A escola como foco de análise: um estudo de 16 unidades escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/824 |
Resumo: | Buscando conhecer as condições que propiciam uma mudança efetiva nas atitudes e valores da escola, de modo que seu foco prioritário seja a aprendizagem e a formação de um aluno capaz de participar da vida econômica, política e sociocultural da sociedade contemporânea, o CENPEC, em parceriacom o UNICEF, registrou e analisou a experiência de 16 escolas brasileiras que estão buscando a melhoria da qualidade do ensino que oferecem. Dada a diversidade da realidade brasileira e dessa problemática específica, este artigo apresenta apenas um mapeamento inicial das tendências detectadas nas escolas - construção de um projeto, gestão participativa, reformulação das práticas pedagógicas - e em sua relação com o sistema mais amplo, que apontam para a reversão dos altos índices de repetência e evasão ainda persistentes em nosso sistema educacional |
id |
FCC-1_f5a0a578953a3653d6457c6ff0b584e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/824 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A escola como foco de análise: um estudo de 16 unidades escolaresEscola PúblicaEnsino de 1º GrauBrasilCultura EscolarProjeto de EscolaQualidade do EnsinoBuscando conhecer as condições que propiciam uma mudança efetiva nas atitudes e valores da escola, de modo que seu foco prioritário seja a aprendizagem e a formação de um aluno capaz de participar da vida econômica, política e sociocultural da sociedade contemporânea, o CENPEC, em parceriacom o UNICEF, registrou e analisou a experiência de 16 escolas brasileiras que estão buscando a melhoria da qualidade do ensino que oferecem. Dada a diversidade da realidade brasileira e dessa problemática específica, este artigo apresenta apenas um mapeamento inicial das tendências detectadas nas escolas - construção de um projeto, gestão participativa, reformulação das práticas pedagógicas - e em sua relação com o sistema mais amplo, que apontam para a reversão dos altos índices de repetência e evasão ainda persistentes em nosso sistema educacionalFundação Carlos Chagas1995-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/824Cadernos de Pesquisa; No. 95 (1995); 43-50Cadernos de Pesquisa; Núm. 95 (1995); 43-50Cadernos de Pesquisa; No. 95 (1995); 43-50Cadernos de Pesquisa; n. 95 (1995); 43-501980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/824/832Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Alice SetubalRibeiro, Maria José ReginatoSampaio, Maria das Mercês FerreiraQuadrado, Alice Davanço2023-10-24T14:25:50Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/824Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-24T14:25:50Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola como foco de análise: um estudo de 16 unidades escolares |
title |
A escola como foco de análise: um estudo de 16 unidades escolares |
spellingShingle |
A escola como foco de análise: um estudo de 16 unidades escolares Silva, Maria Alice Setubal Escola Pública Ensino de 1º Grau Brasil Cultura Escolar Projeto de Escola Qualidade do Ensino |
title_short |
A escola como foco de análise: um estudo de 16 unidades escolares |
title_full |
A escola como foco de análise: um estudo de 16 unidades escolares |
title_fullStr |
A escola como foco de análise: um estudo de 16 unidades escolares |
title_full_unstemmed |
A escola como foco de análise: um estudo de 16 unidades escolares |
title_sort |
A escola como foco de análise: um estudo de 16 unidades escolares |
author |
Silva, Maria Alice Setubal |
author_facet |
Silva, Maria Alice Setubal Ribeiro, Maria José Reginato Sampaio, Maria das Mercês Ferreira Quadrado, Alice Davanço |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Maria José Reginato Sampaio, Maria das Mercês Ferreira Quadrado, Alice Davanço |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Alice Setubal Ribeiro, Maria José Reginato Sampaio, Maria das Mercês Ferreira Quadrado, Alice Davanço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Pública Ensino de 1º Grau Brasil Cultura Escolar Projeto de Escola Qualidade do Ensino |
topic |
Escola Pública Ensino de 1º Grau Brasil Cultura Escolar Projeto de Escola Qualidade do Ensino |
description |
Buscando conhecer as condições que propiciam uma mudança efetiva nas atitudes e valores da escola, de modo que seu foco prioritário seja a aprendizagem e a formação de um aluno capaz de participar da vida econômica, política e sociocultural da sociedade contemporânea, o CENPEC, em parceriacom o UNICEF, registrou e analisou a experiência de 16 escolas brasileiras que estão buscando a melhoria da qualidade do ensino que oferecem. Dada a diversidade da realidade brasileira e dessa problemática específica, este artigo apresenta apenas um mapeamento inicial das tendências detectadas nas escolas - construção de um projeto, gestão participativa, reformulação das práticas pedagógicas - e em sua relação com o sistema mais amplo, que apontam para a reversão dos altos índices de repetência e evasão ainda persistentes em nosso sistema educacional |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/824 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/824 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/824/832 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 95 (1995); 43-50 Cadernos de Pesquisa; Núm. 95 (1995); 43-50 Cadernos de Pesquisa; No. 95 (1995); 43-50 Cadernos de Pesquisa; n. 95 (1995); 43-50 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330310827671552 |