Redação no vestibular: perspectivas de reorientação da prática escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2825 |
Resumo: | Para compreender como escrevem os alunos no final da educação básica, analisou-se, na pesquisa, a redação dissertativa do vestibular com base no referencial sócio- histórico, em particular, os postulados de Bakhtin, assim como nos preceitos da linguística textual. O corpus reuniu uma amostra de 374 redações produzidas no Vestibular Fuvest-2007, que foi analisada pelos critérios da norma culta, expressividade, configuração organizacional e remissão extratextual. Os resultados revelam dificuldades de interlocução: a língua cindida entre um saber-dizer e um dever-dizer, o que fundamenta iniciativas para a reorientação do ensino da língua escrita e para a formação de professores. |
id |
FCC-2_2f4df46ddc252058b39aedda06211e7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2825 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Redação no vestibular: perspectivas de reorientação da prática escolarLÍNGUA ESCRITA • VESTIBULAR • PRODUÇÃO TEXTUAL • LINGUÍSTICA TEXTUAL Para compreender como escrevem os alunos no final da educação básica, analisou-se, na pesquisa, a redação dissertativa do vestibular com base no referencial sócio- histórico, em particular, os postulados de Bakhtin, assim como nos preceitos da linguística textual. O corpus reuniu uma amostra de 374 redações produzidas no Vestibular Fuvest-2007, que foi analisada pelos critérios da norma culta, expressividade, configuração organizacional e remissão extratextual. Os resultados revelam dificuldades de interlocução: a língua cindida entre um saber-dizer e um dever-dizer, o que fundamenta iniciativas para a reorientação do ensino da língua escrita e para a formação de professores. Fundação Carlos Chagas2014-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/282510.18222/eae255720142825Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 84-113Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 57 (2014): jan./abr. 2014; 84-113Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 84-113Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 57 (2014): jan./abr. 2014; 84-113Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 57 (2014): jan./abr. 2014; 84-1131984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2825/2698Castaldo, Márcia MartinsColello, Silvia M. Gasparianinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-21T19:33:44Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2825Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2019-08-21T19:33:44Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Redação no vestibular: perspectivas de reorientação da prática escolar |
title |
Redação no vestibular: perspectivas de reorientação da prática escolar |
spellingShingle |
Redação no vestibular: perspectivas de reorientação da prática escolar Castaldo, Márcia Martins LÍNGUA ESCRITA • VESTIBULAR • PRODUÇÃO TEXTUAL • LINGUÍSTICA TEXTUAL |
title_short |
Redação no vestibular: perspectivas de reorientação da prática escolar |
title_full |
Redação no vestibular: perspectivas de reorientação da prática escolar |
title_fullStr |
Redação no vestibular: perspectivas de reorientação da prática escolar |
title_full_unstemmed |
Redação no vestibular: perspectivas de reorientação da prática escolar |
title_sort |
Redação no vestibular: perspectivas de reorientação da prática escolar |
author |
Castaldo, Márcia Martins |
author_facet |
Castaldo, Márcia Martins Colello, Silvia M. Gasparian |
author_role |
author |
author2 |
Colello, Silvia M. Gasparian |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castaldo, Márcia Martins Colello, Silvia M. Gasparian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LÍNGUA ESCRITA • VESTIBULAR • PRODUÇÃO TEXTUAL • LINGUÍSTICA TEXTUAL |
topic |
LÍNGUA ESCRITA • VESTIBULAR • PRODUÇÃO TEXTUAL • LINGUÍSTICA TEXTUAL |
description |
Para compreender como escrevem os alunos no final da educação básica, analisou-se, na pesquisa, a redação dissertativa do vestibular com base no referencial sócio- histórico, em particular, os postulados de Bakhtin, assim como nos preceitos da linguística textual. O corpus reuniu uma amostra de 374 redações produzidas no Vestibular Fuvest-2007, que foi analisada pelos critérios da norma culta, expressividade, configuração organizacional e remissão extratextual. Os resultados revelam dificuldades de interlocução: a língua cindida entre um saber-dizer e um dever-dizer, o que fundamenta iniciativas para a reorientação do ensino da língua escrita e para a formação de professores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2825 10.18222/eae255720142825 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2825 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae255720142825 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2825/2698 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 84-113 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 57 (2014): jan./abr. 2014; 84-113 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 84-113 Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 57 (2014): jan./abr. 2014; 84-113 Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 57 (2014): jan./abr. 2014; 84-113 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332421919440896 |