Paradigmas do moderno em educação: Francisco Campos e Anísio Teixeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Marlos B. Mendes da
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/836
Resumo: Procurou-se fazer um confronto entre as concepções de moderno de Francisco Campos e de Anísio Teixeira que de muitas maneiras marcaram a institucional idade educacional brasileira contemporânea. O moderno em Campos forjou instituições que acabaram por constituir agentes educacionais novos. Porém, por outro lado, tais instituições impuseram o enquadramento do outro, o não-moderno, sem respeitar a cultura daquele com quem interagia. Já Anísio é expressão de um moderno que nega modelos educacionais e acentua a autonomia do fazer educativo. Trata-se de uma autonomia que exige o reconhecimento daquele que se incorpora ao processo educativo, sem pretensões de lhe dirigir o destino, mas de lhe abrir possibilidades.
id FCC-1_fbcb2b1588e0f0a4b726ffd6f34a470b
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/836
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Paradigmas do moderno em educação: Francisco Campos e Anísio TeixeiraModernidadeModernizaçãoInstitucional idade EducacionalDireito CivilProcurou-se fazer um confronto entre as concepções de moderno de Francisco Campos e de Anísio Teixeira que de muitas maneiras marcaram a institucional idade educacional brasileira contemporânea. O moderno em Campos forjou instituições que acabaram por constituir agentes educacionais novos. Porém, por outro lado, tais instituições impuseram o enquadramento do outro, o não-moderno, sem respeitar a cultura daquele com quem interagia. Já Anísio é expressão de um moderno que nega modelos educacionais e acentua a autonomia do fazer educativo. Trata-se de uma autonomia que exige o reconhecimento daquele que se incorpora ao processo educativo, sem pretensões de lhe dirigir o destino, mas de lhe abrir possibilidades.Fundação Carlos Chagas1995-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/836Cadernos de Pesquisa; No. 94 (1995); 34-42Cadernos de Pesquisa; Núm. 94 (1995); 34-42Cadernos de Pesquisa; No. 94 (1995); 34-42Cadernos de Pesquisa; n. 94 (1995); 34-421980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/836/842Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Marlos B. Mendes da2023-10-24T14:09:55Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/836Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-24T14:09:55Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Paradigmas do moderno em educação: Francisco Campos e Anísio Teixeira
title Paradigmas do moderno em educação: Francisco Campos e Anísio Teixeira
spellingShingle Paradigmas do moderno em educação: Francisco Campos e Anísio Teixeira
Rocha, Marlos B. Mendes da
Modernidade
Modernização
Institucional idade Educacional
Direito Civil
title_short Paradigmas do moderno em educação: Francisco Campos e Anísio Teixeira
title_full Paradigmas do moderno em educação: Francisco Campos e Anísio Teixeira
title_fullStr Paradigmas do moderno em educação: Francisco Campos e Anísio Teixeira
title_full_unstemmed Paradigmas do moderno em educação: Francisco Campos e Anísio Teixeira
title_sort Paradigmas do moderno em educação: Francisco Campos e Anísio Teixeira
author Rocha, Marlos B. Mendes da
author_facet Rocha, Marlos B. Mendes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Marlos B. Mendes da
dc.subject.por.fl_str_mv Modernidade
Modernização
Institucional idade Educacional
Direito Civil
topic Modernidade
Modernização
Institucional idade Educacional
Direito Civil
description Procurou-se fazer um confronto entre as concepções de moderno de Francisco Campos e de Anísio Teixeira que de muitas maneiras marcaram a institucional idade educacional brasileira contemporânea. O moderno em Campos forjou instituições que acabaram por constituir agentes educacionais novos. Porém, por outro lado, tais instituições impuseram o enquadramento do outro, o não-moderno, sem respeitar a cultura daquele com quem interagia. Já Anísio é expressão de um moderno que nega modelos educacionais e acentua a autonomia do fazer educativo. Trata-se de uma autonomia que exige o reconhecimento daquele que se incorpora ao processo educativo, sem pretensões de lhe dirigir o destino, mas de lhe abrir possibilidades.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/836
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/836/842
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 94 (1995); 34-42
Cadernos de Pesquisa; Núm. 94 (1995); 34-42
Cadernos de Pesquisa; No. 94 (1995); 34-42
Cadernos de Pesquisa; n. 94 (1995); 34-42
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330310839205888