Experiências docentes na formação inicial : o processo formativo de professores de educação física.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/219203 |
Resumo: | O objetivo dessa pesquisa foi compreender quais experiências docentes assumem protagonismos no processo formativo dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Para isso, entrevistamos cinco estudantes de graduação (quatro mulheres e um homem) que cursavam a oitava fase do curso de licenciatura em Educação Física, que já haviam concluído todos os estágios curriculares obrigatórios e as práticas como componente curriculares ofertadas pelo curso. Compreendemos que o constituir-se professor é um processo carregado de ações e sentidos, movidos por saberes que mobilizam a prática pedagógica dos estudantes em formação inicial, por meio das reflexões críticas sobre o seu exercício docente. |
id |
UFRGS-2_936e6896bbc9c9f4746602743fee84c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219203 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Wittizorecki, Elisandro SchultzConceição, Victor Julierme Santos daFrasson, Jéssica SerafimKrug, Hugo Norberto2021-03-23T04:22:50Z20191982-5587http://hdl.handle.net/10183/219203001121926O objetivo dessa pesquisa foi compreender quais experiências docentes assumem protagonismos no processo formativo dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Para isso, entrevistamos cinco estudantes de graduação (quatro mulheres e um homem) que cursavam a oitava fase do curso de licenciatura em Educação Física, que já haviam concluído todos os estágios curriculares obrigatórios e as práticas como componente curriculares ofertadas pelo curso. Compreendemos que o constituir-se professor é um processo carregado de ações e sentidos, movidos por saberes que mobilizam a prática pedagógica dos estudantes em formação inicial, por meio das reflexões críticas sobre o seu exercício docente.The objective of this research was to understand which teaching experiences take center stage in the training process of the undergraduate students in Physical Education at the University of Extremo Sul Catarinense (UNESC). To do this, we interviewed five undergraduate students (four women and one man) attending the eighth phase of the undergraduate degree in Physical Education, who had already completed all the compulsory curricular internships and practices as curricular components offered by the course. We understand that becoming a teacher is a process full of actions and senses, driven by knowledge that mobilizes the pedagogical practice of students in initial formation, through critical reflections on their teaching.El objetivo de esta investigación fue entender lo que experimenta maestros asumen protagonismo en el proceso de formación de los estudiantes de la Licenciatura en Educación Física de la Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Para ello, se entrevistó a cinco estudiantes graduados (cuatro mujeres y un hombre) que asistieron a la octava etapa del curso de licenciatura en Educación Física, que ya había completado todas las prácticas y las prácticas obligatorias como componente curricular que ofrece el curso. Entendemos que constituyen maestro es un proceso completo de acciones y los sentidos, movidos por el conocimiento que movilizan la práctica pedagógica de los estudiantes en la formacióninicial, a través de la reflexión crítica sobre su práctica docente.application/pdfporRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação. Araraquara, SP, UNESP, 2019. Vol. 14, n. 4 (out./dez. 2019), p. 2106-2122DocênciaEducação físicaFormação de professoresExperiências docentes na formação inicial : o processo formativo de professores de educação física.Teaching experiences in initial training : the training process of teachers of physical education.Experiencias en enseñanzas básicas de entrenamiento : el proceso de formación de profesores de educación física.info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121926.pdf.txt001121926.pdf.txtExtracted Texttext/plain51318http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219203/2/001121926.pdf.txt5229c69f60786cb10b920b32b470afa7MD52ORIGINAL001121926.pdfTexto completoapplication/pdf231077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219203/1/001121926.pdf4d684e59d74164f9a1af85d041031ceeMD5110183/2192032024-02-10 06:07:58.82324oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219203Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-10T08:07:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Experiências docentes na formação inicial : o processo formativo de professores de educação física. |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teaching experiences in initial training : the training process of teachers of physical education. |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Experiencias en enseñanzas básicas de entrenamiento : el proceso de formación de profesores de educación física. |
title |
Experiências docentes na formação inicial : o processo formativo de professores de educação física. |
spellingShingle |
Experiências docentes na formação inicial : o processo formativo de professores de educação física. Wittizorecki, Elisandro Schultz Docência Educação física Formação de professores |
title_short |
Experiências docentes na formação inicial : o processo formativo de professores de educação física. |
title_full |
Experiências docentes na formação inicial : o processo formativo de professores de educação física. |
title_fullStr |
Experiências docentes na formação inicial : o processo formativo de professores de educação física. |
title_full_unstemmed |
Experiências docentes na formação inicial : o processo formativo de professores de educação física. |
title_sort |
Experiências docentes na formação inicial : o processo formativo de professores de educação física. |
author |
Wittizorecki, Elisandro Schultz |
author_facet |
Wittizorecki, Elisandro Schultz Conceição, Victor Julierme Santos da Frasson, Jéssica Serafim Krug, Hugo Norberto |
author_role |
author |
author2 |
Conceição, Victor Julierme Santos da Frasson, Jéssica Serafim Krug, Hugo Norberto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wittizorecki, Elisandro Schultz Conceição, Victor Julierme Santos da Frasson, Jéssica Serafim Krug, Hugo Norberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Educação física Formação de professores |
topic |
Docência Educação física Formação de professores |
description |
O objetivo dessa pesquisa foi compreender quais experiências docentes assumem protagonismos no processo formativo dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Para isso, entrevistamos cinco estudantes de graduação (quatro mulheres e um homem) que cursavam a oitava fase do curso de licenciatura em Educação Física, que já haviam concluído todos os estágios curriculares obrigatórios e as práticas como componente curriculares ofertadas pelo curso. Compreendemos que o constituir-se professor é um processo carregado de ações e sentidos, movidos por saberes que mobilizam a prática pedagógica dos estudantes em formação inicial, por meio das reflexões críticas sobre o seu exercício docente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-23T04:22:50Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/219203 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-5587 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001121926 |
identifier_str_mv |
1982-5587 001121926 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/219203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. Araraquara, SP, UNESP, 2019. Vol. 14, n. 4 (out./dez. 2019), p. 2106-2122 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219203/2/001121926.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219203/1/001121926.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5229c69f60786cb10b920b32b470afa7 4d684e59d74164f9a1af85d041031cee |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447735444176896 |