O legado de Anísio Teixeira para a Educação Integral
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2506 |
Resumo: | Esta monografia visa fazer uma reflexão sobre Anísio Teixeira, sua vida, suas obras, seus pensamentos, motivações como educador, investigando o seu legado e suas contribuições para a Educação Brasileira. O presente estudo busca o debate acerca da Educação Integral como forma de ampliar oportunidades, horizontes e experiências educativas na formação do sujeito. A partir de uma pesquisa bibliográfica, pretende-se fazer um comparativo entre as ideias dos pioneiros da Educação Integral no Brasil, especialmente de Anísio Teixeira, e a atual política educacional em nossas escolas, em consonância com o Programa Mais Educação, identificando nele possíveis resquícios do que o pensador compreendia como este tipo de método escolar. A meta do Programa Mais Educação é a Educação Integral, que começou a ser implantada nas escolas em 2008 com a finalidade de ampliar a jornada escolar, por meio de atividades sócio-educativas, em parceria com outros ministérios. Para Anísio Teixeira, a universalização da escola pública brasileira, não poderia de forma alguma comprometer sua qualidade em função da quantidade, sendo necessária uma nova concepção de educação. Ainda hoje, o projeto piloto da Escola-Parque criado pelo pensador é referência para vários segmentos e ideologias político-partidárias, pois é uma ferramenta que deu certo, integrando o aluno com as atividades de classe e extraclasse, com a finalidade de formar um estudante integral, tanto intelectualmente como profissionalmente. Os estudos realizados possibilitam concluir que existem pontos de convergência entre o pensamento de Anísio Teixeira e o Programa Mais Educação levando em consideração as mudanças do contexto histórico, político, social e econômico em que as propostas se encontram. Compreender a base que fundamenta o Programa é de grande importância, para a formulação de objetivos e diretrizes educacionais que atendam às necessidades locais e atuais. |
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Bittencourt, Zoraia AguiarKrohn, Roseli Teresinha de Alburquerque2014-072019-02-28T20:16:12Z2019-02-28T20:16:12Z2014-07-23https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2506Esta monografia visa fazer uma reflexão sobre Anísio Teixeira, sua vida, suas obras, seus pensamentos, motivações como educador, investigando o seu legado e suas contribuições para a Educação Brasileira. O presente estudo busca o debate acerca da Educação Integral como forma de ampliar oportunidades, horizontes e experiências educativas na formação do sujeito. A partir de uma pesquisa bibliográfica, pretende-se fazer um comparativo entre as ideias dos pioneiros da Educação Integral no Brasil, especialmente de Anísio Teixeira, e a atual política educacional em nossas escolas, em consonância com o Programa Mais Educação, identificando nele possíveis resquícios do que o pensador compreendia como este tipo de método escolar. A meta do Programa Mais Educação é a Educação Integral, que começou a ser implantada nas escolas em 2008 com a finalidade de ampliar a jornada escolar, por meio de atividades sócio-educativas, em parceria com outros ministérios. Para Anísio Teixeira, a universalização da escola pública brasileira, não poderia de forma alguma comprometer sua qualidade em função da quantidade, sendo necessária uma nova concepção de educação. Ainda hoje, o projeto piloto da Escola-Parque criado pelo pensador é referência para vários segmentos e ideologias político-partidárias, pois é uma ferramenta que deu certo, integrando o aluno com as atividades de classe e extraclasse, com a finalidade de formar um estudante integral, tanto intelectualmente como profissionalmente. Os estudos realizados possibilitam concluir que existem pontos de convergência entre o pensamento de Anísio Teixeira e o Programa Mais Educação levando em consideração as mudanças do contexto histórico, político, social e econômico em que as propostas se encontram. Compreender a base que fundamenta o Programa é de grande importância, para a formulação de objetivos e diretrizes educacionais que atendam às necessidades locais e atuais.This monograph aims to develop a reflection, about Anísio Teixeira, his life, his work, his thoughts, his motivations as an educator, investigations his legacy and his contributions for the Brazilian Education. The present study, search to debate around the Integral Education, as a way to increase the opportunities and educative experiences on the formation of the human being. From a literature search, intend to develop a comparison between the ideas of the pioneers of the Brazil´s Integral Education, specially of Anísio Teixeira, and the nowadays educational politic, focused on the Integral Education in our schools, as the More Education Program, identifying on them possible evidences of this great thinker, comprehension about this kind of education. The goal of the More Education Program is the Integral Education, that begins to happen around 2008, with the finality of the enlarge the scholar journey, by means of activities social-educative, in partnership with other ministries. For Anísio Teixeira, the universalization of the Brazilian public education could not in any way compromising their quality depending on the amount, a new conception of education is required. Even today, the pilot project of the Park-School, created by the thinker it is an reference for several segments and ideologies of politics, because it is an important tool that works, integrating the student with the extra class activities, with the finality of form an integral student, both intellectually and professionally. The developed studies enable to conclude that there are points of convergence between the thought of Teixeira and More Education Program, taking into account changes in historical, political, social and economic context in which the proposals find together. Understand the basis that underlying the program has a great importance for the formulation of educational objectives and guidelines to suit several kind of needs, local and current needs also.Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-02-18T12:06:27Z No. of bitstreams: 1 KROHN.pdf: 751759 bytes, checksum: 4c863058f59305236493eb318e42537f (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-28T20:16:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KROHN.pdf: 751759 bytes, checksum: 4c863058f59305236493eb318e42537f (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-28T20:16:12Z (GMT). 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