Fundamentos de um Programa de Avaliação Educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/11 |
Resumo: | O artigo oferece reflexoes sobre aspectos da avaliação educacional e procura estimular diferentes pensares sobre a definicao de uma politica de avaliação do sistema educacional brasileiro. Destaca, inicialmente, a relação entre avaliação e planejamento escolar; associa a ideia de avaliação a uma efetiva politica de ação e procura estimular estudos sobre as possibilidades dos testes referenciados a criterio. O trabalho chama a atencao para a influencia da diversidade socioeconômica e cultural nas avaliações e mostra o significado da avaliação na tomada de decisoes. A questao da disseminação dos resultados e vista como ponto fundamental no impacto da avaliação sobre os sistemas educacionais. Outros aspectos relacionados à tematica geral sobre |
id |
CESGRAN-1_fa979f5a1d489e54ad4e0eb735b67b4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/11 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fundamentos de um Programa de Avaliação EducacionalThe basis of an Educational Assessment ProgramFundamentos de un Programa de Evaluacion Educacionalavaliação educacionalavaliação educacional, politica de ação, testes referenciados a criterio, tomada de decisao, metavaliação, disseminação de resultados.Educational evaluation; Action policy; Criterion Referenced Tests; Decision-taking processes; Meta-evaluation; Dissemination of resultsEvaluacion educativa; Politica de accion; Tests relativos a criterio; Toma de decision; Meta evaluacion; Diseminacion de resultadosO artigo oferece reflexoes sobre aspectos da avaliação educacional e procura estimular diferentes pensares sobre a definicao de uma politica de avaliação do sistema educacional brasileiro. Destaca, inicialmente, a relação entre avaliação e planejamento escolar; associa a ideia de avaliação a uma efetiva politica de ação e procura estimular estudos sobre as possibilidades dos testes referenciados a criterio. O trabalho chama a atencao para a influencia da diversidade socioeconômica e cultural nas avaliações e mostra o significado da avaliação na tomada de decisoes. A questao da disseminação dos resultados e vista como ponto fundamental no impacto da avaliação sobre os sistemas educacionais. Outros aspectos relacionados à tematica geral sobre This article offers a discussion of various aspects of educational evaluation and attempts to stimulate other ideas on defining an evaluation policy for the Brazilian educational system. First, it highlights the relationship between evaluation and school planning; it associates the idea of evaluation to an effective action policy and seeks to foster studies about the possibilities of the Criterion Referenced Tests. It also calls attention to the influence of socio-economic and cultural diversity on evaluation and shows the relevance of evaluation to decision-taking processes. The issue of disseminating the results is considered fundamental to the impact evaluation has on educational systems. Other aspects related to the general topic "patterns and evaluation" are also discussed. El artículo propone reflexiones sobre aspectos de la evaluacion educativa y trata de estimular diferentes pensamientos sobre la definicion de una politica de evaluacion del sistema educativo brasileño. Inicialmente, resalta la relacion entre evaluacion y planificacion escolar; hace una asociacion de la idea de evaluacion con una efectiva politica de accion y procura estimular estudios sobre las posibilidades que tienen los tests relativos a criterio. El trabajo llama la atencion sobre la influencia de la diversidad socioeconomica y cultural en las evaluaciones y muestra el sigificado de la evaluacion en la toma de decisiones. Se sustenta la cuestion sobre la diseminacion de los resultados como punto fundamental en el impacto de la evaluacion sobre los sistemas educativos. Tambien son igualmente considerados, otros aspectos relacionados con el tema general sobre "padrones y evaluaciones".Fundação CesgranrioVianna, Heraldo Marelim2009-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1110.22347/2175-2753v1i1.11Revista Meta: Avaliação; v. 1, n. 1 (2009): Edicao Especial de Lancamento; 11-272175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/11/4Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2009-09-25T15:47:11Zoai:ojs.localhost:article/11Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2009-09-25T15:47:11Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fundamentos de um Programa de Avaliação Educacional The basis of an Educational Assessment Program Fundamentos de un Programa de Evaluacion Educacional |
title |
Fundamentos de um Programa de Avaliação Educacional |
spellingShingle |
Fundamentos de um Programa de Avaliação Educacional Vianna, Heraldo Marelim avaliação educacional avaliação educacional, politica de ação, testes referenciados a criterio, tomada de decisao, metavaliação, disseminação de resultados. Educational evaluation; Action policy; Criterion Referenced Tests; Decision-taking processes; Meta-evaluation; Dissemination of results Evaluacion educativa; Politica de accion; Tests relativos a criterio; Toma de decision; Meta evaluacion; Diseminacion de resultados |
title_short |
Fundamentos de um Programa de Avaliação Educacional |
title_full |
Fundamentos de um Programa de Avaliação Educacional |
title_fullStr |
Fundamentos de um Programa de Avaliação Educacional |
title_full_unstemmed |
Fundamentos de um Programa de Avaliação Educacional |
title_sort |
Fundamentos de um Programa de Avaliação Educacional |
author |
Vianna, Heraldo Marelim |
author_facet |
Vianna, Heraldo Marelim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vianna, Heraldo Marelim |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação educacional avaliação educacional, politica de ação, testes referenciados a criterio, tomada de decisao, metavaliação, disseminação de resultados. Educational evaluation; Action policy; Criterion Referenced Tests; Decision-taking processes; Meta-evaluation; Dissemination of results Evaluacion educativa; Politica de accion; Tests relativos a criterio; Toma de decision; Meta evaluacion; Diseminacion de resultados |
topic |
avaliação educacional avaliação educacional, politica de ação, testes referenciados a criterio, tomada de decisao, metavaliação, disseminação de resultados. Educational evaluation; Action policy; Criterion Referenced Tests; Decision-taking processes; Meta-evaluation; Dissemination of results Evaluacion educativa; Politica de accion; Tests relativos a criterio; Toma de decision; Meta evaluacion; Diseminacion de resultados |
description |
O artigo oferece reflexoes sobre aspectos da avaliação educacional e procura estimular diferentes pensares sobre a definicao de uma politica de avaliação do sistema educacional brasileiro. Destaca, inicialmente, a relação entre avaliação e planejamento escolar; associa a ideia de avaliação a uma efetiva politica de ação e procura estimular estudos sobre as possibilidades dos testes referenciados a criterio. O trabalho chama a atencao para a influencia da diversidade socioeconômica e cultural nas avaliações e mostra o significado da avaliação na tomada de decisoes. A questao da disseminação dos resultados e vista como ponto fundamental no impacto da avaliação sobre os sistemas educacionais. Outros aspectos relacionados à tematica geral sobre |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/11 10.22347/2175-2753v1i1.11 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/11 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v1i1.11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/11/4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 1, n. 1 (2009): Edicao Especial de Lancamento; 11-27 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845671800700928 |