A escola como foco de análise: um estudo de 16 unidades escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Alice Setubal
Data de Publicação: 1995
Outros Autores: Ribeiro, Maria José Reginato, Sampaio, Maria das Mercês Ferreira, Quadrado, Alice Davanço
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/824
Resumo: Buscando conhecer as condições que propiciam uma mudança efetiva nas atitudes e valores da escola, de modo que seu foco prioritário seja a aprendizagem e a formação de um aluno capaz de participar da vida econômica, política e sociocultural da sociedade contemporânea, o CENPEC, em parceriacom o UNICEF, registrou e analisou a experiência de 16 escolas brasileiras que estão buscando a melhoria da qualidade do ensino que oferecem. Dada a diversidade da realidade brasileira e dessa problemática específica, este artigo apresenta apenas um mapeamento inicial das tendências detectadas nas escolas - construção de um projeto, gestão participativa, reformulação das práticas pedagógicas - e em sua relação com o sistema mais amplo, que apontam para a reversão dos altos índices de repetência e evasão ainda persistentes em nosso sistema educacional
id FCC-1_f5a0a578953a3653d6457c6ff0b584e7
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/824
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling A escola como foco de análise: um estudo de 16 unidades escolaresEscola PúblicaEnsino de 1º GrauBrasilCultura EscolarProjeto de EscolaQualidade do EnsinoBuscando conhecer as condições que propiciam uma mudança efetiva nas atitudes e valores da escola, de modo que seu foco prioritário seja a aprendizagem e a formação de um aluno capaz de participar da vida econômica, política e sociocultural da sociedade contemporânea, o CENPEC, em parceriacom o UNICEF, registrou e analisou a experiência de 16 escolas brasileiras que estão buscando a melhoria da qualidade do ensino que oferecem. Dada a diversidade da realidade brasileira e dessa problemática específica, este artigo apresenta apenas um mapeamento inicial das tendências detectadas nas escolas - construção de um projeto, gestão participativa, reformulação das práticas pedagógicas - e em sua relação com o sistema mais amplo, que apontam para a reversão dos altos índices de repetência e evasão ainda persistentes em nosso sistema educacionalFundação Carlos Chagas1995-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/824Cadernos de Pesquisa; No. 95 (1995); 43-50Cadernos de Pesquisa; Núm. 95 (1995); 43-50Cadernos de Pesquisa; No. 95 (1995); 43-50Cadernos de Pesquisa; n. 95 (1995); 43-501980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/824/832Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Alice SetubalRibeiro, Maria José ReginatoSampaio, Maria das Mercês FerreiraQuadrado, Alice Davanço2023-10-24T14:25:50Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/824Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-24T14:25:50Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola como foco de análise: um estudo de 16 unidades escolares
title A escola como foco de análise: um estudo de 16 unidades escolares
spellingShingle A escola como foco de análise: um estudo de 16 unidades escolares
Silva, Maria Alice Setubal
Escola Pública
Ensino de 1º Grau
Brasil
Cultura Escolar
Projeto de Escola
Qualidade do Ensino
title_short A escola como foco de análise: um estudo de 16 unidades escolares
title_full A escola como foco de análise: um estudo de 16 unidades escolares
title_fullStr A escola como foco de análise: um estudo de 16 unidades escolares
title_full_unstemmed A escola como foco de análise: um estudo de 16 unidades escolares
title_sort A escola como foco de análise: um estudo de 16 unidades escolares
author Silva, Maria Alice Setubal
author_facet Silva, Maria Alice Setubal
Ribeiro, Maria José Reginato
Sampaio, Maria das Mercês Ferreira
Quadrado, Alice Davanço
author_role author
author2 Ribeiro, Maria José Reginato
Sampaio, Maria das Mercês Ferreira
Quadrado, Alice Davanço
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Alice Setubal
Ribeiro, Maria José Reginato
Sampaio, Maria das Mercês Ferreira
Quadrado, Alice Davanço
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Pública
Ensino de 1º Grau
Brasil
Cultura Escolar
Projeto de Escola
Qualidade do Ensino
topic Escola Pública
Ensino de 1º Grau
Brasil
Cultura Escolar
Projeto de Escola
Qualidade do Ensino
description Buscando conhecer as condições que propiciam uma mudança efetiva nas atitudes e valores da escola, de modo que seu foco prioritário seja a aprendizagem e a formação de um aluno capaz de participar da vida econômica, política e sociocultural da sociedade contemporânea, o CENPEC, em parceriacom o UNICEF, registrou e analisou a experiência de 16 escolas brasileiras que estão buscando a melhoria da qualidade do ensino que oferecem. Dada a diversidade da realidade brasileira e dessa problemática específica, este artigo apresenta apenas um mapeamento inicial das tendências detectadas nas escolas - construção de um projeto, gestão participativa, reformulação das práticas pedagógicas - e em sua relação com o sistema mais amplo, que apontam para a reversão dos altos índices de repetência e evasão ainda persistentes em nosso sistema educacional
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/824
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/824/832
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 95 (1995); 43-50
Cadernos de Pesquisa; Núm. 95 (1995); 43-50
Cadernos de Pesquisa; No. 95 (1995); 43-50
Cadernos de Pesquisa; n. 95 (1995); 43-50
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330310827671552