Análise da avaliação da alfabetização de Minas Gerais: evolução e desigualdade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1918 |
Resumo: | Esse trabalho analisou os resultados do Programa de Avaliação da Alfabetização nos anos de 2006 e 2010 e a evolução das desigualdades regionais entre escolas e entre os alunos da rede pública de Minas Gerais. Seus resultados indicam que no período estudado os alunos aumentaram consideravelmente sua alfabetização. Porém esse resultado representa uma média das proficiências dos estudantes e não leva em conta como estes se distribuem, deixando de lado, portanto, as desigualdades entre as regiões, as escolas e os próprios alunos. Com o objetivo de apontar tais diferenças, este trabalho analisou a evolução dos níveis de proficiência entre as regiões, entre os estudantes e entre as escolas. Os resultados demonstraram que ocorreu uma diminuição da desigualdade entre as regiões de Minas e entre os alunos, mas a diferença entre as escolas aumentou. |
id |
FCC-2_58f4fc3a01eb8a2fe13b101621a9c13a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1918 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da avaliação da alfabetização de Minas Gerais: evolução e desigualdadeEducaçãoAlfabetizaçãoDesigualdades RegionaisProalfaEsse trabalho analisou os resultados do Programa de Avaliação da Alfabetização nos anos de 2006 e 2010 e a evolução das desigualdades regionais entre escolas e entre os alunos da rede pública de Minas Gerais. Seus resultados indicam que no período estudado os alunos aumentaram consideravelmente sua alfabetização. Porém esse resultado representa uma média das proficiências dos estudantes e não leva em conta como estes se distribuem, deixando de lado, portanto, as desigualdades entre as regiões, as escolas e os próprios alunos. Com o objetivo de apontar tais diferenças, este trabalho analisou a evolução dos níveis de proficiência entre as regiões, entre os estudantes e entre as escolas. Os resultados demonstraram que ocorreu uma diminuição da desigualdade entre as regiões de Minas e entre os alunos, mas a diferença entre as escolas aumentou.Fundação Carlos Chagas2012-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/191810.18222/eae235320121918Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 126-147Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 53 (2012); 126-147Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 126-147Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 53 (2012); 126-147Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 53 (2012); 126-1471984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1918/1902Riani, Juliana de Lucena RuasSilva, Vania Candida daSoares, Tufi Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-11T17:46:05Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1918Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2019-09-11T17:46:05Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da avaliação da alfabetização de Minas Gerais: evolução e desigualdade |
title |
Análise da avaliação da alfabetização de Minas Gerais: evolução e desigualdade |
spellingShingle |
Análise da avaliação da alfabetização de Minas Gerais: evolução e desigualdade Riani, Juliana de Lucena Ruas Educação Alfabetização Desigualdades Regionais Proalfa |
title_short |
Análise da avaliação da alfabetização de Minas Gerais: evolução e desigualdade |
title_full |
Análise da avaliação da alfabetização de Minas Gerais: evolução e desigualdade |
title_fullStr |
Análise da avaliação da alfabetização de Minas Gerais: evolução e desigualdade |
title_full_unstemmed |
Análise da avaliação da alfabetização de Minas Gerais: evolução e desigualdade |
title_sort |
Análise da avaliação da alfabetização de Minas Gerais: evolução e desigualdade |
author |
Riani, Juliana de Lucena Ruas |
author_facet |
Riani, Juliana de Lucena Ruas Silva, Vania Candida da Soares, Tufi Machado |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Vania Candida da Soares, Tufi Machado |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Riani, Juliana de Lucena Ruas Silva, Vania Candida da Soares, Tufi Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Alfabetização Desigualdades Regionais Proalfa |
topic |
Educação Alfabetização Desigualdades Regionais Proalfa |
description |
Esse trabalho analisou os resultados do Programa de Avaliação da Alfabetização nos anos de 2006 e 2010 e a evolução das desigualdades regionais entre escolas e entre os alunos da rede pública de Minas Gerais. Seus resultados indicam que no período estudado os alunos aumentaram consideravelmente sua alfabetização. Porém esse resultado representa uma média das proficiências dos estudantes e não leva em conta como estes se distribuem, deixando de lado, portanto, as desigualdades entre as regiões, as escolas e os próprios alunos. Com o objetivo de apontar tais diferenças, este trabalho analisou a evolução dos níveis de proficiência entre as regiões, entre os estudantes e entre as escolas. Os resultados demonstraram que ocorreu uma diminuição da desigualdade entre as regiões de Minas e entre os alunos, mas a diferença entre as escolas aumentou. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1918 10.18222/eae235320121918 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1918 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae235320121918 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1918/1902 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 126-147 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 53 (2012); 126-147 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 126-147 Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 53 (2012); 126-147 Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 53 (2012); 126-147 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419775102976 |