Organizadores prévios como estratégia para facilitar a aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Marco A.
Data de Publicação: 1982
Outros Autores: Sousa, Célia M.S.G. de, Silveira, Fernando L. da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1524
Resumo: São apresentadas uma revisão bibliográfica em torno do tema organizadores prévios e a descrição de dois experimentos em ensino de Física utilizando esse tipo de estratégia instrucional. Com base nessa revisão, interpretam-se os resultados obtidos nesses experimentos e discutem-se possíveis efeitos desses materiais sobre o desempenho do aluno.
id FCC-1_f12808c47775b453432eb3a5bc47fad2
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1524
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Organizadores prévios como estratégia para facilitar a aprendizagem significativaEnsino de FísicaProcesso de ensino-aprendizagemPsicologia da educaçãoSão apresentadas uma revisão bibliográfica em torno do tema organizadores prévios e a descrição de dois experimentos em ensino de Física utilizando esse tipo de estratégia instrucional. Com base nessa revisão, interpretam-se os resultados obtidos nesses experimentos e discutem-se possíveis efeitos desses materiais sobre o desempenho do aluno.Fundação Carlos Chagas1982-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1524Cadernos de Pesquisa; No. 40 (1982); 41-53Cadernos de Pesquisa; Núm. 40 (1982); 41-53Cadernos de Pesquisa; No. 40 (1982); 41-53Cadernos de Pesquisa; n. 40 (1982); 41-531980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1524/1523Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Marco A.Sousa, Célia M.S.G. deSilveira, Fernando L. da2023-05-23T15:16:28Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1524Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-05-23T15:16:28Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Organizadores prévios como estratégia para facilitar a aprendizagem significativa
title Organizadores prévios como estratégia para facilitar a aprendizagem significativa
spellingShingle Organizadores prévios como estratégia para facilitar a aprendizagem significativa
Moreira, Marco A.
Ensino de Física
Processo de ensino-aprendizagem
Psicologia da educação
title_short Organizadores prévios como estratégia para facilitar a aprendizagem significativa
title_full Organizadores prévios como estratégia para facilitar a aprendizagem significativa
title_fullStr Organizadores prévios como estratégia para facilitar a aprendizagem significativa
title_full_unstemmed Organizadores prévios como estratégia para facilitar a aprendizagem significativa
title_sort Organizadores prévios como estratégia para facilitar a aprendizagem significativa
author Moreira, Marco A.
author_facet Moreira, Marco A.
Sousa, Célia M.S.G. de
Silveira, Fernando L. da
author_role author
author2 Sousa, Célia M.S.G. de
Silveira, Fernando L. da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Marco A.
Sousa, Célia M.S.G. de
Silveira, Fernando L. da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Processo de ensino-aprendizagem
Psicologia da educação
topic Ensino de Física
Processo de ensino-aprendizagem
Psicologia da educação
description São apresentadas uma revisão bibliográfica em torno do tema organizadores prévios e a descrição de dois experimentos em ensino de Física utilizando esse tipo de estratégia instrucional. Com base nessa revisão, interpretam-se os resultados obtidos nesses experimentos e discutem-se possíveis efeitos desses materiais sobre o desempenho do aluno.
publishDate 1982
dc.date.none.fl_str_mv 1982-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1524
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1524/1523
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 40 (1982); 41-53
Cadernos de Pesquisa; Núm. 40 (1982); 41-53
Cadernos de Pesquisa; No. 40 (1982); 41-53
Cadernos de Pesquisa; n. 40 (1982); 41-53
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330313288679424