Estratégias acadêmicas como alternativas de avaliação de desempenho docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1989 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo apresentar um modelo de avaliação de desempenho docente, considerando as estratégias acadêmicas constantes nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação de uma faculdade privada no Estado de Santa Catarina. Neste contexto, procura-se evidenciar a importância de novos instrumentos de gestão para o sucesso das instituições de ensino superior, principalmente para um eficaz gerenciamento do corpo docente com base nas estratégias delineadas para consecução dos objetivos organizacionais. Os procedimentos metodológicos da pesquisa são do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. O método utilizado é o histórico interpretativo e o modo de investigação o estudo de caso. O modelo proposto de avaliação com base no desempenho docente nas estratégias acadêmicas foi validado no Curso de Administração com ênfase em Administração Geral, Gestão de Sistemas de Informação, Comércio Exterior e Marketing da IES objeto do estudo, sendo importante frisar que permite analisar com detalhes a atuação de cada professor no alcance dos objetivos traçados pela instituição. Dessa forma, o referido modelo possibilita, aos administradores acadêmicos, maior embasamento para interferir efetivamente na realidade organizacional encontrada. |
id |
FCC-2_01572f7f91bbffb12420ab09b868b7ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1989 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias acadêmicas como alternativas de avaliação de desempenho docenteAvaliação de DesempenhoEstratégiaInstituições de EnsinoEnsino SuperiorEste estudo tem por objetivo apresentar um modelo de avaliação de desempenho docente, considerando as estratégias acadêmicas constantes nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação de uma faculdade privada no Estado de Santa Catarina. Neste contexto, procura-se evidenciar a importância de novos instrumentos de gestão para o sucesso das instituições de ensino superior, principalmente para um eficaz gerenciamento do corpo docente com base nas estratégias delineadas para consecução dos objetivos organizacionais. Os procedimentos metodológicos da pesquisa são do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. O método utilizado é o histórico interpretativo e o modo de investigação o estudo de caso. O modelo proposto de avaliação com base no desempenho docente nas estratégias acadêmicas foi validado no Curso de Administração com ênfase em Administração Geral, Gestão de Sistemas de Informação, Comércio Exterior e Marketing da IES objeto do estudo, sendo importante frisar que permite analisar com detalhes a atuação de cada professor no alcance dos objetivos traçados pela instituição. Dessa forma, o referido modelo possibilita, aos administradores acadêmicos, maior embasamento para interferir efetivamente na realidade organizacional encontrada.Fundação Carlos Chagas2011-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/198910.18222/eae224820111989Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 53-75Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 48 (2011); 53-75Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 53-75Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 48 (2011); 53-75Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 48 (2011); 53-751984-932X0103-683110.18222/eae.v22i48reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1989/1962Hawerroth, Jolmar LuisHekis, Hélio RobertoQueiroz, Jamerson ViegasQueiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:28:17Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1989Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:28:17Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias acadêmicas como alternativas de avaliação de desempenho docente |
title |
Estratégias acadêmicas como alternativas de avaliação de desempenho docente |
spellingShingle |
Estratégias acadêmicas como alternativas de avaliação de desempenho docente Hawerroth, Jolmar Luis Avaliação de Desempenho Estratégia Instituições de Ensino Ensino Superior |
title_short |
Estratégias acadêmicas como alternativas de avaliação de desempenho docente |
title_full |
Estratégias acadêmicas como alternativas de avaliação de desempenho docente |
title_fullStr |
Estratégias acadêmicas como alternativas de avaliação de desempenho docente |
title_full_unstemmed |
Estratégias acadêmicas como alternativas de avaliação de desempenho docente |
title_sort |
Estratégias acadêmicas como alternativas de avaliação de desempenho docente |
author |
Hawerroth, Jolmar Luis |
author_facet |
Hawerroth, Jolmar Luis Hekis, Hélio Roberto Queiroz, Jamerson Viegas Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Hekis, Hélio Roberto Queiroz, Jamerson Viegas Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hawerroth, Jolmar Luis Hekis, Hélio Roberto Queiroz, Jamerson Viegas Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de Desempenho Estratégia Instituições de Ensino Ensino Superior |
topic |
Avaliação de Desempenho Estratégia Instituições de Ensino Ensino Superior |
description |
Este estudo tem por objetivo apresentar um modelo de avaliação de desempenho docente, considerando as estratégias acadêmicas constantes nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação de uma faculdade privada no Estado de Santa Catarina. Neste contexto, procura-se evidenciar a importância de novos instrumentos de gestão para o sucesso das instituições de ensino superior, principalmente para um eficaz gerenciamento do corpo docente com base nas estratégias delineadas para consecução dos objetivos organizacionais. Os procedimentos metodológicos da pesquisa são do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. O método utilizado é o histórico interpretativo e o modo de investigação o estudo de caso. O modelo proposto de avaliação com base no desempenho docente nas estratégias acadêmicas foi validado no Curso de Administração com ênfase em Administração Geral, Gestão de Sistemas de Informação, Comércio Exterior e Marketing da IES objeto do estudo, sendo importante frisar que permite analisar com detalhes a atuação de cada professor no alcance dos objetivos traçados pela instituição. Dessa forma, o referido modelo possibilita, aos administradores acadêmicos, maior embasamento para interferir efetivamente na realidade organizacional encontrada. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1989 10.18222/eae224820111989 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1989 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae224820111989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1989/1962 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 53-75 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 48 (2011); 53-75 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 53-75 Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 48 (2011); 53-75 Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 48 (2011); 53-75 1984-932X 0103-6831 10.18222/eae.v22i48 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419856891904 |