:47Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes e níveis de realização observados em ex-alunos
title Atitudes e níveis de realização observados em ex-alunos
spellingShingle Atitudes e níveis de realização observados em ex-alunos
Balzan, Newton Cesar
Estudos sociais
Escala de avaliação
Prática de ensino
Alunos
title_short Atitudes e níveis de realização observados em ex-alunos
title_full Atitudes e níveis de realização observados em ex-alunos
title_fullStr Atitudes e níveis de realização observados em ex-alunos
title_full_unstemmed Atitudes e níveis de realização observados em ex-alunos
title_sort Atitudes e níveis de realização observados em ex-alunos
author Balzan, Newton Cesar
author_facet Balzan, Newton Cesar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balzan, Newton Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos sociais
Escala de avaliação
Prática de ensino
Alunos
topic Estudos sociais
Escala de avaliação
Prática de ensino
Alunos
description O trabalho tem por objetivo trazer esclarecimentos sobre a validade das relações entre médias obtidas por indivíduos em situação escolar e níveis de realização pessoal apresentados posteriormente. O autor estuda em 1975, os níveis de realização pessoal e as atitudes sobre Estudos Sociais,verificadas em dois grupos de indivíduos que, durante o antigo curso ginasial (realizado entre 1962 e 1966), obtiveram as médias mais altas e mais baixas nesta área de estudos. Utiliza-se de questionário como instrumento de coleta de dados, recorrendo ao Teste de Qui 2 e ao Cálculo da Probabilidade Exata de Fisher a fim de estudar as relações entre as médias obtidas em Estudos Sociais e as variáveis consideradas mais significativas. Surge valorizada uma educação desenvolvida nos moldes dos Ginásios Vocacionais, isto é, onde às atividades práticas seja atribuída a mesma importância que às teóricas, fato que contribui para a realização satisfatória do indivíduo, tanto no sentido cultural como no sentido profissional, apesar de obter médias constantemente baixas numa determinada área de estudos ou disciplina. O trabalho se constitui num aprofundamento de determinados pontos já abordados pelo autor em pesquisa mais ampla, "Estudos Sociais: Opiniões e Atitudes de Ex-Alunos", publicada nesta mesma revista , nº 22, setembro de 1977.
publishDate 1978
dc.date.none.fl_str_mv 1978-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1721
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1721/1705
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1978 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1978 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 26 (1978); 43-59
Cadernos de Pesquisa; Núm. 26 (1978); 43-59
Cadernos de Pesquisa; No. 26 (1978); 43-59
Cadernos de Pesquisa; n. 26 (1978); 43-59
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330313984933888