A utilização de organizadores prévios para o ensino de estequiometria : proposta de unidade de ensino potencialmente significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haupt, Franciele Tatiana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/216649
Resumo: O desenvolvimento desse trabalho objetivou elaborar, aplicar e avaliar uma sequência didática denominada Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para abordar o conteúdo estequiometria, utilizando como organizadores prévios ingredientes culinários. A proposta justifica-se pelo fato de a estequiometria ser considerada um dos tópicos mais difíceis de serem compreendidos pelos alunos, devido à necessidade do uso e interpretação de linguagens química, física e matemática. A forma como o conteúdo é comumente abordado, com enfoque no aspecto matemático em detrimento de uma interpretação química, levando a uma mecanização dos procedimentos para a solução dos problemas, também contribui para dificuldade de aprendizagem. Essa mecanização se opõe à teoria da aprendizagem significativa defendida por David Ausubel. Segundo sua teoria, novos conhecimentos interagem com conhecimentos prévios, sendo assim, o fator mais importante no ensino é estabelecer relações com que o aluno já sabe. A pesquisa caracterizada como estudo de caso de duas turmas do ensino médio ocorreu em duas etapas, primeiramente elaboração, aplicação e análise em turma piloto e posterior reestruturação para nova aplicação. Os dados foram coletados por meio de questionários, registros no diário de campo, bem como produções dos alunos (questionários, mapa conceitual, resolução de problemas). A análise dos dados foi baseada na análise de conteúdo e buscou identificar evidências de aprendizagem significativa (captação de significados, compreensão, capacidade de explicar e aplicar o conhecimento para resolver situações-problema). A análise dos resultados indica que o uso da UEPS facilitou o ensino do conteúdo e os resultados obtidos com uso de ingredientes culinários como organizadores prévios contribuiu principalmente para a introdução do conceito específico de reagente limitante, favorecendo a compreensão dos alunos sobre os aspectos matemáticos, físicos e químicos.
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Segundo sua teoria, novos conhecimentos interagem com conhecimentos prévios, sendo assim, o fator mais importante no ensino é estabelecer relações com que o aluno já sabe. A pesquisa caracterizada como estudo de caso de duas turmas do ensino médio ocorreu em duas etapas, primeiramente elaboração, aplicação e análise em turma piloto e posterior reestruturação para nova aplicação. Os dados foram coletados por meio de questionários, registros no diário de campo, bem como produções dos alunos (questionários, mapa conceitual, resolução de problemas). A análise dos dados foi baseada na análise de conteúdo e buscou identificar evidências de aprendizagem significativa (captação de significados, compreensão, capacidade de explicar e aplicar o conhecimento para resolver situações-problema). A análise dos resultados indica que o uso da UEPS facilitou o ensino do conteúdo e os resultados obtidos com uso de ingredientes culinários como organizadores prévios contribuiu principalmente para a introdução do conceito específico de reagente limitante, favorecendo a compreensão dos alunos sobre os aspectos matemáticos, físicos e químicos.The development of this work aimed to elaborate, apply and evaluate a didactic sequence called Potentially Significant Teaching Unit (PMTU) to approach the stoichiometric content using previous culinary ingredients as organizers. The proposal is justified by the fact that stoichiometry is considered one of the most difficult topics to be understood by students, due to the need for the use and interpretation of chemical, physical and mathematical languages. The way the content is commonly approached, with a focus on the mathematical aspect at the expense of a chemical interpretation, leading to a mechanization of the procedures for solving the problems also contributes to learning difficulties. This mechanization is opposed to the theory of meaningful learning advocated by David Ausubel. According to his theory, new knowledge interacts with previous knowledge, so the most important factor in teaching is to establish relationships with what the student already knows. The research characterized as a case study of two high school classes took place in two stages, first elaboration, application and analysis in a pilot class and later restructuring for a new application. Data were collected through questionnaires, records in the field diary, as well as students' productions (questionnaires, conceptual map, problem solving). Data analysis was based on content analysis and sought to identify evidence of meaningful learning (capturing meanings, understanding, ability to explain and apply knowledge to solve problem situations). The analysis of the results indicates that the use of PMTU facilitated the teaching of the content and the results obtained with the use of culinary ingredients as previous organizers contributed mainly to the introduction of the specific concept of limiting reagent, favoring students' understanding of mathematical, physical aspects and chemicals.application/pdfporEstequiometriaAprendizagem significativaEnsino de quimicaEnsino e aprendizagemStoichiometryMeaningful learningPrevious organizersA utilização de organizadores prévios para o ensino de estequiometria : proposta de unidade de ensino potencialmente significativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2020Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001120280.pdf.txt001120280.pdf.txtExtracted Texttext/plain159297http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216649/2/001120280.pdf.txtd8c04852d7508fe8ac7ed2e1931b7e64MD52ORIGINAL001120280.pdfTexto completoapplication/pdf2862268http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216649/1/001120280.pdfb871d08e3b65deace21e2428f41deedcMD5110183/2166492021-03-09 04:44:43.05461oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216649Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:44:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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