O teclar e o escrever: conceitos e preconceitos lingüísticos, culturais e sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sérgio Roberto
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Pereira, Ana Paula Marques Sampaio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2160
Resumo: O objetivo deste texto é analisar e interpretar os conceitos e preconceitos lingüístico-gramaticais, culturais e sociais que perpassam o discurso construído por “representantes” - com diversos graus de letramento - de várias esferas sociais e institucionais (mídia, escola, família etc.), ao julgarem socialmente, e não lingüisticamente, os chamados “erros gramaticais” como “crimes de lesa-pátria”. Também o discurso produzido pelos adolescentes entrevistados em pesquisa sobre construção/produção da escrita na internet e na escola deixa entrever julgamentos semelhantes, tanto ao reproduzir a opinião da escola quanto a própria, refletindo uma educação que tem efeitos deletérios, tanto nas relações sociais quanto nas educacionais, principalmente na educação lingüística que é oferecida a nossa infância e juventude.
id FCC-2_4599a0b44269c6b8f98cc3b07683a5cd
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2160
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling O teclar e o escrever: conceitos e preconceitos lingüísticos, culturais e sociaisLingüísticaPreconceitoInternetEscritaO objetivo deste texto é analisar e interpretar os conceitos e preconceitos lingüístico-gramaticais, culturais e sociais que perpassam o discurso construído por “representantes” - com diversos graus de letramento - de várias esferas sociais e institucionais (mídia, escola, família etc.), ao julgarem socialmente, e não lingüisticamente, os chamados “erros gramaticais” como “crimes de lesa-pátria”. Também o discurso produzido pelos adolescentes entrevistados em pesquisa sobre construção/produção da escrita na internet e na escola deixa entrever julgamentos semelhantes, tanto ao reproduzir a opinião da escola quanto a própria, refletindo uma educação que tem efeitos deletérios, tanto nas relações sociais quanto nas educacionais, principalmente na educação lingüística que é oferecida a nossa infância e juventude.Fundação Carlos Chagas2004-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/216010.18222/eae02920042160Estudos em Avaliação Educacional; No. 29 (2004); 87-110Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 29 (2004); 87-110Estudos em Avaliação Educacional; No. 29 (2004); 87-110Estudos em Avaliação Educacional; N. 29 (2004); 87-110Estudos em Avaliação Educacional; n. 29 (2004); 87-1101984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2160/2117Costa, Sérgio RobertoPereira, Ana Paula Marques Sampaioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:16:08Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2160Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:16:08Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv O teclar e o escrever: conceitos e preconceitos lingüísticos, culturais e sociais
title O teclar e o escrever: conceitos e preconceitos lingüísticos, culturais e sociais
spellingShingle O teclar e o escrever: conceitos e preconceitos lingüísticos, culturais e sociais
Costa, Sérgio Roberto
Lingüística
Preconceito
Internet
Escrita
title_short O teclar e o escrever: conceitos e preconceitos lingüísticos, culturais e sociais
title_full O teclar e o escrever: conceitos e preconceitos lingüísticos, culturais e sociais
title_fullStr O teclar e o escrever: conceitos e preconceitos lingüísticos, culturais e sociais
title_full_unstemmed O teclar e o escrever: conceitos e preconceitos lingüísticos, culturais e sociais
title_sort O teclar e o escrever: conceitos e preconceitos lingüísticos, culturais e sociais
author Costa, Sérgio Roberto
author_facet Costa, Sérgio Roberto
Pereira, Ana Paula Marques Sampaio
author_role author
author2 Pereira, Ana Paula Marques Sampaio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sérgio Roberto
Pereira, Ana Paula Marques Sampaio
dc.subject.por.fl_str_mv Lingüística
Preconceito
Internet
Escrita
topic Lingüística
Preconceito
Internet
Escrita
description O objetivo deste texto é analisar e interpretar os conceitos e preconceitos lingüístico-gramaticais, culturais e sociais que perpassam o discurso construído por “representantes” - com diversos graus de letramento - de várias esferas sociais e institucionais (mídia, escola, família etc.), ao julgarem socialmente, e não lingüisticamente, os chamados “erros gramaticais” como “crimes de lesa-pátria”. Também o discurso produzido pelos adolescentes entrevistados em pesquisa sobre construção/produção da escrita na internet e na escola deixa entrever julgamentos semelhantes, tanto ao reproduzir a opinião da escola quanto a própria, refletindo uma educação que tem efeitos deletérios, tanto nas relações sociais quanto nas educacionais, principalmente na educação lingüística que é oferecida a nossa infância e juventude.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2160
10.18222/eae02920042160
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2160
identifier_str_mv 10.18222/eae02920042160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2160/2117
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; No. 29 (2004); 87-110
Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 29 (2004); 87-110
Estudos em Avaliação Educacional; No. 29 (2004); 87-110
Estudos em Avaliação Educacional; N. 29 (2004); 87-110
Estudos em Avaliação Educacional; n. 29 (2004); 87-110
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420656955392