Estratégias de aprendizagem e o rendimento escolar de alunos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41830 |
Resumo: | estratégias de aprendizagem de alunos brasileiros do ensino fundamental, bem como verificar possíveis relações entre o uso de estratégias de aprendizagem e o rendimento escolar por parte destes. Inicialmente, discorreu-se sobre o Sistema Educacional Brasileiro; abordando a pedagogia tradicional, fracasso escolar e suas causas, a busca de uma nova escola, o papel da escola e do educador no processo ensino-aprendizagem e as características da escola de ensino fundamental no Brasil. Na seqüência, discutiu-se, às estratégias de aprendizagem e a sua importância para o sucesso escolar, dividido em cinco tópicos: conceitos de aprendizagem e de estratégias de aprendizagem, teorias de aprendizagem (comportamentalista, humanista e cognitivista), importância da teoria cognitiva, importância de estratégias de aprendizagem para o sucesso escolar e pesquisas sobre a importância do uso de estratégias de aprendizagem para o ensino fundamental do Brasil. Na terceira parte do trabalho foram identificadas algumas estratégias de aprendizagem que favorecem um bom desempenho escolar. O trabalho foi feito com a finalidade de propiciar um ensino mais efetivo, contemplando a instrução em estratégias de aprendizagem de modo a favorecer o aprendizado em sala de aula, o desenvolvimento da motivação positiva para a aprendizagem, como também possibilitar a passagem gradual da regulação da aprendizagem realizada pelo educador para o controle pessoal exercido pelo aluno. Os resultados obtidos com a pesquisa mostram que existem relações significativas entre desempenho escolar e o uso de algumas estratégias de aprendizagem e que estratégias de aprendizagem podem ser ensinadas, facilitando o processo ensino-aprendizagem. No entanto, a importância da instrução de estratégias de aprendizagem tem sido pouco investigada no Brasil. Considera-se importante a elaboração de futuros trabalhos sobre este tema, de forma, que se abasteçam de mais informações do que se teve oportunidade nesta monografia. |
id |
UFC-7_5b3fa4679c6d190ea06029c8da0d67c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/41830 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de aprendizagem e o rendimento escolar de alunos do ensino fundamentalAvaliação da aprendizagemProcesso ensino-aprendizagemestratégias de aprendizagem de alunos brasileiros do ensino fundamental, bem como verificar possíveis relações entre o uso de estratégias de aprendizagem e o rendimento escolar por parte destes. Inicialmente, discorreu-se sobre o Sistema Educacional Brasileiro; abordando a pedagogia tradicional, fracasso escolar e suas causas, a busca de uma nova escola, o papel da escola e do educador no processo ensino-aprendizagem e as características da escola de ensino fundamental no Brasil. Na seqüência, discutiu-se, às estratégias de aprendizagem e a sua importância para o sucesso escolar, dividido em cinco tópicos: conceitos de aprendizagem e de estratégias de aprendizagem, teorias de aprendizagem (comportamentalista, humanista e cognitivista), importância da teoria cognitiva, importância de estratégias de aprendizagem para o sucesso escolar e pesquisas sobre a importância do uso de estratégias de aprendizagem para o ensino fundamental do Brasil. Na terceira parte do trabalho foram identificadas algumas estratégias de aprendizagem que favorecem um bom desempenho escolar. O trabalho foi feito com a finalidade de propiciar um ensino mais efetivo, contemplando a instrução em estratégias de aprendizagem de modo a favorecer o aprendizado em sala de aula, o desenvolvimento da motivação positiva para a aprendizagem, como também possibilitar a passagem gradual da regulação da aprendizagem realizada pelo educador para o controle pessoal exercido pelo aluno. Os resultados obtidos com a pesquisa mostram que existem relações significativas entre desempenho escolar e o uso de algumas estratégias de aprendizagem e que estratégias de aprendizagem podem ser ensinadas, facilitando o processo ensino-aprendizagem. No entanto, a importância da instrução de estratégias de aprendizagem tem sido pouco investigada no Brasil. Considera-se importante a elaboração de futuros trabalhos sobre este tema, de forma, que se abasteçam de mais informações do que se teve oportunidade nesta monografia.Castro Filho, José Aires deOliveira, Carolinda Vilma Soares de2019-05-21T15:16:34Z2019-05-21T15:16:34Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Carolinda Vilma Soares de. Estratégias de aprendizagem e o rendimento escolar de alunos do ensino fundamental. 2005. 53f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41830porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-04T17:09:26Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41830Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:32:31.768578Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de aprendizagem e o rendimento escolar de alunos do ensino fundamental |
title |
Estratégias de aprendizagem e o rendimento escolar de alunos do ensino fundamental |
spellingShingle |
Estratégias de aprendizagem e o rendimento escolar de alunos do ensino fundamental Oliveira, Carolinda Vilma Soares de Avaliação da aprendizagem Processo ensino-aprendizagem |
title_short |
Estratégias de aprendizagem e o rendimento escolar de alunos do ensino fundamental |
title_full |
Estratégias de aprendizagem e o rendimento escolar de alunos do ensino fundamental |
title_fullStr |
Estratégias de aprendizagem e o rendimento escolar de alunos do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Estratégias de aprendizagem e o rendimento escolar de alunos do ensino fundamental |
title_sort |
Estratégias de aprendizagem e o rendimento escolar de alunos do ensino fundamental |
author |
Oliveira, Carolinda Vilma Soares de |
author_facet |
Oliveira, Carolinda Vilma Soares de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro Filho, José Aires de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Carolinda Vilma Soares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem Processo ensino-aprendizagem |
topic |
Avaliação da aprendizagem Processo ensino-aprendizagem |
description |
estratégias de aprendizagem de alunos brasileiros do ensino fundamental, bem como verificar possíveis relações entre o uso de estratégias de aprendizagem e o rendimento escolar por parte destes. Inicialmente, discorreu-se sobre o Sistema Educacional Brasileiro; abordando a pedagogia tradicional, fracasso escolar e suas causas, a busca de uma nova escola, o papel da escola e do educador no processo ensino-aprendizagem e as características da escola de ensino fundamental no Brasil. Na seqüência, discutiu-se, às estratégias de aprendizagem e a sua importância para o sucesso escolar, dividido em cinco tópicos: conceitos de aprendizagem e de estratégias de aprendizagem, teorias de aprendizagem (comportamentalista, humanista e cognitivista), importância da teoria cognitiva, importância de estratégias de aprendizagem para o sucesso escolar e pesquisas sobre a importância do uso de estratégias de aprendizagem para o ensino fundamental do Brasil. Na terceira parte do trabalho foram identificadas algumas estratégias de aprendizagem que favorecem um bom desempenho escolar. O trabalho foi feito com a finalidade de propiciar um ensino mais efetivo, contemplando a instrução em estratégias de aprendizagem de modo a favorecer o aprendizado em sala de aula, o desenvolvimento da motivação positiva para a aprendizagem, como também possibilitar a passagem gradual da regulação da aprendizagem realizada pelo educador para o controle pessoal exercido pelo aluno. Os resultados obtidos com a pesquisa mostram que existem relações significativas entre desempenho escolar e o uso de algumas estratégias de aprendizagem e que estratégias de aprendizagem podem ser ensinadas, facilitando o processo ensino-aprendizagem. No entanto, a importância da instrução de estratégias de aprendizagem tem sido pouco investigada no Brasil. Considera-se importante a elaboração de futuros trabalhos sobre este tema, de forma, que se abasteçam de mais informações do que se teve oportunidade nesta monografia. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2019-05-21T15:16:34Z 2019-05-21T15:16:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Carolinda Vilma Soares de. Estratégias de aprendizagem e o rendimento escolar de alunos do ensino fundamental. 2005. 53f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41830 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Carolinda Vilma Soares de. Estratégias de aprendizagem e o rendimento escolar de alunos do ensino fundamental. 2005. 53f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028847199715328 |