O Ensino médio público e o acesso ao ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2213 |
Resumo: | Este artigo parte de resultados da dissertação de mestrado intitulada “A escola pública discrimina seus alunos quando não se volta para o acesso ao ensino superior?” O objetivo é refletir sobre a discriminação que pode estar ocorrendo em relação aos alunos que cursam o ensino médio público quando se percebe que essas escolas não apresentam uma preocupação explícita em relação aos instrumentos de seleção para o ingresso no ensino superior, enquanto que a escola particular trabalha intencionalmente nesse sentido. Essa discriminação é analisada de forma relacionada ao momento que estamos vivenciando, em que a Educação recebe a influência direta dos pressupostos neoliberais e a revolução técnico-científica exige um novo perfil do trabalhador, dotado de uma boa formação geral, disposto à aprendizagem permanente. |
id |
FCC-2_0f028e298e7ca037fddfbf0d000b83ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2213 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
O Ensino médio público e o acesso ao ensino superiorEnsino de 2º GrauAcesso ao Ensino SuperiorEscolas PúblicasEnsino SuperiorTrabalhoConcurso VestibularEste artigo parte de resultados da dissertação de mestrado intitulada “A escola pública discrimina seus alunos quando não se volta para o acesso ao ensino superior?” O objetivo é refletir sobre a discriminação que pode estar ocorrendo em relação aos alunos que cursam o ensino médio público quando se percebe que essas escolas não apresentam uma preocupação explícita em relação aos instrumentos de seleção para o ingresso no ensino superior, enquanto que a escola particular trabalha intencionalmente nesse sentido. Essa discriminação é analisada de forma relacionada ao momento que estamos vivenciando, em que a Educação recebe a influência direta dos pressupostos neoliberais e a revolução técnico-científica exige um novo perfil do trabalhador, dotado de uma boa formação geral, disposto à aprendizagem permanente.Fundação Carlos Chagas2001-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/221310.18222/eae02320012213Estudos em Avaliação Educacional; No. 23 (2001); 153-176Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 23 (2001); 153-176Estudos em Avaliação Educacional; No. 23 (2001); 153-176Estudos em Avaliação Educacional; N. 23 (2001); 153-176Estudos em Avaliação Educacional; n. 23 (2001); 153-1761984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2213/2171Ortega, Eliane Maria Vaniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-19T21:48:56Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2213Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2020-05-19T21:48:56Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino médio público e o acesso ao ensino superior |
title |
O Ensino médio público e o acesso ao ensino superior |
spellingShingle |
O Ensino médio público e o acesso ao ensino superior Ortega, Eliane Maria Vani Ensino de 2º Grau Acesso ao Ensino Superior Escolas Públicas Ensino Superior Trabalho Concurso Vestibular |
title_short |
O Ensino médio público e o acesso ao ensino superior |
title_full |
O Ensino médio público e o acesso ao ensino superior |
title_fullStr |
O Ensino médio público e o acesso ao ensino superior |
title_full_unstemmed |
O Ensino médio público e o acesso ao ensino superior |
title_sort |
O Ensino médio público e o acesso ao ensino superior |
author |
Ortega, Eliane Maria Vani |
author_facet |
Ortega, Eliane Maria Vani |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ortega, Eliane Maria Vani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de 2º Grau Acesso ao Ensino Superior Escolas Públicas Ensino Superior Trabalho Concurso Vestibular |
topic |
Ensino de 2º Grau Acesso ao Ensino Superior Escolas Públicas Ensino Superior Trabalho Concurso Vestibular |
description |
Este artigo parte de resultados da dissertação de mestrado intitulada “A escola pública discrimina seus alunos quando não se volta para o acesso ao ensino superior?” O objetivo é refletir sobre a discriminação que pode estar ocorrendo em relação aos alunos que cursam o ensino médio público quando se percebe que essas escolas não apresentam uma preocupação explícita em relação aos instrumentos de seleção para o ingresso no ensino superior, enquanto que a escola particular trabalha intencionalmente nesse sentido. Essa discriminação é analisada de forma relacionada ao momento que estamos vivenciando, em que a Educação recebe a influência direta dos pressupostos neoliberais e a revolução técnico-científica exige um novo perfil do trabalhador, dotado de uma boa formação geral, disposto à aprendizagem permanente. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2213 10.18222/eae02320012213 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2213 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae02320012213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2213/2171 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; No. 23 (2001); 153-176 Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 23 (2001); 153-176 Estudos em Avaliação Educacional; No. 23 (2001); 153-176 Estudos em Avaliação Educacional; N. 23 (2001); 153-176 Estudos em Avaliação Educacional; n. 23 (2001); 153-176 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420736647168 |