O teclar e o escrever: conceitos e preconceitos lingüísticos, culturais e sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2160 |
Resumo: | O objetivo deste texto é analisar e interpretar os conceitos e preconceitos lingüístico-gramaticais, culturais e sociais que perpassam o discurso construído por “representantes” - com diversos graus de letramento - de várias esferas sociais e institucionais (mídia, escola, família etc.), ao julgarem socialmente, e não lingüisticamente, os chamados “erros gramaticais” como “crimes de lesa-pátria”. Também o discurso produzido pelos adolescentes entrevistados em pesquisa sobre construção/produção da escrita na internet e na escola deixa entrever julgamentos semelhantes, tanto ao reproduzir a opinião da escola quanto a própria, refletindo uma educação que tem efeitos deletérios, tanto nas relações sociais quanto nas educacionais, principalmente na educação lingüística que é oferecida a nossa infância e juventude. |
id |
FCC-2_4599a0b44269c6b8f98cc3b07683a5cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2160 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
O teclar e o escrever: conceitos e preconceitos lingüísticos, culturais e sociaisLingüísticaPreconceitoInternetEscritaO objetivo deste texto é analisar e interpretar os conceitos e preconceitos lingüístico-gramaticais, culturais e sociais que perpassam o discurso construído por “representantes” - com diversos graus de letramento - de várias esferas sociais e institucionais (mídia, escola, família etc.), ao julgarem socialmente, e não lingüisticamente, os chamados “erros gramaticais” como “crimes de lesa-pátria”. Também o discurso produzido pelos adolescentes entrevistados em pesquisa sobre construção/produção da escrita na internet e na escola deixa entrever julgamentos semelhantes, tanto ao reproduzir a opinião da escola quanto a própria, refletindo uma educação que tem efeitos deletérios, tanto nas relações sociais quanto nas educacionais, principalmente na educação lingüística que é oferecida a nossa infância e juventude.Fundação Carlos Chagas2004-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/216010.18222/eae02920042160Estudos em Avaliação Educacional; No. 29 (2004); 87-110Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 29 (2004); 87-110Estudos em Avaliação Educacional; No. 29 (2004); 87-110Estudos em Avaliação Educacional; N. 29 (2004); 87-110Estudos em Avaliação Educacional; n. 29 (2004); 87-1101984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2160/2117Costa, Sérgio RobertoPereira, Ana Paula Marques Sampaioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:16:08Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2160Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:16:08Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O teclar e o escrever: conceitos e preconceitos lingüísticos, culturais e sociais |
title |
O teclar e o escrever: conceitos e preconceitos lingüísticos, culturais e sociais |
spellingShingle |
O teclar e o escrever: conceitos e preconceitos lingüísticos, culturais e sociais Costa, Sérgio Roberto Lingüística Preconceito Internet Escrita |
title_short |
O teclar e o escrever: conceitos e preconceitos lingüísticos, culturais e sociais |
title_full |
O teclar e o escrever: conceitos e preconceitos lingüísticos, culturais e sociais |
title_fullStr |
O teclar e o escrever: conceitos e preconceitos lingüísticos, culturais e sociais |
title_full_unstemmed |
O teclar e o escrever: conceitos e preconceitos lingüísticos, culturais e sociais |
title_sort |
O teclar e o escrever: conceitos e preconceitos lingüísticos, culturais e sociais |
author |
Costa, Sérgio Roberto |
author_facet |
Costa, Sérgio Roberto Pereira, Ana Paula Marques Sampaio |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Ana Paula Marques Sampaio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Sérgio Roberto Pereira, Ana Paula Marques Sampaio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lingüística Preconceito Internet Escrita |
topic |
Lingüística Preconceito Internet Escrita |
description |
O objetivo deste texto é analisar e interpretar os conceitos e preconceitos lingüístico-gramaticais, culturais e sociais que perpassam o discurso construído por “representantes” - com diversos graus de letramento - de várias esferas sociais e institucionais (mídia, escola, família etc.), ao julgarem socialmente, e não lingüisticamente, os chamados “erros gramaticais” como “crimes de lesa-pátria”. Também o discurso produzido pelos adolescentes entrevistados em pesquisa sobre construção/produção da escrita na internet e na escola deixa entrever julgamentos semelhantes, tanto ao reproduzir a opinião da escola quanto a própria, refletindo uma educação que tem efeitos deletérios, tanto nas relações sociais quanto nas educacionais, principalmente na educação lingüística que é oferecida a nossa infância e juventude. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2160 10.18222/eae02920042160 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2160 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae02920042160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2160/2117 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; No. 29 (2004); 87-110 Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 29 (2004); 87-110 Estudos em Avaliação Educacional; No. 29 (2004); 87-110 Estudos em Avaliação Educacional; N. 29 (2004); 87-110 Estudos em Avaliação Educacional; n. 29 (2004); 87-110 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420656955392 |