Escola estatal, escola pública e conhecimento: avaliando caminhos contraditórios na formação de professores e seus alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2211 |
Resumo: | Neste texto avaliamos o quadro síntese de história da educação e teorias da aprendizagem discutido no curso de formação de professores ministrado em 1999 pela Secretaria Municipal de Educação de Maringá. Para analisar este quadro e a formação proposta no curso, tomamos como referência cadernos de lições de um aluno da Rede Municipal do ano anterior, 1998. Tal curso indica a incapacidade de avançarmos na escola como local, de fato, público, onde os conhecimentos deveriam ser a alavanca para uma formação mais integral e inteligente de professores e alunos. O que notamos no curso é uma formação deformada, uma visão distorcida da história e da aprendizagem das crianças. |
id |
FCC-2_5c02d50bd1eaae304a696cafdd5bf9e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2211 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola estatal, escola pública e conhecimento: avaliando caminhos contraditórios na formação de professores e seus alunosHistória da EducaçãoMaringáFormação de ProfessoresProcesso de Ensino-AprendizagemNeste texto avaliamos o quadro síntese de história da educação e teorias da aprendizagem discutido no curso de formação de professores ministrado em 1999 pela Secretaria Municipal de Educação de Maringá. Para analisar este quadro e a formação proposta no curso, tomamos como referência cadernos de lições de um aluno da Rede Municipal do ano anterior, 1998. Tal curso indica a incapacidade de avançarmos na escola como local, de fato, público, onde os conhecimentos deveriam ser a alavanca para uma formação mais integral e inteligente de professores e alunos. O que notamos no curso é uma formação deformada, uma visão distorcida da história e da aprendizagem das crianças.Fundação Carlos Chagas2001-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/221110.18222/eae02320012211Estudos em Avaliação Educacional; No. 23 (2001); 119-136Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 23 (2001); 119-136Estudos em Avaliação Educacional; No. 23 (2001); 119-136Estudos em Avaliação Educacional; N. 23 (2001); 119-136Estudos em Avaliação Educacional; n. 23 (2001); 119-1361984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2211/2169Bellini, Luzia MartaRuiz, Adriano Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-26T14:14:51Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2211Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-02-26T14:14:51Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola estatal, escola pública e conhecimento: avaliando caminhos contraditórios na formação de professores e seus alunos |
title |
Escola estatal, escola pública e conhecimento: avaliando caminhos contraditórios na formação de professores e seus alunos |
spellingShingle |
Escola estatal, escola pública e conhecimento: avaliando caminhos contraditórios na formação de professores e seus alunos Bellini, Luzia Marta História da Educação Maringá Formação de Professores Processo de Ensino-Aprendizagem |
title_short |
Escola estatal, escola pública e conhecimento: avaliando caminhos contraditórios na formação de professores e seus alunos |
title_full |
Escola estatal, escola pública e conhecimento: avaliando caminhos contraditórios na formação de professores e seus alunos |
title_fullStr |
Escola estatal, escola pública e conhecimento: avaliando caminhos contraditórios na formação de professores e seus alunos |
title_full_unstemmed |
Escola estatal, escola pública e conhecimento: avaliando caminhos contraditórios na formação de professores e seus alunos |
title_sort |
Escola estatal, escola pública e conhecimento: avaliando caminhos contraditórios na formação de professores e seus alunos |
author |
Bellini, Luzia Marta |
author_facet |
Bellini, Luzia Marta Ruiz, Adriano Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Ruiz, Adriano Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bellini, Luzia Marta Ruiz, Adriano Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Maringá Formação de Professores Processo de Ensino-Aprendizagem |
topic |
História da Educação Maringá Formação de Professores Processo de Ensino-Aprendizagem |
description |
Neste texto avaliamos o quadro síntese de história da educação e teorias da aprendizagem discutido no curso de formação de professores ministrado em 1999 pela Secretaria Municipal de Educação de Maringá. Para analisar este quadro e a formação proposta no curso, tomamos como referência cadernos de lições de um aluno da Rede Municipal do ano anterior, 1998. Tal curso indica a incapacidade de avançarmos na escola como local, de fato, público, onde os conhecimentos deveriam ser a alavanca para uma formação mais integral e inteligente de professores e alunos. O que notamos no curso é uma formação deformada, uma visão distorcida da história e da aprendizagem das crianças. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2211 10.18222/eae02320012211 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2211 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae02320012211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2211/2169 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; No. 23 (2001); 119-136 Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 23 (2001); 119-136 Estudos em Avaliação Educacional; No. 23 (2001); 119-136 Estudos em Avaliação Educacional; N. 23 (2001); 119-136 Estudos em Avaliação Educacional; n. 23 (2001); 119-136 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420733501440 |