Fundamentos de um programa de avaliação educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2168 |
Resumo: | O artigo oferece reflexões sobre aspectos da avaliação educacional e procura estimular diferentes pensares sobre a definição de uma política de avaliação do sistema educacional brasileiro. Destaca, inicialmente, a relação entre avaliação e planejamento escolar; associa a idéia de avaliação a uma efetiva política de ação e procura estimular estudos sobre as possibilidades dos testes referenciados a critério. O trabalho chama a atenção para a influência da diversidade socioeconômica e cultural nas avaliações e mostra o significado da avaliação na tomada de decisões. A questão da disseminação dos resultados é vista como ponto fundamental no impacto da avaliação sobre os sistemas educacionais. Outros aspectos relacionados à temática geral sobre “padrões e avaliação” são igualmente considerados. |
id |
FCC-2_35bb22d9ee3d2e7060a11aae976d4e42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2168 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Fundamentos de um programa de avaliação educacionalEducational evaluationAction policyCriterion Referenced TestDecisiontaking processesMeta-evaluationDissemination of resultsO artigo oferece reflexões sobre aspectos da avaliação educacional e procura estimular diferentes pensares sobre a definição de uma política de avaliação do sistema educacional brasileiro. Destaca, inicialmente, a relação entre avaliação e planejamento escolar; associa a idéia de avaliação a uma efetiva política de ação e procura estimular estudos sobre as possibilidades dos testes referenciados a critério. O trabalho chama a atenção para a influência da diversidade socioeconômica e cultural nas avaliações e mostra o significado da avaliação na tomada de decisões. A questão da disseminação dos resultados é vista como ponto fundamental no impacto da avaliação sobre os sistemas educacionais. Outros aspectos relacionados à temática geral sobre “padrões e avaliação” são igualmente considerados. Fundação Carlos Chagas2003-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/216810.18222/eae02820032168Estudos em Avaliação Educacional; No. 28 (2003); 23-38Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 28 (2003); 23-38Estudos em Avaliação Educacional; No. 28 (2003); 23-38Estudos em Avaliação Educacional; N. 28 (2003); 23-38Estudos em Avaliação Educacional; n. 28 (2003); 23-381984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2168/2125Vianna, Heraldo Mareliminfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:16:22Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2168Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:16:22Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fundamentos de um programa de avaliação educacional |
title |
Fundamentos de um programa de avaliação educacional |
spellingShingle |
Fundamentos de um programa de avaliação educacional Vianna, Heraldo Marelim Educational evaluation Action policy Criterion Referenced Test Decisiontaking processes Meta-evaluation Dissemination of results |
title_short |
Fundamentos de um programa de avaliação educacional |
title_full |
Fundamentos de um programa de avaliação educacional |
title_fullStr |
Fundamentos de um programa de avaliação educacional |
title_full_unstemmed |
Fundamentos de um programa de avaliação educacional |
title_sort |
Fundamentos de um programa de avaliação educacional |
author |
Vianna, Heraldo Marelim |
author_facet |
Vianna, Heraldo Marelim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vianna, Heraldo Marelim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educational evaluation Action policy Criterion Referenced Test Decisiontaking processes Meta-evaluation Dissemination of results |
topic |
Educational evaluation Action policy Criterion Referenced Test Decisiontaking processes Meta-evaluation Dissemination of results |
description |
O artigo oferece reflexões sobre aspectos da avaliação educacional e procura estimular diferentes pensares sobre a definição de uma política de avaliação do sistema educacional brasileiro. Destaca, inicialmente, a relação entre avaliação e planejamento escolar; associa a idéia de avaliação a uma efetiva política de ação e procura estimular estudos sobre as possibilidades dos testes referenciados a critério. O trabalho chama a atenção para a influência da diversidade socioeconômica e cultural nas avaliações e mostra o significado da avaliação na tomada de decisões. A questão da disseminação dos resultados é vista como ponto fundamental no impacto da avaliação sobre os sistemas educacionais. Outros aspectos relacionados à temática geral sobre “padrões e avaliação” são igualmente considerados. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2168 10.18222/eae02820032168 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2168 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae02820032168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2168/2125 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; No. 28 (2003); 23-38 Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 28 (2003); 23-38 Estudos em Avaliação Educacional; No. 28 (2003); 23-38 Estudos em Avaliação Educacional; N. 28 (2003); 23-38 Estudos em Avaliação Educacional; n. 28 (2003); 23-38 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420670586880 |