Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula e Silva, Joyce Mary Adam de
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/617
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão a respeito de algumas concepções teóricas de autoridade e hierarquia, e de como essas concepções se constituem em elementos da cultura escolar que é construída na interação cotidiana, definindo formas diferenciadas de participação nas escolas. Parte do pressuposto de que a escola, como organização burocrática, tem em sua estrutura um corpo de princípios e valores dados pelo sistema educacional, por meio de leis, decretos e papéis formalmente estabelecidos, e um outro corpo de princípios e valores construídos e reelaborados no seu interior, pelos participantes do processo educacional, formando a cultura escolar. Assim, o grau de participação nas escolas se definiria em razão das concepções que seriam compartilhadas e construídas nesse processo de constituição da cultura escolar.
id FCC-1_f411726164926e0b24921a14eb7a6ee3
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/617
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexãoAutoridadeEscolasAdministração EscolarVida EscolarEste artigo apresenta uma reflexão a respeito de algumas concepções teóricas de autoridade e hierarquia, e de como essas concepções se constituem em elementos da cultura escolar que é construída na interação cotidiana, definindo formas diferenciadas de participação nas escolas. Parte do pressuposto de que a escola, como organização burocrática, tem em sua estrutura um corpo de princípios e valores dados pelo sistema educacional, por meio de leis, decretos e papéis formalmente estabelecidos, e um outro corpo de princípios e valores construídos e reelaborados no seu interior, pelos participantes do processo educacional, formando a cultura escolar. Assim, o grau de participação nas escolas se definiria em razão das concepções que seriam compartilhadas e construídas nesse processo de constituição da cultura escolar.Fundação Carlos Chagas2001-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/617Cadernos de Pesquisa; No. 112 (2001); 125-135Cadernos de Pesquisa; Núm. 112 (2001); 125-135Cadernos de Pesquisa; No. 112 (2001); 125-135Cadernos de Pesquisa; n. 112 (2001); 125-1351980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/617/633Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaula e Silva, Joyce Mary Adam de2023-10-30T14:40:25Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/617Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-30T14:40:25Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão
title Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão
spellingShingle Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão
Paula e Silva, Joyce Mary Adam de
Autoridade
Escolas
Administração Escolar
Vida Escolar
title_short Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão
title_full Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão
title_fullStr Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão
title_full_unstemmed Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão
title_sort Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão
author Paula e Silva, Joyce Mary Adam de
author_facet Paula e Silva, Joyce Mary Adam de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula e Silva, Joyce Mary Adam de
dc.subject.por.fl_str_mv Autoridade
Escolas
Administração Escolar
Vida Escolar
topic Autoridade
Escolas
Administração Escolar
Vida Escolar
description Este artigo apresenta uma reflexão a respeito de algumas concepções teóricas de autoridade e hierarquia, e de como essas concepções se constituem em elementos da cultura escolar que é construída na interação cotidiana, definindo formas diferenciadas de participação nas escolas. Parte do pressuposto de que a escola, como organização burocrática, tem em sua estrutura um corpo de princípios e valores dados pelo sistema educacional, por meio de leis, decretos e papéis formalmente estabelecidos, e um outro corpo de princípios e valores construídos e reelaborados no seu interior, pelos participantes do processo educacional, formando a cultura escolar. Assim, o grau de participação nas escolas se definiria em razão das concepções que seriam compartilhadas e construídas nesse processo de constituição da cultura escolar.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/617
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/617/633
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 112 (2001); 125-135
Cadernos de Pesquisa; Núm. 112 (2001); 125-135
Cadernos de Pesquisa; No. 112 (2001); 125-135
Cadernos de Pesquisa; n. 112 (2001); 125-135
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330310095765504