Programa Alfabetização na Idade Certa: concepções, primeiros resultados e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2049 |
Resumo: | Este artigo versa sobre o "Programa Alfabetização na Idade Certa" (PAIC), delineando as possibilidades de intervenção para eliminar o analfabetismo no Estado do Ceará. Revelam-se os fundamentos conceituais que nortearam a criação do modelo de avaliação utilizado nesse programa, sua metodologia, bem como os resultados da avaliação realizada no primeiro semestre de 2006, em 55 municípios do Ceará, com crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental, e que apresentaram desempenhos insatisfatórios no que se refere à leitura e escrita de pequenos textos. Os resultados conscientizaram os diretores, supervisores, professores e ainda os responsáveis pelas políticas educacionais do Estado da necessidade de intervenções urgentes no processo de alfabetização das crianças cearenses. |
id |
FCC-2_50f939dbfef5d3dc7ada9948ef6dd298 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2049 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa Alfabetização na Idade Certa: concepções, primeiros resultados e perspectivasAlfabetizaçãoAvaliação da AprendizagemPolíticas EducacionaisCearáEste artigo versa sobre o "Programa Alfabetização na Idade Certa" (PAIC), delineando as possibilidades de intervenção para eliminar o analfabetismo no Estado do Ceará. Revelam-se os fundamentos conceituais que nortearam a criação do modelo de avaliação utilizado nesse programa, sua metodologia, bem como os resultados da avaliação realizada no primeiro semestre de 2006, em 55 municípios do Ceará, com crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental, e que apresentaram desempenhos insatisfatórios no que se refere à leitura e escrita de pequenos textos. Os resultados conscientizaram os diretores, supervisores, professores e ainda os responsáveis pelas políticas educacionais do Estado da necessidade de intervenções urgentes no processo de alfabetização das crianças cearenses.Fundação Carlos Chagas2009-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/204910.18222/eae204320092049Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 275-291Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 43 (2009); 275-291Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 275-291Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 43 (2009); 275-291Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 43 (2009); 275-2911984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2049/2008Marques, Cláudio de AlbuquerqueAguiar, Rui RodriguesCampos, Márcia Oliveira Cavalcanteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:09:39Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2049Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:09:39Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa Alfabetização na Idade Certa: concepções, primeiros resultados e perspectivas |
title |
Programa Alfabetização na Idade Certa: concepções, primeiros resultados e perspectivas |
spellingShingle |
Programa Alfabetização na Idade Certa: concepções, primeiros resultados e perspectivas Marques, Cláudio de Albuquerque Alfabetização Avaliação da Aprendizagem Políticas Educacionais Ceará |
title_short |
Programa Alfabetização na Idade Certa: concepções, primeiros resultados e perspectivas |
title_full |
Programa Alfabetização na Idade Certa: concepções, primeiros resultados e perspectivas |
title_fullStr |
Programa Alfabetização na Idade Certa: concepções, primeiros resultados e perspectivas |
title_full_unstemmed |
Programa Alfabetização na Idade Certa: concepções, primeiros resultados e perspectivas |
title_sort |
Programa Alfabetização na Idade Certa: concepções, primeiros resultados e perspectivas |
author |
Marques, Cláudio de Albuquerque |
author_facet |
Marques, Cláudio de Albuquerque Aguiar, Rui Rodrigues Campos, Márcia Oliveira Cavalcante |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar, Rui Rodrigues Campos, Márcia Oliveira Cavalcante |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Cláudio de Albuquerque Aguiar, Rui Rodrigues Campos, Márcia Oliveira Cavalcante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Avaliação da Aprendizagem Políticas Educacionais Ceará |
topic |
Alfabetização Avaliação da Aprendizagem Políticas Educacionais Ceará |
description |
Este artigo versa sobre o "Programa Alfabetização na Idade Certa" (PAIC), delineando as possibilidades de intervenção para eliminar o analfabetismo no Estado do Ceará. Revelam-se os fundamentos conceituais que nortearam a criação do modelo de avaliação utilizado nesse programa, sua metodologia, bem como os resultados da avaliação realizada no primeiro semestre de 2006, em 55 municípios do Ceará, com crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental, e que apresentaram desempenhos insatisfatórios no que se refere à leitura e escrita de pequenos textos. Os resultados conscientizaram os diretores, supervisores, professores e ainda os responsáveis pelas políticas educacionais do Estado da necessidade de intervenções urgentes no processo de alfabetização das crianças cearenses. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2049 10.18222/eae204320092049 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2049 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae204320092049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2049/2008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 275-291 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 43 (2009); 275-291 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 275-291 Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 43 (2009); 275-291 Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 43 (2009); 275-291 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420213407744 |