Escola estatal, escola pública e conhecimento: avaliando caminhos contraditórios na formação de professores e seus alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bellini, Luzia Marta
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Ruiz, Adriano Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2211
Resumo: Neste texto avaliamos o quadro síntese de história da educação e teorias da aprendizagem discutido no curso de formação de professores ministrado em 1999 pela Secretaria Municipal de Educação de Maringá. Para analisar este quadro e a formação proposta no curso, tomamos como referência cadernos de lições de um aluno da Rede Municipal do ano anterior, 1998. Tal curso indica a incapacidade de avançarmos na escola como local, de fato, público, onde os conhecimentos deveriam ser a alavanca para uma formação mais integral e inteligente de professores e alunos. O que notamos no curso é uma formação deformada, uma visão distorcida da história e da aprendizagem das crianças.
id FCC-2_5c02d50bd1eaae304a696cafdd5bf9e1
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2211
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Escola estatal, escola pública e conhecimento: avaliando caminhos contraditórios na formação de professores e seus alunosHistória da EducaçãoMaringáFormação de ProfessoresProcesso de Ensino-AprendizagemNeste texto avaliamos o quadro síntese de história da educação e teorias da aprendizagem discutido no curso de formação de professores ministrado em 1999 pela Secretaria Municipal de Educação de Maringá. Para analisar este quadro e a formação proposta no curso, tomamos como referência cadernos de lições de um aluno da Rede Municipal do ano anterior, 1998. Tal curso indica a incapacidade de avançarmos na escola como local, de fato, público, onde os conhecimentos deveriam ser a alavanca para uma formação mais integral e inteligente de professores e alunos. O que notamos no curso é uma formação deformada, uma visão distorcida da história e da aprendizagem das crianças.Fundação Carlos Chagas2001-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/221110.18222/eae02320012211Estudos em Avaliação Educacional; No. 23 (2001); 119-136Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 23 (2001); 119-136Estudos em Avaliação Educacional; No. 23 (2001); 119-136Estudos em Avaliação Educacional; N. 23 (2001); 119-136Estudos em Avaliação Educacional; n. 23 (2001); 119-1361984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2211/2169Bellini, Luzia MartaRuiz, Adriano Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-26T14:14:51Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2211Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-02-26T14:14:51Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola estatal, escola pública e conhecimento: avaliando caminhos contraditórios na formação de professores e seus alunos
title Escola estatal, escola pública e conhecimento: avaliando caminhos contraditórios na formação de professores e seus alunos
spellingShingle Escola estatal, escola pública e conhecimento: avaliando caminhos contraditórios na formação de professores e seus alunos
Bellini, Luzia Marta
História da Educação
Maringá
Formação de Professores
Processo de Ensino-Aprendizagem
title_short Escola estatal, escola pública e conhecimento: avaliando caminhos contraditórios na formação de professores e seus alunos
title_full Escola estatal, escola pública e conhecimento: avaliando caminhos contraditórios na formação de professores e seus alunos
title_fullStr Escola estatal, escola pública e conhecimento: avaliando caminhos contraditórios na formação de professores e seus alunos
title_full_unstemmed Escola estatal, escola pública e conhecimento: avaliando caminhos contraditórios na formação de professores e seus alunos
title_sort Escola estatal, escola pública e conhecimento: avaliando caminhos contraditórios na formação de professores e seus alunos
author Bellini, Luzia Marta
author_facet Bellini, Luzia Marta
Ruiz, Adriano Rodrigues
author_role author
author2 Ruiz, Adriano Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bellini, Luzia Marta
Ruiz, Adriano Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação
Maringá
Formação de Professores
Processo de Ensino-Aprendizagem
topic História da Educação
Maringá
Formação de Professores
Processo de Ensino-Aprendizagem
description Neste texto avaliamos o quadro síntese de história da educação e teorias da aprendizagem discutido no curso de formação de professores ministrado em 1999 pela Secretaria Municipal de Educação de Maringá. Para analisar este quadro e a formação proposta no curso, tomamos como referência cadernos de lições de um aluno da Rede Municipal do ano anterior, 1998. Tal curso indica a incapacidade de avançarmos na escola como local, de fato, público, onde os conhecimentos deveriam ser a alavanca para uma formação mais integral e inteligente de professores e alunos. O que notamos no curso é uma formação deformada, uma visão distorcida da história e da aprendizagem das crianças.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2211
10.18222/eae02320012211
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2211
identifier_str_mv 10.18222/eae02320012211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2211/2169
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; No. 23 (2001); 119-136
Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 23 (2001); 119-136
Estudos em Avaliação Educacional; No. 23 (2001); 119-136
Estudos em Avaliação Educacional; N. 23 (2001); 119-136
Estudos em Avaliação Educacional; n. 23 (2001); 119-136
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420733501440