Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/617 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma reflexão a respeito de algumas concepções teóricas de autoridade e hierarquia, e de como essas concepções se constituem em elementos da cultura escolar que é construída na interação cotidiana, definindo formas diferenciadas de participação nas escolas. Parte do pressuposto de que a escola, como organização burocrática, tem em sua estrutura um corpo de princípios e valores dados pelo sistema educacional, por meio de leis, decretos e papéis formalmente estabelecidos, e um outro corpo de princípios e valores construídos e reelaborados no seu interior, pelos participantes do processo educacional, formando a cultura escolar. Assim, o grau de participação nas escolas se definiria em razão das concepções que seriam compartilhadas e construídas nesse processo de constituição da cultura escolar. |
id |
FCC-1_f411726164926e0b24921a14eb7a6ee3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/617 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexãoAutoridadeEscolasAdministração EscolarVida EscolarEste artigo apresenta uma reflexão a respeito de algumas concepções teóricas de autoridade e hierarquia, e de como essas concepções se constituem em elementos da cultura escolar que é construída na interação cotidiana, definindo formas diferenciadas de participação nas escolas. Parte do pressuposto de que a escola, como organização burocrática, tem em sua estrutura um corpo de princípios e valores dados pelo sistema educacional, por meio de leis, decretos e papéis formalmente estabelecidos, e um outro corpo de princípios e valores construídos e reelaborados no seu interior, pelos participantes do processo educacional, formando a cultura escolar. Assim, o grau de participação nas escolas se definiria em razão das concepções que seriam compartilhadas e construídas nesse processo de constituição da cultura escolar.Fundação Carlos Chagas2001-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/617Cadernos de Pesquisa; No. 112 (2001); 125-135Cadernos de Pesquisa; Núm. 112 (2001); 125-135Cadernos de Pesquisa; No. 112 (2001); 125-135Cadernos de Pesquisa; n. 112 (2001); 125-1351980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/617/633Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaula e Silva, Joyce Mary Adam de2023-10-30T14:40:25Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/617Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-30T14:40:25Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão |
title |
Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão |
spellingShingle |
Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão Paula e Silva, Joyce Mary Adam de Autoridade Escolas Administração Escolar Vida Escolar |
title_short |
Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão |
title_full |
Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão |
title_fullStr |
Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão |
title_full_unstemmed |
Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão |
title_sort |
Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão |
author |
Paula e Silva, Joyce Mary Adam de |
author_facet |
Paula e Silva, Joyce Mary Adam de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula e Silva, Joyce Mary Adam de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoridade Escolas Administração Escolar Vida Escolar |
topic |
Autoridade Escolas Administração Escolar Vida Escolar |
description |
Este artigo apresenta uma reflexão a respeito de algumas concepções teóricas de autoridade e hierarquia, e de como essas concepções se constituem em elementos da cultura escolar que é construída na interação cotidiana, definindo formas diferenciadas de participação nas escolas. Parte do pressuposto de que a escola, como organização burocrática, tem em sua estrutura um corpo de princípios e valores dados pelo sistema educacional, por meio de leis, decretos e papéis formalmente estabelecidos, e um outro corpo de princípios e valores construídos e reelaborados no seu interior, pelos participantes do processo educacional, formando a cultura escolar. Assim, o grau de participação nas escolas se definiria em razão das concepções que seriam compartilhadas e construídas nesse processo de constituição da cultura escolar. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/617 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/617 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/617/633 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 112 (2001); 125-135 Cadernos de Pesquisa; Núm. 112 (2001); 125-135 Cadernos de Pesquisa; No. 112 (2001); 125-135 Cadernos de Pesquisa; n. 112 (2001); 125-135 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330310095765504 |