Avaliação de aprendizagem escolar numa visão de articulação com os processos de planejamento e de implementação de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2237 |
Resumo: | A autora, a partir de uma análise crítica da literatura sobre avaliação da aprendizagem, especialmente no Brasil, argumenta que a supervalorização da avaliação da aprendizagem indica, no nível político e no metodológico, um viés conceitual relativamente ao fato de que planejamento, processamento do ensino-aprendizagem e avaliação da aprendizagem são elementos constituintes do processo pedagógico, os quais interagem em seus efeitos simultâneos e integrados, por intermédio de íntimas relações de reciprocidade e de complementariedade, sobre e para a ocorrência efetiva da aprendizagem para todos. E, portanto, que uma melhoria da qualidade do ensino para todos e uma conseqüente minimização de fracasso não decorrerão, primeira e principalmente, de uma “mudança de cultura avaliativa” e, sim, demandarão mais básica e abrangente mudança de cultura pedagógica. |
id |
FCC-2_2721d42520ea3bb9f32e8be4cfee8330 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2237 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de aprendizagem escolar numa visão de articulação com os processos de planejamento e de implementação de ensino-aprendizagemProcesso Ensino-AprendizagemAvaliação da AprendizagemQualidade do EnsinoA autora, a partir de uma análise crítica da literatura sobre avaliação da aprendizagem, especialmente no Brasil, argumenta que a supervalorização da avaliação da aprendizagem indica, no nível político e no metodológico, um viés conceitual relativamente ao fato de que planejamento, processamento do ensino-aprendizagem e avaliação da aprendizagem são elementos constituintes do processo pedagógico, os quais interagem em seus efeitos simultâneos e integrados, por intermédio de íntimas relações de reciprocidade e de complementariedade, sobre e para a ocorrência efetiva da aprendizagem para todos. E, portanto, que uma melhoria da qualidade do ensino para todos e uma conseqüente minimização de fracasso não decorrerão, primeira e principalmente, de uma “mudança de cultura avaliativa” e, sim, demandarão mais básica e abrangente mudança de cultura pedagógica.Fundação Carlos Chagas1999-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/223710.18222/eae02019992237Estudos em Avaliação Educacional; No. 20 (1999); 95-128Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 20 (1999); 95-128Estudos em Avaliação Educacional; No. 20 (1999); 95-128Estudos em Avaliação Educacional; N. 20 (1999); 95-128Estudos em Avaliação Educacional; n. 20 (1999); 95-1281984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2237/2195Mildner, Telmainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-03T19:07:33Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2237Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-03-03T19:07:33Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de aprendizagem escolar numa visão de articulação com os processos de planejamento e de implementação de ensino-aprendizagem |
title |
Avaliação de aprendizagem escolar numa visão de articulação com os processos de planejamento e de implementação de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Avaliação de aprendizagem escolar numa visão de articulação com os processos de planejamento e de implementação de ensino-aprendizagem Mildner, Telma Processo Ensino-Aprendizagem Avaliação da Aprendizagem Qualidade do Ensino |
title_short |
Avaliação de aprendizagem escolar numa visão de articulação com os processos de planejamento e de implementação de ensino-aprendizagem |
title_full |
Avaliação de aprendizagem escolar numa visão de articulação com os processos de planejamento e de implementação de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Avaliação de aprendizagem escolar numa visão de articulação com os processos de planejamento e de implementação de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Avaliação de aprendizagem escolar numa visão de articulação com os processos de planejamento e de implementação de ensino-aprendizagem |
title_sort |
Avaliação de aprendizagem escolar numa visão de articulação com os processos de planejamento e de implementação de ensino-aprendizagem |
author |
Mildner, Telma |
author_facet |
Mildner, Telma |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mildner, Telma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo Ensino-Aprendizagem Avaliação da Aprendizagem Qualidade do Ensino |
topic |
Processo Ensino-Aprendizagem Avaliação da Aprendizagem Qualidade do Ensino |
description |
A autora, a partir de uma análise crítica da literatura sobre avaliação da aprendizagem, especialmente no Brasil, argumenta que a supervalorização da avaliação da aprendizagem indica, no nível político e no metodológico, um viés conceitual relativamente ao fato de que planejamento, processamento do ensino-aprendizagem e avaliação da aprendizagem são elementos constituintes do processo pedagógico, os quais interagem em seus efeitos simultâneos e integrados, por intermédio de íntimas relações de reciprocidade e de complementariedade, sobre e para a ocorrência efetiva da aprendizagem para todos. E, portanto, que uma melhoria da qualidade do ensino para todos e uma conseqüente minimização de fracasso não decorrerão, primeira e principalmente, de uma “mudança de cultura avaliativa” e, sim, demandarão mais básica e abrangente mudança de cultura pedagógica. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2237 10.18222/eae02019992237 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2237 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae02019992237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2237/2195 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; No. 20 (1999); 95-128 Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 20 (1999); 95-128 Estudos em Avaliação Educacional; No. 20 (1999); 95-128 Estudos em Avaliação Educacional; N. 20 (1999); 95-128 Estudos em Avaliação Educacional; n. 20 (1999); 95-128 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332421029199872 |