Competência percebida e desempenho escolar em matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
DOI: | 10.18222/eae163220052134 |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2134 |
Resumo: | A competência percebida é um conceito muito pesquisado no âmbito educacional. O seu interesse deriva da sua influência num vasto conjunto de variáveis das quais se destacam aquelas que motivam os indivíduos para a ação, especialmente quando destes depende a execução de tarefas com sucesso. Já existe algum consenso entre os pesquisadores sobre a idéia de que quando os alunos demonstram uma competência percebida ajustada as suas características pessoais e sociais estarão também melhor adaptadas, independentemente do nível de realização ou da capacidade individual. Com efeito, nesse caso, a competência percebida interfere na motivação, levando os indivíduos a prosseguir com os seus objetivos. No decorrer deste artigo explora-se a relação da competência pessoal percebida com o desempenho escolar em Matemática, para identificar grupos de risco. Um modelo de regressão múltipla é aplicado à subamostra de dados do Saeb, selecionados em 2001 no Rio de Janeiro, referentes à 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e à 3ª série do Ensino Médio. Controlando por sexo, defasagem idade-série, motivação para estudar Matemática, raça e nível socioeconômico, as estimativas obtidas mostram a associação entre a competência percebida e o desempenho em Matemática. Um modelo logístico permite identificar grupos de risco na avaliação da competência. |
id |
FCC-2_28d960738a231ce5195145d8217942a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2134 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
spelling |
Competência percebida e desempenho escolar em matemáticaCompetência PercebidaDesempenho Em MatemáticaSaebModelos De Regressão LinearA competência percebida é um conceito muito pesquisado no âmbito educacional. O seu interesse deriva da sua influência num vasto conjunto de variáveis das quais se destacam aquelas que motivam os indivíduos para a ação, especialmente quando destes depende a execução de tarefas com sucesso. Já existe algum consenso entre os pesquisadores sobre a idéia de que quando os alunos demonstram uma competência percebida ajustada as suas características pessoais e sociais estarão também melhor adaptadas, independentemente do nível de realização ou da capacidade individual. Com efeito, nesse caso, a competência percebida interfere na motivação, levando os indivíduos a prosseguir com os seus objetivos. No decorrer deste artigo explora-se a relação da competência pessoal percebida com o desempenho escolar em Matemática, para identificar grupos de risco. Um modelo de regressão múltipla é aplicado à subamostra de dados do Saeb, selecionados em 2001 no Rio de Janeiro, referentes à 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e à 3ª série do Ensino Médio. Controlando por sexo, defasagem idade-série, motivação para estudar Matemática, raça e nível socioeconômico, as estimativas obtidas mostram a associação entre a competência percebida e o desempenho em Matemática. Um modelo logístico permite identificar grupos de risco na avaliação da competência.Fundação Carlos Chagas2005-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/213410.18222/eae163220052134Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 25-42Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 Núm. 32 (2005); 25-42Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 25-42Estudos em Avaliação Educacional; V. 16 N. 32 (2005); 25-42Estudos em Avaliação Educacional; v. 16 n. 32 (2005); 25-421984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2134/2091Simões, Maria de FátimaFerrão, Maria Eugéniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:12:18Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2134Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:12:18Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competência percebida e desempenho escolar em matemática |
title |
Competência percebida e desempenho escolar em matemática |
spellingShingle |
Competência percebida e desempenho escolar em matemática Competência percebida e desempenho escolar em matemática Simões, Maria de Fátima Competência Percebida Desempenho Em Matemática Saeb Modelos De Regressão Linear Simões, Maria de Fátima Competência Percebida Desempenho Em Matemática Saeb Modelos De Regressão Linear |
title_short |
Competência percebida e desempenho escolar em matemática |
title_full |
Competência percebida e desempenho escolar em matemática |
title_fullStr |
Competência percebida e desempenho escolar em matemática Competência percebida e desempenho escolar em matemática |
title_full_unstemmed |
Competência percebida e desempenho escolar em matemática Competência percebida e desempenho escolar em matemática |
title_sort |
Competência percebida e desempenho escolar em matemática |
author |
Simões, Maria de Fátima |
author_facet |
Simões, Maria de Fátima Simões, Maria de Fátima Ferrão, Maria Eugénia Ferrão, Maria Eugénia |
author_role |
author |
author2 |
Ferrão, Maria Eugénia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Maria de Fátima Ferrão, Maria Eugénia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência Percebida Desempenho Em Matemática Saeb Modelos De Regressão Linear |
topic |
Competência Percebida Desempenho Em Matemática Saeb Modelos De Regressão Linear |
description |
A competência percebida é um conceito muito pesquisado no âmbito educacional. O seu interesse deriva da sua influência num vasto conjunto de variáveis das quais se destacam aquelas que motivam os indivíduos para a ação, especialmente quando destes depende a execução de tarefas com sucesso. Já existe algum consenso entre os pesquisadores sobre a idéia de que quando os alunos demonstram uma competência percebida ajustada as suas características pessoais e sociais estarão também melhor adaptadas, independentemente do nível de realização ou da capacidade individual. Com efeito, nesse caso, a competência percebida interfere na motivação, levando os indivíduos a prosseguir com os seus objetivos. No decorrer deste artigo explora-se a relação da competência pessoal percebida com o desempenho escolar em Matemática, para identificar grupos de risco. Um modelo de regressão múltipla é aplicado à subamostra de dados do Saeb, selecionados em 2001 no Rio de Janeiro, referentes à 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e à 3ª série do Ensino Médio. Controlando por sexo, defasagem idade-série, motivação para estudar Matemática, raça e nível socioeconômico, as estimativas obtidas mostram a associação entre a competência percebida e o desempenho em Matemática. Um modelo logístico permite identificar grupos de risco na avaliação da competência. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2134 10.18222/eae163220052134 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2134 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae163220052134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2134/2091 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 25-42 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 Núm. 32 (2005); 25-42 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 25-42 Estudos em Avaliação Educacional; V. 16 N. 32 (2005); 25-42 Estudos em Avaliação Educacional; v. 16 n. 32 (2005); 25-42 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1822181336939495424 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18222/eae163220052134 |