Educación y hegemonia en el nuevo capitalismo: algunas notas e hipóteses de trabajo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tedesco, Juan Carlos
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2182
Resumo: O texto analisa as novas modalidades de funcionamento das instituições de socialização, particularmente a família, os meios de comunicação e a escola. Postula a hipótese da escassa vocação hegemônica do novo capitalismo e apresenta os desafios da educação a partir da idéia de que a função da escola consiste em formar os marcos de referência do sujeito para enfrentar as mudanças permanentes às quais nos submete a produção cultural do novo capitalismo.
id FCC-2_1e32ac1dd915d63d4df0d1337e629826
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2182
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Educación y hegemonia en el nuevo capitalismo: algunas notas e hipóteses de trabajoFamíliaMeios de ComunicaçãoEducaçãoNovo CapitalismoFunção da EscolaProdução CulturalO texto analisa as novas modalidades de funcionamento das instituições de socialização, particularmente a família, os meios de comunicação e a escola. Postula a hipótese da escassa vocação hegemônica do novo capitalismo e apresenta os desafios da educação a partir da idéia de que a função da escola consiste em formar os marcos de referência do sujeito para enfrentar as mudanças permanentes às quais nos submete a produção cultural do novo capitalismo.Fundação Carlos Chagas2002-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/218210.18222/eae02620022182Estudos em Avaliação Educacional; No. 26 (2002); 3-14Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 26 (2002); 3-14Estudos em Avaliação Educacional; No. 26 (2002); 3-14Estudos em Avaliação Educacional; N. 26 (2002); 3-14Estudos em Avaliação Educacional; n. 26 (2002); 3-141984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2182/2139Tedesco, Juan Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:16:52Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2182Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:16:52Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educación y hegemonia en el nuevo capitalismo: algunas notas e hipóteses de trabajo
title Educación y hegemonia en el nuevo capitalismo: algunas notas e hipóteses de trabajo
spellingShingle Educación y hegemonia en el nuevo capitalismo: algunas notas e hipóteses de trabajo
Tedesco, Juan Carlos
Família
Meios de Comunicação
Educação
Novo Capitalismo
Função da Escola
Produção Cultural
title_short Educación y hegemonia en el nuevo capitalismo: algunas notas e hipóteses de trabajo
title_full Educación y hegemonia en el nuevo capitalismo: algunas notas e hipóteses de trabajo
title_fullStr Educación y hegemonia en el nuevo capitalismo: algunas notas e hipóteses de trabajo
title_full_unstemmed Educación y hegemonia en el nuevo capitalismo: algunas notas e hipóteses de trabajo
title_sort Educación y hegemonia en el nuevo capitalismo: algunas notas e hipóteses de trabajo
author Tedesco, Juan Carlos
author_facet Tedesco, Juan Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tedesco, Juan Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Família
Meios de Comunicação
Educação
Novo Capitalismo
Função da Escola
Produção Cultural
topic Família
Meios de Comunicação
Educação
Novo Capitalismo
Função da Escola
Produção Cultural
description O texto analisa as novas modalidades de funcionamento das instituições de socialização, particularmente a família, os meios de comunicação e a escola. Postula a hipótese da escassa vocação hegemônica do novo capitalismo e apresenta os desafios da educação a partir da idéia de que a função da escola consiste em formar os marcos de referência do sujeito para enfrentar as mudanças permanentes às quais nos submete a produção cultural do novo capitalismo.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2182
10.18222/eae02620022182
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2182
identifier_str_mv 10.18222/eae02620022182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2182/2139
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; No. 26 (2002); 3-14
Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 26 (2002); 3-14
Estudos em Avaliação Educacional; No. 26 (2002); 3-14
Estudos em Avaliação Educacional; N. 26 (2002); 3-14
Estudos em Avaliação Educacional; n. 26 (2002); 3-14
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420690509824