Avaliação Formativa e o Processo de Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2100 |
Resumo: | A Educação Infantil vem se afastando das marcas assistencialistas que a caracterizaram por longa data para assumir seu papel no desenvolvimento e na aprendizagem da criança. Em face das alterações, a avaliação da aprendizagem assume um papel nodal. Assim, faz-se necessário compreender os processos de avaliação da aprendizagem, desenvolvidos na Educação Infantil, pela identificação, descrição e análise das concepções e práticas que os direcionam. Atingir o objetivo proposto demandou a realização de pesquisa qualitativa - estudo de caso etnográfico - em uma escola particular situada em Londrina e reconhecida como referência pelo trabalho que desenvolve. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos: questionário, entrevista semi-estruturada, observação participante e análise documental. Os dados analisados revelaram que: a) os professores fundamentam sua atuação em princípios construtivistas; assim, as atividades de ensino enfatizam o desenvolvimento da criança e a construção de conhecimentos; b) as práticas avaliativas priorizam o acompanhamento constante das atividades em curso e o apoio permanente, quando constatadas dificuldades de aprendizagem; c) os professores exercitam, predominantemente, práticas avaliativas com intenção formativa que contribuem para a regulação das aprendizagens em curso, no sentido dos domínios visados. |
id |
FCC-2_3592a8650aef4d7b69752f28e7da8ce0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2100 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação Formativa e o Processo de Ensino/Aprendizagem na Educação InfantilAvaliação Da AprendizagemDocênciaFormação De ProfessoresA Educação Infantil vem se afastando das marcas assistencialistas que a caracterizaram por longa data para assumir seu papel no desenvolvimento e na aprendizagem da criança. Em face das alterações, a avaliação da aprendizagem assume um papel nodal. Assim, faz-se necessário compreender os processos de avaliação da aprendizagem, desenvolvidos na Educação Infantil, pela identificação, descrição e análise das concepções e práticas que os direcionam. Atingir o objetivo proposto demandou a realização de pesquisa qualitativa - estudo de caso etnográfico - em uma escola particular situada em Londrina e reconhecida como referência pelo trabalho que desenvolve. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos: questionário, entrevista semi-estruturada, observação participante e análise documental. Os dados analisados revelaram que: a) os professores fundamentam sua atuação em princípios construtivistas; assim, as atividades de ensino enfatizam o desenvolvimento da criança e a construção de conhecimentos; b) as práticas avaliativas priorizam o acompanhamento constante das atividades em curso e o apoio permanente, quando constatadas dificuldades de aprendizagem; c) os professores exercitam, predominantemente, práticas avaliativas com intenção formativa que contribuem para a regulação das aprendizagens em curso, no sentido dos domínios visados.Fundação Carlos Chagas2007-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/210010.18222/eae183620072100Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 36 (2007); 63-74Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 36 (2007); 63-74Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 36 (2007); 63-74Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 36 (2007); 63-74Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 36 (2007); 63-741984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2100/2058Stainle, Marlizete Cristina BonafiniSouza, Nadia Aparecida deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:11:28Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2100Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:11:28Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação Formativa e o Processo de Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil |
title |
Avaliação Formativa e o Processo de Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil |
spellingShingle |
Avaliação Formativa e o Processo de Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil Stainle, Marlizete Cristina Bonafini Avaliação Da Aprendizagem Docência Formação De Professores |
title_short |
Avaliação Formativa e o Processo de Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil |
title_full |
Avaliação Formativa e o Processo de Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil |
title_fullStr |
Avaliação Formativa e o Processo de Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Avaliação Formativa e o Processo de Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil |
title_sort |
Avaliação Formativa e o Processo de Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil |
author |
Stainle, Marlizete Cristina Bonafini |
author_facet |
Stainle, Marlizete Cristina Bonafini Souza, Nadia Aparecida de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Nadia Aparecida de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stainle, Marlizete Cristina Bonafini Souza, Nadia Aparecida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Da Aprendizagem Docência Formação De Professores |
topic |
Avaliação Da Aprendizagem Docência Formação De Professores |
description |
A Educação Infantil vem se afastando das marcas assistencialistas que a caracterizaram por longa data para assumir seu papel no desenvolvimento e na aprendizagem da criança. Em face das alterações, a avaliação da aprendizagem assume um papel nodal. Assim, faz-se necessário compreender os processos de avaliação da aprendizagem, desenvolvidos na Educação Infantil, pela identificação, descrição e análise das concepções e práticas que os direcionam. Atingir o objetivo proposto demandou a realização de pesquisa qualitativa - estudo de caso etnográfico - em uma escola particular situada em Londrina e reconhecida como referência pelo trabalho que desenvolve. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos: questionário, entrevista semi-estruturada, observação participante e análise documental. Os dados analisados revelaram que: a) os professores fundamentam sua atuação em princípios construtivistas; assim, as atividades de ensino enfatizam o desenvolvimento da criança e a construção de conhecimentos; b) as práticas avaliativas priorizam o acompanhamento constante das atividades em curso e o apoio permanente, quando constatadas dificuldades de aprendizagem; c) os professores exercitam, predominantemente, práticas avaliativas com intenção formativa que contribuem para a regulação das aprendizagens em curso, no sentido dos domínios visados. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2100 10.18222/eae183620072100 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2100 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae183620072100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2100/2058 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 36 (2007); 63-74 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 36 (2007); 63-74 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 36 (2007); 63-74 Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 36 (2007); 63-74 Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 36 (2007); 63-74 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420282613760 |