Competência percebida e desempenho escolar em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Maria de Fátima
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Ferrão, Maria Eugénia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2134
Resumo: A competência percebida é um conceito muito pesquisado no âmbito educacional. O seu interesse deriva da sua influência num vasto conjunto de variáveis das quais se destacam aquelas que motivam os indivíduos para a ação, especialmente quando destes depende a execução de tarefas com sucesso. Já existe algum consenso entre os pesquisadores sobre a idéia de que quando os alunos demonstram uma competência percebida ajustada as suas características pessoais e sociais estarão também melhor adaptadas, independentemente do nível de realização ou da capacidade individual. Com efeito, nesse caso, a competência percebida interfere na motivação, levando os indivíduos a prosseguir com os seus objetivos. No decorrer deste artigo explora-se a relação da competência pessoal percebida com o desempenho escolar em Matemática, para identificar grupos de risco. Um modelo de regressão múltipla é aplicado à subamostra de dados do Saeb, selecionados em 2001 no Rio de Janeiro, referentes à 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e à 3ª série do Ensino Médio. Controlando por sexo, defasagem idade-série, motivação para estudar Matemática, raça e nível socioeconômico, as estimativas obtidas mostram a associação entre a competência percebida e o desempenho em Matemática. Um modelo logístico permite identificar grupos de risco na avaliação da competência.
id FCC-2_28d960738a231ce5195145d8217942a7
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2134
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Competência percebida e desempenho escolar em matemáticaCompetência PercebidaDesempenho Em MatemáticaSaebModelos De Regressão LinearA competência percebida é um conceito muito pesquisado no âmbito educacional. O seu interesse deriva da sua influência num vasto conjunto de variáveis das quais se destacam aquelas que motivam os indivíduos para a ação, especialmente quando destes depende a execução de tarefas com sucesso. Já existe algum consenso entre os pesquisadores sobre a idéia de que quando os alunos demonstram uma competência percebida ajustada as suas características pessoais e sociais estarão também melhor adaptadas, independentemente do nível de realização ou da capacidade individual. Com efeito, nesse caso, a competência percebida interfere na motivação, levando os indivíduos a prosseguir com os seus objetivos. No decorrer deste artigo explora-se a relação da competência pessoal percebida com o desempenho escolar em Matemática, para identificar grupos de risco. Um modelo de regressão múltipla é aplicado à subamostra de dados do Saeb, selecionados em 2001 no Rio de Janeiro, referentes à 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e à 3ª série do Ensino Médio. Controlando por sexo, defasagem idade-série, motivação para estudar Matemática, raça e nível socioeconômico, as estimativas obtidas mostram a associação entre a competência percebida e o desempenho em Matemática. Um modelo logístico permite identificar grupos de risco na avaliação da competência.Fundação Carlos Chagas2005-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/213410.18222/eae163220052134Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 25-42Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 Núm. 32 (2005); 25-42Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 25-42Estudos em Avaliação Educacional; V. 16 N. 32 (2005); 25-42Estudos em Avaliação Educacional; v. 16 n. 32 (2005); 25-421984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2134/2091Simões, Maria de FátimaFerrão, Maria Eugéniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:12:18Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2134Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:12:18Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência percebida e desempenho escolar em matemática
title Competência percebida e desempenho escolar em matemática
spellingShingle Competência percebida e desempenho escolar em matemática
Simões, Maria de Fátima
Competência Percebida
Desempenho Em Matemática
Saeb
Modelos De Regressão Linear
title_short Competência percebida e desempenho escolar em matemática
title_full Competência percebida e desempenho escolar em matemática
title_fullStr Competência percebida e desempenho escolar em matemática
title_full_unstemmed Competência percebida e desempenho escolar em matemática
title_sort Competência percebida e desempenho escolar em matemática
author Simões, Maria de Fátima
author_facet Simões, Maria de Fátima
Ferrão, Maria Eugénia
author_role author
author2 Ferrão, Maria Eugénia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Maria de Fátima
Ferrão, Maria Eugénia
dc.subject.por.fl_str_mv Competência Percebida
Desempenho Em Matemática
Saeb
Modelos De Regressão Linear
topic Competência Percebida
Desempenho Em Matemática
Saeb
Modelos De Regressão Linear
description A competência percebida é um conceito muito pesquisado no âmbito educacional. O seu interesse deriva da sua influência num vasto conjunto de variáveis das quais se destacam aquelas que motivam os indivíduos para a ação, especialmente quando destes depende a execução de tarefas com sucesso. Já existe algum consenso entre os pesquisadores sobre a idéia de que quando os alunos demonstram uma competência percebida ajustada as suas características pessoais e sociais estarão também melhor adaptadas, independentemente do nível de realização ou da capacidade individual. Com efeito, nesse caso, a competência percebida interfere na motivação, levando os indivíduos a prosseguir com os seus objetivos. No decorrer deste artigo explora-se a relação da competência pessoal percebida com o desempenho escolar em Matemática, para identificar grupos de risco. Um modelo de regressão múltipla é aplicado à subamostra de dados do Saeb, selecionados em 2001 no Rio de Janeiro, referentes à 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e à 3ª série do Ensino Médio. Controlando por sexo, defasagem idade-série, motivação para estudar Matemática, raça e nível socioeconômico, as estimativas obtidas mostram a associação entre a competência percebida e o desempenho em Matemática. Um modelo logístico permite identificar grupos de risco na avaliação da competência.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2134
10.18222/eae163220052134
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2134
identifier_str_mv 10.18222/eae163220052134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2134/2091
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 25-42
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 Núm. 32 (2005); 25-42
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 25-42
Estudos em Avaliação Educacional; V. 16 N. 32 (2005); 25-42
Estudos em Avaliação Educacional; v. 16 n. 32 (2005); 25-42
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1821141944555798528