O Ensino médio público e o acesso ao ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortega, Eliane Maria Vani
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2213
Resumo: Este artigo parte de resultados da dissertação de mestrado intitulada “A escola pública discrimina seus alunos quando não se volta para o acesso ao ensino superior?” O objetivo é refletir sobre a discriminação que pode estar ocorrendo em relação aos alunos que cursam o ensino médio público quando se percebe que essas escolas não apresentam uma preocupação explícita em relação aos instrumentos de seleção para o ingresso no ensino superior, enquanto que a escola particular trabalha intencionalmente nesse sentido. Essa discriminação é analisada de forma relacionada ao momento que estamos vivenciando, em que a Educação recebe a influência direta dos pressupostos neoliberais e a revolução técnico-científica exige um novo perfil do trabalhador, dotado de uma boa formação geral, disposto à aprendizagem permanente.
id FCC-2_0f028e298e7ca037fddfbf0d000b83ad
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2213
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling O Ensino médio público e o acesso ao ensino superiorEnsino de 2º GrauAcesso ao Ensino SuperiorEscolas PúblicasEnsino SuperiorTrabalhoConcurso VestibularEste artigo parte de resultados da dissertação de mestrado intitulada “A escola pública discrimina seus alunos quando não se volta para o acesso ao ensino superior?” O objetivo é refletir sobre a discriminação que pode estar ocorrendo em relação aos alunos que cursam o ensino médio público quando se percebe que essas escolas não apresentam uma preocupação explícita em relação aos instrumentos de seleção para o ingresso no ensino superior, enquanto que a escola particular trabalha intencionalmente nesse sentido. Essa discriminação é analisada de forma relacionada ao momento que estamos vivenciando, em que a Educação recebe a influência direta dos pressupostos neoliberais e a revolução técnico-científica exige um novo perfil do trabalhador, dotado de uma boa formação geral, disposto à aprendizagem permanente.Fundação Carlos Chagas2001-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/221310.18222/eae02320012213Estudos em Avaliação Educacional; No. 23 (2001); 153-176Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 23 (2001); 153-176Estudos em Avaliação Educacional; No. 23 (2001); 153-176Estudos em Avaliação Educacional; N. 23 (2001); 153-176Estudos em Avaliação Educacional; n. 23 (2001); 153-1761984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2213/2171Ortega, Eliane Maria Vaniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-19T21:48:56Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2213Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2020-05-19T21:48:56Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino médio público e o acesso ao ensino superior
title O Ensino médio público e o acesso ao ensino superior
spellingShingle O Ensino médio público e o acesso ao ensino superior
Ortega, Eliane Maria Vani
Ensino de 2º Grau
Acesso ao Ensino Superior
Escolas Públicas
Ensino Superior
Trabalho
Concurso Vestibular
title_short O Ensino médio público e o acesso ao ensino superior
title_full O Ensino médio público e o acesso ao ensino superior
title_fullStr O Ensino médio público e o acesso ao ensino superior
title_full_unstemmed O Ensino médio público e o acesso ao ensino superior
title_sort O Ensino médio público e o acesso ao ensino superior
author Ortega, Eliane Maria Vani
author_facet Ortega, Eliane Maria Vani
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ortega, Eliane Maria Vani
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de 2º Grau
Acesso ao Ensino Superior
Escolas Públicas
Ensino Superior
Trabalho
Concurso Vestibular
topic Ensino de 2º Grau
Acesso ao Ensino Superior
Escolas Públicas
Ensino Superior
Trabalho
Concurso Vestibular
description Este artigo parte de resultados da dissertação de mestrado intitulada “A escola pública discrimina seus alunos quando não se volta para o acesso ao ensino superior?” O objetivo é refletir sobre a discriminação que pode estar ocorrendo em relação aos alunos que cursam o ensino médio público quando se percebe que essas escolas não apresentam uma preocupação explícita em relação aos instrumentos de seleção para o ingresso no ensino superior, enquanto que a escola particular trabalha intencionalmente nesse sentido. Essa discriminação é analisada de forma relacionada ao momento que estamos vivenciando, em que a Educação recebe a influência direta dos pressupostos neoliberais e a revolução técnico-científica exige um novo perfil do trabalhador, dotado de uma boa formação geral, disposto à aprendizagem permanente.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2213
10.18222/eae02320012213
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2213
identifier_str_mv 10.18222/eae02320012213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2213/2171
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; No. 23 (2001); 153-176
Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 23 (2001); 153-176
Estudos em Avaliação Educacional; No. 23 (2001); 153-176
Estudos em Avaliação Educacional; N. 23 (2001); 153-176
Estudos em Avaliação Educacional; n. 23 (2001); 153-176
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420736647168