Estratégias acadêmicas como alternativas de avaliação de desempenho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hawerroth, Jolmar Luis
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Hekis, Hélio Roberto, Queiroz, Jamerson Viegas, Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1989
Resumo: Este estudo tem por objetivo apresentar um modelo de avaliação de desempenho docente, considerando as estratégias acadêmicas constantes nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação de uma faculdade privada no Estado de Santa Catarina. Neste contexto, procura-se evidenciar a importância de novos instrumentos de gestão para o sucesso das instituições de ensino superior, principalmente para um eficaz gerenciamento do corpo docente com base nas estratégias delineadas para consecução dos objetivos organizacionais. Os procedimentos metodológicos da pesquisa são do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. O método utilizado é o histórico interpretativo e o modo de investigação o estudo de caso. O modelo proposto de avaliação com base no desempenho docente nas estratégias acadêmicas foi validado no Curso de Administração com ênfase em Administração Geral, Gestão de Sistemas de Informação, Comércio Exterior e Marketing da IES objeto do estudo, sendo importante frisar que permite analisar com detalhes a atuação de cada professor no alcance dos objetivos traçados pela instituição. Dessa forma, o referido modelo possibilita, aos administradores acadêmicos, maior embasamento para interferir efetivamente na realidade organizacional encontrada.
id FCC-2_01572f7f91bbffb12420ab09b868b7ad
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1989
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Estratégias acadêmicas como alternativas de avaliação de desempenho docenteAvaliação de DesempenhoEstratégiaInstituições de EnsinoEnsino SuperiorEste estudo tem por objetivo apresentar um modelo de avaliação de desempenho docente, considerando as estratégias acadêmicas constantes nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação de uma faculdade privada no Estado de Santa Catarina. Neste contexto, procura-se evidenciar a importância de novos instrumentos de gestão para o sucesso das instituições de ensino superior, principalmente para um eficaz gerenciamento do corpo docente com base nas estratégias delineadas para consecução dos objetivos organizacionais. Os procedimentos metodológicos da pesquisa são do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. O método utilizado é o histórico interpretativo e o modo de investigação o estudo de caso. O modelo proposto de avaliação com base no desempenho docente nas estratégias acadêmicas foi validado no Curso de Administração com ênfase em Administração Geral, Gestão de Sistemas de Informação, Comércio Exterior e Marketing da IES objeto do estudo, sendo importante frisar que permite analisar com detalhes a atuação de cada professor no alcance dos objetivos traçados pela instituição. Dessa forma, o referido modelo possibilita, aos administradores acadêmicos, maior embasamento para interferir efetivamente na realidade organizacional encontrada.Fundação Carlos Chagas2011-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/198910.18222/eae224820111989Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 53-75Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 48 (2011); 53-75Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 53-75Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 48 (2011); 53-75Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 48 (2011); 53-751984-932X0103-683110.18222/eae.v22i48reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1989/1962Hawerroth, Jolmar LuisHekis, Hélio RobertoQueiroz, Jamerson ViegasQueiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:28:17Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1989Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:28:17Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias acadêmicas como alternativas de avaliação de desempenho docente
title Estratégias acadêmicas como alternativas de avaliação de desempenho docente
spellingShingle Estratégias acadêmicas como alternativas de avaliação de desempenho docente
Hawerroth, Jolmar Luis
Avaliação de Desempenho
Estratégia
Instituições de Ensino
Ensino Superior
title_short Estratégias acadêmicas como alternativas de avaliação de desempenho docente
title_full Estratégias acadêmicas como alternativas de avaliação de desempenho docente
title_fullStr Estratégias acadêmicas como alternativas de avaliação de desempenho docente
title_full_unstemmed Estratégias acadêmicas como alternativas de avaliação de desempenho docente
title_sort Estratégias acadêmicas como alternativas de avaliação de desempenho docente
author Hawerroth, Jolmar Luis
author_facet Hawerroth, Jolmar Luis
Hekis, Hélio Roberto
Queiroz, Jamerson Viegas
Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
author_role author
author2 Hekis, Hélio Roberto
Queiroz, Jamerson Viegas
Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hawerroth, Jolmar Luis
Hekis, Hélio Roberto
Queiroz, Jamerson Viegas
Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de Desempenho
Estratégia
Instituições de Ensino
Ensino Superior
topic Avaliação de Desempenho
Estratégia
Instituições de Ensino
Ensino Superior
description Este estudo tem por objetivo apresentar um modelo de avaliação de desempenho docente, considerando as estratégias acadêmicas constantes nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação de uma faculdade privada no Estado de Santa Catarina. Neste contexto, procura-se evidenciar a importância de novos instrumentos de gestão para o sucesso das instituições de ensino superior, principalmente para um eficaz gerenciamento do corpo docente com base nas estratégias delineadas para consecução dos objetivos organizacionais. Os procedimentos metodológicos da pesquisa são do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. O método utilizado é o histórico interpretativo e o modo de investigação o estudo de caso. O modelo proposto de avaliação com base no desempenho docente nas estratégias acadêmicas foi validado no Curso de Administração com ênfase em Administração Geral, Gestão de Sistemas de Informação, Comércio Exterior e Marketing da IES objeto do estudo, sendo importante frisar que permite analisar com detalhes a atuação de cada professor no alcance dos objetivos traçados pela instituição. Dessa forma, o referido modelo possibilita, aos administradores acadêmicos, maior embasamento para interferir efetivamente na realidade organizacional encontrada.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1989
10.18222/eae224820111989
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1989
identifier_str_mv 10.18222/eae224820111989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1989/1962
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 53-75
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 48 (2011); 53-75
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 53-75
Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 48 (2011); 53-75
Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 48 (2011); 53-75
1984-932X
0103-6831
10.18222/eae.v22i48
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419856891904