Redação no vestibular: perspectivas de reorientação da prática escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castaldo, Márcia Martins
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Colello, Silvia M. Gasparian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2825
Resumo:    Para compreender como escrevem os alunos no final da educação básica, analisou-se, na pesquisa, a redação dissertativa do vestibular com base no referencial sócio- histórico, em particular, os postulados de Bakhtin, assim como nos preceitos da linguística textual. O corpus reuniu uma amostra de 374 redações produzidas no Vestibular Fuvest-2007, que foi analisada pelos critérios da norma culta, expressividade, configuração organizacional e remissão extratextual. Os resultados revelam dificuldades de interlocução: a língua cindida entre um saber-dizer e um dever-dizer, o que fundamenta iniciativas para a reorientação do ensino da língua escrita e para a formação de professores.   
id FCC-2_2f4df46ddc252058b39aedda06211e7b
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2825
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Redação no vestibular: perspectivas de reorientação da prática escolarLÍNGUA ESCRITA • VESTIBULAR • PRODUÇÃO TEXTUAL • LINGUÍSTICA TEXTUAL   Para compreender como escrevem os alunos no final da educação básica, analisou-se, na pesquisa, a redação dissertativa do vestibular com base no referencial sócio- histórico, em particular, os postulados de Bakhtin, assim como nos preceitos da linguística textual. O corpus reuniu uma amostra de 374 redações produzidas no Vestibular Fuvest-2007, que foi analisada pelos critérios da norma culta, expressividade, configuração organizacional e remissão extratextual. Os resultados revelam dificuldades de interlocução: a língua cindida entre um saber-dizer e um dever-dizer, o que fundamenta iniciativas para a reorientação do ensino da língua escrita e para a formação de professores.   Fundação Carlos Chagas2014-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/282510.18222/eae255720142825Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 84-113Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 57 (2014): jan./abr. 2014; 84-113Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 84-113Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 57 (2014): jan./abr. 2014; 84-113Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 57 (2014): jan./abr. 2014; 84-1131984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2825/2698Castaldo, Márcia MartinsColello, Silvia M. Gasparianinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-21T19:33:44Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2825Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2019-08-21T19:33:44Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Redação no vestibular: perspectivas de reorientação da prática escolar
title Redação no vestibular: perspectivas de reorientação da prática escolar
spellingShingle Redação no vestibular: perspectivas de reorientação da prática escolar
Castaldo, Márcia Martins
LÍNGUA ESCRITA • VESTIBULAR • PRODUÇÃO TEXTUAL • LINGUÍSTICA TEXTUAL
title_short Redação no vestibular: perspectivas de reorientação da prática escolar
title_full Redação no vestibular: perspectivas de reorientação da prática escolar
title_fullStr Redação no vestibular: perspectivas de reorientação da prática escolar
title_full_unstemmed Redação no vestibular: perspectivas de reorientação da prática escolar
title_sort Redação no vestibular: perspectivas de reorientação da prática escolar
author Castaldo, Márcia Martins
author_facet Castaldo, Márcia Martins
Colello, Silvia M. Gasparian
author_role author
author2 Colello, Silvia M. Gasparian
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castaldo, Márcia Martins
Colello, Silvia M. Gasparian
dc.subject.por.fl_str_mv LÍNGUA ESCRITA • VESTIBULAR • PRODUÇÃO TEXTUAL • LINGUÍSTICA TEXTUAL
topic LÍNGUA ESCRITA • VESTIBULAR • PRODUÇÃO TEXTUAL • LINGUÍSTICA TEXTUAL
description    Para compreender como escrevem os alunos no final da educação básica, analisou-se, na pesquisa, a redação dissertativa do vestibular com base no referencial sócio- histórico, em particular, os postulados de Bakhtin, assim como nos preceitos da linguística textual. O corpus reuniu uma amostra de 374 redações produzidas no Vestibular Fuvest-2007, que foi analisada pelos critérios da norma culta, expressividade, configuração organizacional e remissão extratextual. Os resultados revelam dificuldades de interlocução: a língua cindida entre um saber-dizer e um dever-dizer, o que fundamenta iniciativas para a reorientação do ensino da língua escrita e para a formação de professores.   
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2825
10.18222/eae255720142825
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2825
identifier_str_mv 10.18222/eae255720142825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2825/2698
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 84-113
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 57 (2014): jan./abr. 2014; 84-113
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 57 (2014): jan./abr. 2014; 84-113
Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 57 (2014): jan./abr. 2014; 84-113
Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 57 (2014): jan./abr. 2014; 84-113
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332421919440896