Fundamentos de um programa de avaliação educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna, Heraldo Marelim
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2168
Resumo: O artigo oferece reflexões sobre aspectos da avaliação educacional e procura estimular diferentes pensares sobre a definição de uma política de avaliação do sistema educacional brasileiro. Destaca, inicialmente, a relação entre avaliação e planejamento escolar; associa a idéia de avaliação a uma efetiva política de ação e procura estimular estudos sobre as possibilidades dos testes referenciados a critério. O trabalho chama a atenção para a influência da diversidade socioeconômica e cultural nas avaliações e mostra o significado da avaliação na tomada de decisões. A questão da disseminação dos resultados é vista como ponto fundamental no impacto da avaliação sobre os sistemas educacionais. Outros aspectos relacionados à temática geral sobre “padrões e avaliação” são igualmente considerados.
id FCC-2_35bb22d9ee3d2e7060a11aae976d4e42
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2168
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Fundamentos de um programa de avaliação educacionalEducational evaluationAction policyCriterion Referenced TestDecisiontaking processesMeta-evaluationDissemination of resultsO artigo oferece reflexões sobre aspectos da avaliação educacional e procura estimular diferentes pensares sobre a definição de uma política de avaliação do sistema educacional brasileiro. Destaca, inicialmente, a relação entre avaliação e planejamento escolar; associa a idéia de avaliação a uma efetiva política de ação e procura estimular estudos sobre as possibilidades dos testes referenciados a critério. O trabalho chama a atenção para a influência da diversidade socioeconômica e cultural nas avaliações e mostra o significado da avaliação na tomada de decisões. A questão da disseminação dos resultados é vista como ponto fundamental no impacto da avaliação sobre os sistemas educacionais. Outros aspectos relacionados à temática geral sobre “padrões e avaliação” são igualmente considerados. Fundação Carlos Chagas2003-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/216810.18222/eae02820032168Estudos em Avaliação Educacional; No. 28 (2003); 23-38Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 28 (2003); 23-38Estudos em Avaliação Educacional; No. 28 (2003); 23-38Estudos em Avaliação Educacional; N. 28 (2003); 23-38Estudos em Avaliação Educacional; n. 28 (2003); 23-381984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2168/2125Vianna, Heraldo Mareliminfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:16:22Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2168Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:16:22Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fundamentos de um programa de avaliação educacional
title Fundamentos de um programa de avaliação educacional
spellingShingle Fundamentos de um programa de avaliação educacional
Vianna, Heraldo Marelim
Educational evaluation
Action policy
Criterion Referenced Test
Decisiontaking processes
Meta-evaluation
Dissemination of results
title_short Fundamentos de um programa de avaliação educacional
title_full Fundamentos de um programa de avaliação educacional
title_fullStr Fundamentos de um programa de avaliação educacional
title_full_unstemmed Fundamentos de um programa de avaliação educacional
title_sort Fundamentos de um programa de avaliação educacional
author Vianna, Heraldo Marelim
author_facet Vianna, Heraldo Marelim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vianna, Heraldo Marelim
dc.subject.por.fl_str_mv Educational evaluation
Action policy
Criterion Referenced Test
Decisiontaking processes
Meta-evaluation
Dissemination of results
topic Educational evaluation
Action policy
Criterion Referenced Test
Decisiontaking processes
Meta-evaluation
Dissemination of results
description O artigo oferece reflexões sobre aspectos da avaliação educacional e procura estimular diferentes pensares sobre a definição de uma política de avaliação do sistema educacional brasileiro. Destaca, inicialmente, a relação entre avaliação e planejamento escolar; associa a idéia de avaliação a uma efetiva política de ação e procura estimular estudos sobre as possibilidades dos testes referenciados a critério. O trabalho chama a atenção para a influência da diversidade socioeconômica e cultural nas avaliações e mostra o significado da avaliação na tomada de decisões. A questão da disseminação dos resultados é vista como ponto fundamental no impacto da avaliação sobre os sistemas educacionais. Outros aspectos relacionados à temática geral sobre “padrões e avaliação” são igualmente considerados.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2168
10.18222/eae02820032168
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2168
identifier_str_mv 10.18222/eae02820032168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2168/2125
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; No. 28 (2003); 23-38
Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 28 (2003); 23-38
Estudos em Avaliação Educacional; No. 28 (2003); 23-38
Estudos em Avaliação Educacional; N. 28 (2003); 23-38
Estudos em Avaliação Educacional; n. 28 (2003); 23-38
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420670586880