Programa Alfabetização na Idade Certa: concepções, primeiros resultados e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Cláudio de Albuquerque
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Aguiar, Rui Rodrigues, Campos, Márcia Oliveira Cavalcante
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2049
Resumo: Este artigo versa sobre o "Programa Alfabetização na Idade Certa" (PAIC), delineando as possibilidades de intervenção para eliminar o analfabetismo no Estado do Ceará. Revelam-se os fundamentos conceituais que nortearam a criação do modelo de avaliação utilizado nesse programa, sua metodologia, bem como os resultados da avaliação realizada no primeiro semestre de 2006, em 55 municípios do Ceará, com crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental, e que apresentaram desempenhos insatisfatórios no que se refere à leitura e escrita de pequenos textos. Os resultados conscientizaram os diretores, supervisores, professores e ainda os responsáveis pelas políticas educacionais do Estado da necessidade de intervenções urgentes no processo de alfabetização das crianças cearenses.
id FCC-2_50f939dbfef5d3dc7ada9948ef6dd298
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2049
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Programa Alfabetização na Idade Certa: concepções, primeiros resultados e perspectivasAlfabetizaçãoAvaliação da AprendizagemPolíticas EducacionaisCearáEste artigo versa sobre o "Programa Alfabetização na Idade Certa" (PAIC), delineando as possibilidades de intervenção para eliminar o analfabetismo no Estado do Ceará. Revelam-se os fundamentos conceituais que nortearam a criação do modelo de avaliação utilizado nesse programa, sua metodologia, bem como os resultados da avaliação realizada no primeiro semestre de 2006, em 55 municípios do Ceará, com crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental, e que apresentaram desempenhos insatisfatórios no que se refere à leitura e escrita de pequenos textos. Os resultados conscientizaram os diretores, supervisores, professores e ainda os responsáveis pelas políticas educacionais do Estado da necessidade de intervenções urgentes no processo de alfabetização das crianças cearenses.Fundação Carlos Chagas2009-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/204910.18222/eae204320092049Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 275-291Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 43 (2009); 275-291Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 275-291Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 43 (2009); 275-291Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 43 (2009); 275-2911984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2049/2008Marques, Cláudio de AlbuquerqueAguiar, Rui RodriguesCampos, Márcia Oliveira Cavalcanteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:09:39Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2049Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:09:39Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa Alfabetização na Idade Certa: concepções, primeiros resultados e perspectivas
title Programa Alfabetização na Idade Certa: concepções, primeiros resultados e perspectivas
spellingShingle Programa Alfabetização na Idade Certa: concepções, primeiros resultados e perspectivas
Marques, Cláudio de Albuquerque
Alfabetização
Avaliação da Aprendizagem
Políticas Educacionais
Ceará
title_short Programa Alfabetização na Idade Certa: concepções, primeiros resultados e perspectivas
title_full Programa Alfabetização na Idade Certa: concepções, primeiros resultados e perspectivas
title_fullStr Programa Alfabetização na Idade Certa: concepções, primeiros resultados e perspectivas
title_full_unstemmed Programa Alfabetização na Idade Certa: concepções, primeiros resultados e perspectivas
title_sort Programa Alfabetização na Idade Certa: concepções, primeiros resultados e perspectivas
author Marques, Cláudio de Albuquerque
author_facet Marques, Cláudio de Albuquerque
Aguiar, Rui Rodrigues
Campos, Márcia Oliveira Cavalcante
author_role author
author2 Aguiar, Rui Rodrigues
Campos, Márcia Oliveira Cavalcante
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Cláudio de Albuquerque
Aguiar, Rui Rodrigues
Campos, Márcia Oliveira Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Avaliação da Aprendizagem
Políticas Educacionais
Ceará
topic Alfabetização
Avaliação da Aprendizagem
Políticas Educacionais
Ceará
description Este artigo versa sobre o "Programa Alfabetização na Idade Certa" (PAIC), delineando as possibilidades de intervenção para eliminar o analfabetismo no Estado do Ceará. Revelam-se os fundamentos conceituais que nortearam a criação do modelo de avaliação utilizado nesse programa, sua metodologia, bem como os resultados da avaliação realizada no primeiro semestre de 2006, em 55 municípios do Ceará, com crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental, e que apresentaram desempenhos insatisfatórios no que se refere à leitura e escrita de pequenos textos. Os resultados conscientizaram os diretores, supervisores, professores e ainda os responsáveis pelas políticas educacionais do Estado da necessidade de intervenções urgentes no processo de alfabetização das crianças cearenses.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2049
10.18222/eae204320092049
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2049
identifier_str_mv 10.18222/eae204320092049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2049/2008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 275-291
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 43 (2009); 275-291
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 275-291
Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 43 (2009); 275-291
Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 43 (2009); 275-291
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420213407744