Validade: o conceito, a pesquisa, os problemas de provas geradas pelo computador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bessa, Nicia M.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2093
Resumo: Por muitos anos, o conceito de validade e a metodologia de validação da interpretação dos resultados, obtidos pelos examinandos em provas educacionais, evoluíram no sentido de uma incorporação de princípios e de métodos da psicologia cognitiva. Neste artigo, essa evolução é abordada como uma contínua discussão de temas, e como uma sucessão de linhas de investigação relevantes para a consolidação de uma teoria da validade e de uma metodologia de caráter científico. Ao focalizar desdobramentos mais recentes desse processo, trata-se com especial atenção o trabalho de pesquisadores que procuram estabelecer uma fundamentação adequada para uma nova metodologia de construção de testes, na qual os estudos sobre a validade de constructo são introduzidos no planejamento e no desenvolvimento da prova. Nessa perspectiva, são examinados problemas concernentes à validação, tanto nas provas educacionais produzidas artesanalmente, como nas geradas por programas de computador.
id FCC-2_611c6826038e42a1f4369ad7ebc0b8e5
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2093
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Validade: o conceito, a pesquisa, os problemas de provas geradas pelo computadorPsicologia CognitivaMetodologia De TestesValidadeValidade De ConstructoProcesso De ValidaçãoPor muitos anos, o conceito de validade e a metodologia de validação da interpretação dos resultados, obtidos pelos examinandos em provas educacionais, evoluíram no sentido de uma incorporação de princípios e de métodos da psicologia cognitiva. Neste artigo, essa evolução é abordada como uma contínua discussão de temas, e como uma sucessão de linhas de investigação relevantes para a consolidação de uma teoria da validade e de uma metodologia de caráter científico. Ao focalizar desdobramentos mais recentes desse processo, trata-se com especial atenção o trabalho de pesquisadores que procuram estabelecer uma fundamentação adequada para uma nova metodologia de construção de testes, na qual os estudos sobre a validade de constructo são introduzidos no planejamento e no desenvolvimento da prova. Nessa perspectiva, são examinados problemas concernentes à validação, tanto nas provas educacionais produzidas artesanalmente, como nas geradas por programas de computador.Fundação Carlos Chagas2007-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/209310.18222/eae183720072093Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 37 (2007); 115-156Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 37 (2007); 115-156Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 37 (2007); 115-156Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 37 (2007); 115-156Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 37 (2007); 115-1561984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2093/2050Bessa, Nicia M.info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:11:13Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2093Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:11:13Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Validade: o conceito, a pesquisa, os problemas de provas geradas pelo computador
title Validade: o conceito, a pesquisa, os problemas de provas geradas pelo computador
spellingShingle Validade: o conceito, a pesquisa, os problemas de provas geradas pelo computador
Bessa, Nicia M.
Psicologia Cognitiva
Metodologia De Testes
Validade
Validade De Constructo
Processo De Validação
title_short Validade: o conceito, a pesquisa, os problemas de provas geradas pelo computador
title_full Validade: o conceito, a pesquisa, os problemas de provas geradas pelo computador
title_fullStr Validade: o conceito, a pesquisa, os problemas de provas geradas pelo computador
title_full_unstemmed Validade: o conceito, a pesquisa, os problemas de provas geradas pelo computador
title_sort Validade: o conceito, a pesquisa, os problemas de provas geradas pelo computador
author Bessa, Nicia M.
author_facet Bessa, Nicia M.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bessa, Nicia M.
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Cognitiva
Metodologia De Testes
Validade
Validade De Constructo
Processo De Validação
topic Psicologia Cognitiva
Metodologia De Testes
Validade
Validade De Constructo
Processo De Validação
description Por muitos anos, o conceito de validade e a metodologia de validação da interpretação dos resultados, obtidos pelos examinandos em provas educacionais, evoluíram no sentido de uma incorporação de princípios e de métodos da psicologia cognitiva. Neste artigo, essa evolução é abordada como uma contínua discussão de temas, e como uma sucessão de linhas de investigação relevantes para a consolidação de uma teoria da validade e de uma metodologia de caráter científico. Ao focalizar desdobramentos mais recentes desse processo, trata-se com especial atenção o trabalho de pesquisadores que procuram estabelecer uma fundamentação adequada para uma nova metodologia de construção de testes, na qual os estudos sobre a validade de constructo são introduzidos no planejamento e no desenvolvimento da prova. Nessa perspectiva, são examinados problemas concernentes à validação, tanto nas provas educacionais produzidas artesanalmente, como nas geradas por programas de computador.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2093
10.18222/eae183720072093
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2093
identifier_str_mv 10.18222/eae183720072093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2093/2050
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 37 (2007); 115-156
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 37 (2007); 115-156
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 37 (2007); 115-156
Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 37 (2007); 115-156
Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 37 (2007); 115-156
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420273176576