Fundamentos de um Programa de Avaliação Educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna, Heraldo Marelim
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/11
Resumo: O artigo oferece reflexoes sobre aspectos da avaliação educacional e procura estimular diferentes pensares sobre a definicao de uma politica de avaliação do sistema educacional brasileiro. Destaca, inicialmente, a relação entre avaliação e planejamento escolar; associa a ideia de avaliação a uma efetiva politica de ação e procura estimular estudos sobre as possibilidades dos testes referenciados a criterio. O trabalho chama a atencao para a influencia da diversidade socioeconômica e cultural nas avaliações e mostra o significado da avaliação na tomada de decisoes. A questao da disseminação dos resultados e vista como ponto fundamental no impacto da avaliação sobre os sistemas educacionais. Outros aspectos relacionados à tematica geral sobre
id CESGRAN-1_fa979f5a1d489e54ad4e0eb735b67b4b
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/11
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Fundamentos de um Programa de Avaliação EducacionalThe basis of an Educational Assessment ProgramFundamentos de un Programa de Evaluacion Educacionalavaliação educacionalavaliação educacional, politica de ação, testes referenciados a criterio, tomada de decisao, metavaliação, disseminação de resultados.Educational evaluation; Action policy; Criterion Referenced Tests; Decision-taking processes; Meta-evaluation; Dissemination of resultsEvaluacion educativa; Politica de accion; Tests relativos a criterio; Toma de decision; Meta evaluacion; Diseminacion de resultadosO artigo oferece reflexoes sobre aspectos da avaliação educacional e procura estimular diferentes pensares sobre a definicao de uma politica de avaliação do sistema educacional brasileiro. Destaca, inicialmente, a relação entre avaliação e planejamento escolar; associa a ideia de avaliação a uma efetiva politica de ação e procura estimular estudos sobre as possibilidades dos testes referenciados a criterio. O trabalho chama a atencao para a influencia da diversidade socioeconômica e cultural nas avaliações e mostra o significado da avaliação na tomada de decisoes. A questao da disseminação dos resultados e vista como ponto fundamental no impacto da avaliação sobre os sistemas educacionais. Outros aspectos relacionados à tematica geral sobre This article offers a discussion of various aspects of educational evaluation and attempts to stimulate other ideas on defining an evaluation policy for the Brazilian educational system. First, it highlights the relationship between evaluation and school planning; it associates the idea of evaluation to an effective action policy and seeks to foster studies about the possibilities of the Criterion Referenced Tests. It also calls attention to the influence of socio-economic and cultural diversity on evaluation and shows the relevance of evaluation to decision-taking processes. The issue of disseminating the results is considered fundamental to the impact evaluation has on educational systems. Other aspects related to the general topic "patterns and evaluation" are also discussed. El artículo propone reflexiones sobre aspectos de la evaluacion educativa y trata de estimular diferentes pensamientos sobre la definicion de una politica de evaluacion del sistema educativo brasileño. Inicialmente, resalta la relacion entre evaluacion y planificacion escolar; hace una asociacion de la idea de evaluacion con una efectiva politica de accion y procura estimular estudios sobre las posibilidades que tienen los tests relativos a criterio. El trabajo llama la atencion sobre la influencia de la diversidad socioeconomica y cultural en las evaluaciones y muestra el sigificado de la evaluacion en la toma de decisiones. Se sustenta la cuestion sobre la diseminacion de los resultados como punto fundamental en el impacto de la evaluacion sobre los sistemas educativos.  Tambien son igualmente considerados, otros aspectos relacionados con el tema general sobre "padrones y evaluaciones".Fundação CesgranrioVianna, Heraldo Marelim2009-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1110.22347/2175-2753v1i1.11Revista Meta: Avaliação; v. 1, n. 1 (2009): Edicao Especial de Lancamento; 11-272175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/11/4Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2009-09-25T15:47:11Zoai:ojs.localhost:article/11Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2009-09-25T15:47:11Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fundamentos de um Programa de Avaliação Educacional
The basis of an Educational Assessment Program
Fundamentos de un Programa de Evaluacion Educacional
title Fundamentos de um Programa de Avaliação Educacional
spellingShingle Fundamentos de um Programa de Avaliação Educacional
Vianna, Heraldo Marelim
avaliação educacional
avaliação educacional, politica de ação, testes referenciados a criterio, tomada de decisao, metavaliação, disseminação de resultados.
Educational evaluation; Action policy; Criterion Referenced Tests; Decision-taking processes; Meta-evaluation; Dissemination of results
Evaluacion educativa; Politica de accion; Tests relativos a criterio; Toma de decision; Meta evaluacion; Diseminacion de resultados
title_short Fundamentos de um Programa de Avaliação Educacional
title_full Fundamentos de um Programa de Avaliação Educacional
title_fullStr Fundamentos de um Programa de Avaliação Educacional
title_full_unstemmed Fundamentos de um Programa de Avaliação Educacional
title_sort Fundamentos de um Programa de Avaliação Educacional
author Vianna, Heraldo Marelim
author_facet Vianna, Heraldo Marelim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Vianna, Heraldo Marelim
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv avaliação educacional
avaliação educacional, politica de ação, testes referenciados a criterio, tomada de decisao, metavaliação, disseminação de resultados.
Educational evaluation; Action policy; Criterion Referenced Tests; Decision-taking processes; Meta-evaluation; Dissemination of results
Evaluacion educativa; Politica de accion; Tests relativos a criterio; Toma de decision; Meta evaluacion; Diseminacion de resultados
topic avaliação educacional
avaliação educacional, politica de ação, testes referenciados a criterio, tomada de decisao, metavaliação, disseminação de resultados.
Educational evaluation; Action policy; Criterion Referenced Tests; Decision-taking processes; Meta-evaluation; Dissemination of results
Evaluacion educativa; Politica de accion; Tests relativos a criterio; Toma de decision; Meta evaluacion; Diseminacion de resultados
description O artigo oferece reflexoes sobre aspectos da avaliação educacional e procura estimular diferentes pensares sobre a definicao de uma politica de avaliação do sistema educacional brasileiro. Destaca, inicialmente, a relação entre avaliação e planejamento escolar; associa a ideia de avaliação a uma efetiva politica de ação e procura estimular estudos sobre as possibilidades dos testes referenciados a criterio. O trabalho chama a atencao para a influencia da diversidade socioeconômica e cultural nas avaliações e mostra o significado da avaliação na tomada de decisoes. A questao da disseminação dos resultados e vista como ponto fundamental no impacto da avaliação sobre os sistemas educacionais. Outros aspectos relacionados à tematica geral sobre
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-15
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/11
10.22347/2175-2753v1i1.11
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/11
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v1i1.11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/11/4
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv





dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 1, n. 1 (2009): Edicao Especial de Lancamento; 11-27
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845671800700928