Educación y hegemonia en el nuevo capitalismo: algunas notas e hipóteses de trabajo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2182 |
Resumo: | O texto analisa as novas modalidades de funcionamento das instituições de socialização, particularmente a família, os meios de comunicação e a escola. Postula a hipótese da escassa vocação hegemônica do novo capitalismo e apresenta os desafios da educação a partir da idéia de que a função da escola consiste em formar os marcos de referência do sujeito para enfrentar as mudanças permanentes às quais nos submete a produção cultural do novo capitalismo. |
id |
FCC-2_1e32ac1dd915d63d4df0d1337e629826 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2182 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Educación y hegemonia en el nuevo capitalismo: algunas notas e hipóteses de trabajoFamíliaMeios de ComunicaçãoEducaçãoNovo CapitalismoFunção da EscolaProdução CulturalO texto analisa as novas modalidades de funcionamento das instituições de socialização, particularmente a família, os meios de comunicação e a escola. Postula a hipótese da escassa vocação hegemônica do novo capitalismo e apresenta os desafios da educação a partir da idéia de que a função da escola consiste em formar os marcos de referência do sujeito para enfrentar as mudanças permanentes às quais nos submete a produção cultural do novo capitalismo.Fundação Carlos Chagas2002-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/218210.18222/eae02620022182Estudos em Avaliação Educacional; No. 26 (2002); 3-14Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 26 (2002); 3-14Estudos em Avaliação Educacional; No. 26 (2002); 3-14Estudos em Avaliação Educacional; N. 26 (2002); 3-14Estudos em Avaliação Educacional; n. 26 (2002); 3-141984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2182/2139Tedesco, Juan Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:16:52Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2182Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:16:52Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educación y hegemonia en el nuevo capitalismo: algunas notas e hipóteses de trabajo |
title |
Educación y hegemonia en el nuevo capitalismo: algunas notas e hipóteses de trabajo |
spellingShingle |
Educación y hegemonia en el nuevo capitalismo: algunas notas e hipóteses de trabajo Tedesco, Juan Carlos Família Meios de Comunicação Educação Novo Capitalismo Função da Escola Produção Cultural |
title_short |
Educación y hegemonia en el nuevo capitalismo: algunas notas e hipóteses de trabajo |
title_full |
Educación y hegemonia en el nuevo capitalismo: algunas notas e hipóteses de trabajo |
title_fullStr |
Educación y hegemonia en el nuevo capitalismo: algunas notas e hipóteses de trabajo |
title_full_unstemmed |
Educación y hegemonia en el nuevo capitalismo: algunas notas e hipóteses de trabajo |
title_sort |
Educación y hegemonia en el nuevo capitalismo: algunas notas e hipóteses de trabajo |
author |
Tedesco, Juan Carlos |
author_facet |
Tedesco, Juan Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tedesco, Juan Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Família Meios de Comunicação Educação Novo Capitalismo Função da Escola Produção Cultural |
topic |
Família Meios de Comunicação Educação Novo Capitalismo Função da Escola Produção Cultural |
description |
O texto analisa as novas modalidades de funcionamento das instituições de socialização, particularmente a família, os meios de comunicação e a escola. Postula a hipótese da escassa vocação hegemônica do novo capitalismo e apresenta os desafios da educação a partir da idéia de que a função da escola consiste em formar os marcos de referência do sujeito para enfrentar as mudanças permanentes às quais nos submete a produção cultural do novo capitalismo. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2182 10.18222/eae02620022182 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2182 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae02620022182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2182/2139 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; No. 26 (2002); 3-14 Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 26 (2002); 3-14 Estudos em Avaliação Educacional; No. 26 (2002); 3-14 Estudos em Avaliação Educacional; N. 26 (2002); 3-14 Estudos em Avaliação Educacional; n. 26 (2002); 3-14 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420690509824 |