Currículum transformador de formación inicial para profesores en contextos de vulnerabilidad social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2669 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo é propor um currículo para a formação inicial construído a partir das experiências de professores que exercem sua profissão em escolas localizadas em contextos de alta vulnerabilidade social e econômica. Abrange seis estudos de caso localizados na região de Bío-Bío, Chile. A coleta de informação utilizou a técnica do grupo de discussão comunicativo e, na análise, distinguiram-se as dimensões transformadoras e excludentes próprias da metodologia comunicativa crítica. Os resultados obtidos evidenciam os requisitos curriculares que permitem sugerir uma proposta de currículo de formação inicial transformadora. |
id |
FCC-1_ff169e4b35526e0ab23582b6fc274305 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2669 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículum transformador de formación inicial para profesores en contextos de vulnerabilidad socialFormação Inicial do ProfessorVulnerabilidade SocialCurrículoEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo é propor um currículo para a formação inicial construído a partir das experiências de professores que exercem sua profissão em escolas localizadas em contextos de alta vulnerabilidade social e econômica. Abrange seis estudos de caso localizados na região de Bío-Bío, Chile. A coleta de informação utilizou a técnica do grupo de discussão comunicativo e, na análise, distinguiram-se as dimensões transformadoras e excludentes próprias da metodologia comunicativa crítica. Os resultados obtidos evidenciam os requisitos curriculares que permitem sugerir uma proposta de currículo de formação inicial transformadora.Fundação Carlos Chagas2013-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2669Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 642-661Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 149: maio/ago.2013; 642-661Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 642-661Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 149: maio/ago.2013; 642-6611980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2669/2615Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerrada, DonatilaTurra, OmarVillena, Alicia2023-11-13T13:50:12Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2669Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-13T13:50:12Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículum transformador de formación inicial para profesores en contextos de vulnerabilidad social |
title |
Currículum transformador de formación inicial para profesores en contextos de vulnerabilidad social |
spellingShingle |
Currículum transformador de formación inicial para profesores en contextos de vulnerabilidad social Ferrada, Donatila Formação Inicial do Professor Vulnerabilidade Social Currículo |
title_short |
Currículum transformador de formación inicial para profesores en contextos de vulnerabilidad social |
title_full |
Currículum transformador de formación inicial para profesores en contextos de vulnerabilidad social |
title_fullStr |
Currículum transformador de formación inicial para profesores en contextos de vulnerabilidad social |
title_full_unstemmed |
Currículum transformador de formación inicial para profesores en contextos de vulnerabilidad social |
title_sort |
Currículum transformador de formación inicial para profesores en contextos de vulnerabilidad social |
author |
Ferrada, Donatila |
author_facet |
Ferrada, Donatila Turra, Omar Villena, Alicia |
author_role |
author |
author2 |
Turra, Omar Villena, Alicia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferrada, Donatila Turra, Omar Villena, Alicia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Inicial do Professor Vulnerabilidade Social Currículo |
topic |
Formação Inicial do Professor Vulnerabilidade Social Currículo |
description |
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo é propor um currículo para a formação inicial construído a partir das experiências de professores que exercem sua profissão em escolas localizadas em contextos de alta vulnerabilidade social e econômica. Abrange seis estudos de caso localizados na região de Bío-Bío, Chile. A coleta de informação utilizou a técnica do grupo de discussão comunicativo e, na análise, distinguiram-se as dimensões transformadoras e excludentes próprias da metodologia comunicativa crítica. Os resultados obtidos evidenciam os requisitos curriculares que permitem sugerir uma proposta de currículo de formação inicial transformadora. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2669 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2669/2615 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 642-661 Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 149: maio/ago.2013; 642-661 Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 642-661 Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 149: maio/ago.2013; 642-661 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330314449453056 |