Experiências docentes na formação inicial : o processo formativo de professores de educação física.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wittizorecki, Elisandro Schultz
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Conceição, Victor Julierme Santos da, Frasson, Jéssica Serafim, Krug, Hugo Norberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219203
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi compreender quais experiências docentes assumem protagonismos no processo formativo dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Para isso, entrevistamos cinco estudantes de graduação (quatro mulheres e um homem) que cursavam a oitava fase do curso de licenciatura em Educação Física, que já haviam concluído todos os estágios curriculares obrigatórios e as práticas como componente curriculares ofertadas pelo curso. Compreendemos que o constituir-se professor é um processo carregado de ações e sentidos, movidos por saberes que mobilizam a prática pedagógica dos estudantes em formação inicial, por meio das reflexões críticas sobre o seu exercício docente.
id UFRGS-2_936e6896bbc9c9f4746602743fee84c9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219203
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Wittizorecki, Elisandro SchultzConceição, Victor Julierme Santos daFrasson, Jéssica SerafimKrug, Hugo Norberto2021-03-23T04:22:50Z20191982-5587http://hdl.handle.net/10183/219203001121926O objetivo dessa pesquisa foi compreender quais experiências docentes assumem protagonismos no processo formativo dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Para isso, entrevistamos cinco estudantes de graduação (quatro mulheres e um homem) que cursavam a oitava fase do curso de licenciatura em Educação Física, que já haviam concluído todos os estágios curriculares obrigatórios e as práticas como componente curriculares ofertadas pelo curso. Compreendemos que o constituir-se professor é um processo carregado de ações e sentidos, movidos por saberes que mobilizam a prática pedagógica dos estudantes em formação inicial, por meio das reflexões críticas sobre o seu exercício docente.The objective of this research was to understand which teaching experiences take center stage in the training process of the undergraduate students in Physical Education at the University of Extremo Sul Catarinense (UNESC). To do this, we interviewed five undergraduate students (four women and one man) attending the eighth phase of the undergraduate degree in Physical Education, who had already completed all the compulsory curricular internships and practices as curricular components offered by the course. We understand that becoming a teacher is a process full of actions and senses, driven by knowledge that mobilizes the pedagogical practice of students in initial formation, through critical reflections on their teaching.El objetivo de esta investigación fue entender lo que experimenta maestros asumen protagonismo en el proceso de formación de los estudiantes de la Licenciatura en Educación Física de la Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Para ello, se entrevistó a cinco estudiantes graduados (cuatro mujeres y un hombre) que asistieron a la octava etapa del curso de licenciatura en Educación Física, que ya había completado todas las prácticas y las prácticas obligatorias como componente curricular que ofrece el curso. Entendemos que constituyen maestro es un proceso completo de acciones y los sentidos, movidos por el conocimiento que movilizan la práctica pedagógica de los estudiantes en la formacióninicial, a través de la reflexión crítica sobre su práctica docente.application/pdfporRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação. Araraquara, SP, UNESP, 2019. Vol. 14, n. 4 (out./dez. 2019), p. 2106-2122DocênciaEducação físicaFormação de professoresExperiências docentes na formação inicial : o processo formativo de professores de educação física.Teaching experiences in initial training : the training process of teachers of physical education.Experiencias en enseñanzas básicas de entrenamiento : el proceso de formación de profesores de educación física.info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121926.pdf.txt001121926.pdf.txtExtracted Texttext/plain51318http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219203/2/001121926.pdf.txt5229c69f60786cb10b920b32b470afa7MD52ORIGINAL001121926.pdfTexto completoapplication/pdf231077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219203/1/001121926.pdf4d684e59d74164f9a1af85d041031ceeMD5110183/2192032024-02-10 06:07:58.82324oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219203Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-10T08:07:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experiências docentes na formação inicial : o processo formativo de professores de educação física.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching experiences in initial training : the training process of teachers of physical education.
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Experiencias en enseñanzas básicas de entrenamiento : el proceso de formación de profesores de educación física.
title Experiências docentes na formação inicial : o processo formativo de professores de educação física.
spellingShingle Experiências docentes na formação inicial : o processo formativo de professores de educação física.
Wittizorecki, Elisandro Schultz
Docência
Educação física
Formação de professores
title_short Experiências docentes na formação inicial : o processo formativo de professores de educação física.
title_full Experiências docentes na formação inicial : o processo formativo de professores de educação física.
title_fullStr Experiências docentes na formação inicial : o processo formativo de professores de educação física.
title_full_unstemmed Experiências docentes na formação inicial : o processo formativo de professores de educação física.
title_sort Experiências docentes na formação inicial : o processo formativo de professores de educação física.
author Wittizorecki, Elisandro Schultz
author_facet Wittizorecki, Elisandro Schultz
Conceição, Victor Julierme Santos da
Frasson, Jéssica Serafim
Krug, Hugo Norberto
author_role author
author2 Conceição, Victor Julierme Santos da
Frasson, Jéssica Serafim
Krug, Hugo Norberto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wittizorecki, Elisandro Schultz
Conceição, Victor Julierme Santos da
Frasson, Jéssica Serafim
Krug, Hugo Norberto
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Educação física
Formação de professores
topic Docência
Educação física
Formação de professores
description O objetivo dessa pesquisa foi compreender quais experiências docentes assumem protagonismos no processo formativo dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Para isso, entrevistamos cinco estudantes de graduação (quatro mulheres e um homem) que cursavam a oitava fase do curso de licenciatura em Educação Física, que já haviam concluído todos os estágios curriculares obrigatórios e as práticas como componente curriculares ofertadas pelo curso. Compreendemos que o constituir-se professor é um processo carregado de ações e sentidos, movidos por saberes que mobilizam a prática pedagógica dos estudantes em formação inicial, por meio das reflexões críticas sobre o seu exercício docente.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-23T04:22:50Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/219203
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-5587
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001121926
identifier_str_mv 1982-5587
001121926
url http://hdl.handle.net/10183/219203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. Araraquara, SP, UNESP, 2019. Vol. 14, n. 4 (out./dez. 2019), p. 2106-2122
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219203/2/001121926.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219203/1/001121926.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5229c69f60786cb10b920b32b470afa7
4d684e59d74164f9a1af85d041031cee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447735444176896