Competência percebida e desempenho escolar em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Maria de Fátima
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Ferrão, Maria Eugénia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
DOI: 10.18222/eae163220052134
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2134
Resumo: A competência percebida é um conceito muito pesquisado no âmbito educacional. O seu interesse deriva da sua influência num vasto conjunto de variáveis das quais se destacam aquelas que motivam os indivíduos para a ação, especialmente quando destes depende a execução de tarefas com sucesso. Já existe algum consenso entre os pesquisadores sobre a idéia de que quando os alunos demonstram uma competência percebida ajustada as suas características pessoais e sociais estarão também melhor adaptadas, independentemente do nível de realização ou da capacidade individual. Com efeito, nesse caso, a competência percebida interfere na motivação, levando os indivíduos a prosseguir com os seus objetivos. No decorrer deste artigo explora-se a relação da competência pessoal percebida com o desempenho escolar em Matemática, para identificar grupos de risco. Um modelo de regressão múltipla é aplicado à subamostra de dados do Saeb, selecionados em 2001 no Rio de Janeiro, referentes à 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e à 3ª série do Ensino Médio. Controlando por sexo, defasagem idade-série, motivação para estudar Matemática, raça e nível socioeconômico, as estimativas obtidas mostram a associação entre a competência percebida e o desempenho em Matemática. Um modelo logístico permite identificar grupos de risco na avaliação da competência.
id FCC-2_28d960738a231ce5195145d8217942a7
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2134
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
spelling Competência percebida e desempenho escolar em matemáticaCompetência PercebidaDesempenho Em MatemáticaSaebModelos De Regressão LinearA competência percebida é um conceito muito pesquisado no âmbito educacional. O seu interesse deriva da sua influência num vasto conjunto de variáveis das quais se destacam aquelas que motivam os indivíduos para a ação, especialmente quando destes depende a execução de tarefas com sucesso. Já existe algum consenso entre os pesquisadores sobre a idéia de que quando os alunos demonstram uma competência percebida ajustada as suas características pessoais e sociais estarão também melhor adaptadas, independentemente do nível de realização ou da capacidade individual. Com efeito, nesse caso, a competência percebida interfere na motivação, levando os indivíduos a prosseguir com os seus objetivos. No decorrer deste artigo explora-se a relação da competência pessoal percebida com o desempenho escolar em Matemática, para identificar grupos de risco. Um modelo de regressão múltipla é aplicado à subamostra de dados do Saeb, selecionados em 2001 no Rio de Janeiro, referentes à 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e à 3ª série do Ensino Médio. Controlando por sexo, defasagem idade-série, motivação para estudar Matemática, raça e nível socioeconômico, as estimativas obtidas mostram a associação entre a competência percebida e o desempenho em Matemática. Um modelo logístico permite identificar grupos de risco na avaliação da competência.Fundação Carlos Chagas2005-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/213410.18222/eae163220052134Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 25-42Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 Núm. 32 (2005); 25-42Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 25-42Estudos em Avaliação Educacional; V. 16 N. 32 (2005); 25-42Estudos em Avaliação Educacional; v. 16 n. 32 (2005); 25-421984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2134/2091Simões, Maria de FátimaFerrão, Maria Eugéniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:12:18Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2134Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:12:18Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência percebida e desempenho escolar em matemática
title Competência percebida e desempenho escolar em matemática
spellingShingle Competência percebida e desempenho escolar em matemática
Competência percebida e desempenho escolar em matemática
Simões, Maria de Fátima
Competência Percebida
Desempenho Em Matemática
Saeb
Modelos De Regressão Linear
Simões, Maria de Fátima
Competência Percebida
Desempenho Em Matemática
Saeb
Modelos De Regressão Linear
title_short Competência percebida e desempenho escolar em matemática
title_full Competência percebida e desempenho escolar em matemática
title_fullStr Competência percebida e desempenho escolar em matemática
Competência percebida e desempenho escolar em matemática
title_full_unstemmed Competência percebida e desempenho escolar em matemática
Competência percebida e desempenho escolar em matemática
title_sort Competência percebida e desempenho escolar em matemática
author Simões, Maria de Fátima
author_facet Simões, Maria de Fátima
Simões, Maria de Fátima
Ferrão, Maria Eugénia
Ferrão, Maria Eugénia
author_role author
author2 Ferrão, Maria Eugénia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Maria de Fátima
Ferrão, Maria Eugénia
dc.subject.por.fl_str_mv Competência Percebida
Desempenho Em Matemática
Saeb
Modelos De Regressão Linear
topic Competência Percebida
Desempenho Em Matemática
Saeb
Modelos De Regressão Linear
description A competência percebida é um conceito muito pesquisado no âmbito educacional. O seu interesse deriva da sua influência num vasto conjunto de variáveis das quais se destacam aquelas que motivam os indivíduos para a ação, especialmente quando destes depende a execução de tarefas com sucesso. Já existe algum consenso entre os pesquisadores sobre a idéia de que quando os alunos demonstram uma competência percebida ajustada as suas características pessoais e sociais estarão também melhor adaptadas, independentemente do nível de realização ou da capacidade individual. Com efeito, nesse caso, a competência percebida interfere na motivação, levando os indivíduos a prosseguir com os seus objetivos. No decorrer deste artigo explora-se a relação da competência pessoal percebida com o desempenho escolar em Matemática, para identificar grupos de risco. Um modelo de regressão múltipla é aplicado à subamostra de dados do Saeb, selecionados em 2001 no Rio de Janeiro, referentes à 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e à 3ª série do Ensino Médio. Controlando por sexo, defasagem idade-série, motivação para estudar Matemática, raça e nível socioeconômico, as estimativas obtidas mostram a associação entre a competência percebida e o desempenho em Matemática. Um modelo logístico permite identificar grupos de risco na avaliação da competência.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2134
10.18222/eae163220052134
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2134
identifier_str_mv 10.18222/eae163220052134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2134/2091
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 25-42
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 Núm. 32 (2005); 25-42
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 25-42
Estudos em Avaliação Educacional; V. 16 N. 32 (2005); 25-42
Estudos em Avaliação Educacional; v. 16 n. 32 (2005); 25-42
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1822181336939495424
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.18222/eae163220052134