Currículum transformador de formación inicial para profesores en contextos de vulnerabilidad social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrada, Donatila
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Turra, Omar, Villena, Alicia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2669
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo é propor um currículo para a formação inicial construído a partir das experiências de professores que exercem sua profissão em escolas localizadas em contextos de alta vulnerabilidade social e econômica. Abrange seis estudos de caso localizados na região de Bío-Bío, Chile. A coleta de informação utilizou a técnica do grupo de discussão comunicativo e, na análise, distinguiram-se as dimensões transformadoras e excludentes próprias da metodologia comunicativa crítica. Os resultados obtidos evidenciam os requisitos curriculares que permitem sugerir uma proposta de currículo de formação inicial transformadora.
id FCC-1_ff169e4b35526e0ab23582b6fc274305
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2669
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Currículum transformador de formación inicial para profesores en contextos de vulnerabilidad socialFormação Inicial do ProfessorVulnerabilidade SocialCurrículoEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo é propor um currículo para a formação inicial construído a partir das experiências de professores que exercem sua profissão em escolas localizadas em contextos de alta vulnerabilidade social e econômica. Abrange seis estudos de caso localizados na região de Bío-Bío, Chile. A coleta de informação utilizou a técnica do grupo de discussão comunicativo e, na análise, distinguiram-se as dimensões transformadoras e excludentes próprias da metodologia comunicativa crítica. Os resultados obtidos evidenciam os requisitos curriculares que permitem sugerir uma proposta de currículo de formação inicial transformadora.Fundação Carlos Chagas2013-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2669Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 642-661Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 149: maio/ago.2013; 642-661Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 642-661Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 149: maio/ago.2013; 642-6611980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2669/2615Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerrada, DonatilaTurra, OmarVillena, Alicia2023-11-13T13:50:12Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2669Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-13T13:50:12Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículum transformador de formación inicial para profesores en contextos de vulnerabilidad social
title Currículum transformador de formación inicial para profesores en contextos de vulnerabilidad social
spellingShingle Currículum transformador de formación inicial para profesores en contextos de vulnerabilidad social
Ferrada, Donatila
Formação Inicial do Professor
Vulnerabilidade Social
Currículo
title_short Currículum transformador de formación inicial para profesores en contextos de vulnerabilidad social
title_full Currículum transformador de formación inicial para profesores en contextos de vulnerabilidad social
title_fullStr Currículum transformador de formación inicial para profesores en contextos de vulnerabilidad social
title_full_unstemmed Currículum transformador de formación inicial para profesores en contextos de vulnerabilidad social
title_sort Currículum transformador de formación inicial para profesores en contextos de vulnerabilidad social
author Ferrada, Donatila
author_facet Ferrada, Donatila
Turra, Omar
Villena, Alicia
author_role author
author2 Turra, Omar
Villena, Alicia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrada, Donatila
Turra, Omar
Villena, Alicia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial do Professor
Vulnerabilidade Social
Currículo
topic Formação Inicial do Professor
Vulnerabilidade Social
Currículo
description Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo é propor um currículo para a formação inicial construído a partir das experiências de professores que exercem sua profissão em escolas localizadas em contextos de alta vulnerabilidade social e econômica. Abrange seis estudos de caso localizados na região de Bío-Bío, Chile. A coleta de informação utilizou a técnica do grupo de discussão comunicativo e, na análise, distinguiram-se as dimensões transformadoras e excludentes próprias da metodologia comunicativa crítica. Os resultados obtidos evidenciam os requisitos curriculares que permitem sugerir uma proposta de currículo de formação inicial transformadora.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2669
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2669/2615
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 642-661
Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 149: maio/ago.2013; 642-661
Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 642-661
Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 149: maio/ago.2013; 642-661
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330314449453056