Operações lógico-matemáticas de crianças na 1ª série do 1º grau
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1983 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1513 |
Resumo: | O estudo se propôs a diagnosticar o estágio de desenvolvimento de crianças na 1ª série do 1º grau em operações relacionadas com a formação do conceito de número, bem como a avaliar o efeito das variáveis - escola freqüentada pela criança, idade e sexo - no desempenho das crianças naquelas operações. A amostra se constitui de 100 crianças entre 76e 96 meses - 50 de escola pública e 50 de escola particular; em cada grupo, 25 eram meninos e 25 meninas. Testes de enumeração, seriação e conservação de número foram utilizados como instrumentos. Considerando a amostra total, uma percentagem de crianças inferior a 50% se classificou no 3º estágio de enumeração, seriação e conservação de número, estágio este correspondente ao nível operatório. Considerando a amostra por escola, a percentagem de crianças de escola pública que se classificou no 3º estágio das três medidas foi inferior a 37%, enquanto na escola particular foi superior a 57%. A análise de variância revelou que o tipo de escola teve efeito significante sobre o desempenho das crianças em enumeração e seriação, mas não o teve sobre o desempenho em conservação. O efeito do sexo sobre o desempenho das crianças em enumeração, seriação e conservação de número também foi significante. A idade, estudada separadamente em cada escola, não teve efeito significante sobre o desempenho em nenhuma das medidas. Os dados indicam que a maioria das crianças que ingressam no 1º grau principalmente das escolas públicas, ainda não desenvolveram. |
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Operações lógico-matemáticas de crianças na 1ª série do 1º grauConceito numéricoDesenvolvimento da criançaDesenvolvimento cognitivoAritméticaO estudo se propôs a diagnosticar o estágio de desenvolvimento de crianças na 1ª série do 1º grau em operações relacionadas com a formação do conceito de número, bem como a avaliar o efeito das variáveis - escola freqüentada pela criança, idade e sexo - no desempenho das crianças naquelas operações. A amostra se constitui de 100 crianças entre 76e 96 meses - 50 de escola pública e 50 de escola particular; em cada grupo, 25 eram meninos e 25 meninas. Testes de enumeração, seriação e conservação de número foram utilizados como instrumentos. Considerando a amostra total, uma percentagem de crianças inferior a 50% se classificou no 3º estágio de enumeração, seriação e conservação de número, estágio este correspondente ao nível operatório. Considerando a amostra por escola, a percentagem de crianças de escola pública que se classificou no 3º estágio das três medidas foi inferior a 37%, enquanto na escola particular foi superior a 57%. A análise de variância revelou que o tipo de escola teve efeito significante sobre o desempenho das crianças em enumeração e seriação, mas não o teve sobre o desempenho em conservação. O efeito do sexo sobre o desempenho das crianças em enumeração, seriação e conservação de número também foi significante. A idade, estudada separadamente em cada escola, não teve efeito significante sobre o desempenho em nenhuma das medidas. Os dados indicam que a maioria das crianças que ingressam no 1º grau principalmente das escolas públicas, ainda não desenvolveram.Fundação Carlos Chagas1983-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1513Cadernos de Pesquisa; No. 44 (1983); 63-74Cadernos de Pesquisa; Núm. 44 (1983); 63-74Cadernos de Pesquisa; No. 44 (1983); 63-74Cadernos de Pesquisa; n. 44 (1983); 63-741980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1513/1507Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fatima Sampaio2022-12-21T14:07:37Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1513Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2022-12-21T14:07:37Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
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