Validade: o conceito, a pesquisa, os problemas de provas geradas pelo computador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2093 |
Resumo: | Por muitos anos, o conceito de validade e a metodologia de validação da interpretação dos resultados, obtidos pelos examinandos em provas educacionais, evoluíram no sentido de uma incorporação de princípios e de métodos da psicologia cognitiva. Neste artigo, essa evolução é abordada como uma contínua discussão de temas, e como uma sucessão de linhas de investigação relevantes para a consolidação de uma teoria da validade e de uma metodologia de caráter científico. Ao focalizar desdobramentos mais recentes desse processo, trata-se com especial atenção o trabalho de pesquisadores que procuram estabelecer uma fundamentação adequada para uma nova metodologia de construção de testes, na qual os estudos sobre a validade de constructo são introduzidos no planejamento e no desenvolvimento da prova. Nessa perspectiva, são examinados problemas concernentes à validação, tanto nas provas educacionais produzidas artesanalmente, como nas geradas por programas de computador. |
id |
FCC-2_611c6826038e42a1f4369ad7ebc0b8e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2093 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Validade: o conceito, a pesquisa, os problemas de provas geradas pelo computadorPsicologia CognitivaMetodologia De TestesValidadeValidade De ConstructoProcesso De ValidaçãoPor muitos anos, o conceito de validade e a metodologia de validação da interpretação dos resultados, obtidos pelos examinandos em provas educacionais, evoluíram no sentido de uma incorporação de princípios e de métodos da psicologia cognitiva. Neste artigo, essa evolução é abordada como uma contínua discussão de temas, e como uma sucessão de linhas de investigação relevantes para a consolidação de uma teoria da validade e de uma metodologia de caráter científico. Ao focalizar desdobramentos mais recentes desse processo, trata-se com especial atenção o trabalho de pesquisadores que procuram estabelecer uma fundamentação adequada para uma nova metodologia de construção de testes, na qual os estudos sobre a validade de constructo são introduzidos no planejamento e no desenvolvimento da prova. Nessa perspectiva, são examinados problemas concernentes à validação, tanto nas provas educacionais produzidas artesanalmente, como nas geradas por programas de computador.Fundação Carlos Chagas2007-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/209310.18222/eae183720072093Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 37 (2007); 115-156Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 37 (2007); 115-156Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 37 (2007); 115-156Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 37 (2007); 115-156Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 37 (2007); 115-1561984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2093/2050Bessa, Nicia M.info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:11:13Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2093Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:11:13Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Validade: o conceito, a pesquisa, os problemas de provas geradas pelo computador |
title |
Validade: o conceito, a pesquisa, os problemas de provas geradas pelo computador |
spellingShingle |
Validade: o conceito, a pesquisa, os problemas de provas geradas pelo computador Bessa, Nicia M. Psicologia Cognitiva Metodologia De Testes Validade Validade De Constructo Processo De Validação |
title_short |
Validade: o conceito, a pesquisa, os problemas de provas geradas pelo computador |
title_full |
Validade: o conceito, a pesquisa, os problemas de provas geradas pelo computador |
title_fullStr |
Validade: o conceito, a pesquisa, os problemas de provas geradas pelo computador |
title_full_unstemmed |
Validade: o conceito, a pesquisa, os problemas de provas geradas pelo computador |
title_sort |
Validade: o conceito, a pesquisa, os problemas de provas geradas pelo computador |
author |
Bessa, Nicia M. |
author_facet |
Bessa, Nicia M. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bessa, Nicia M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Cognitiva Metodologia De Testes Validade Validade De Constructo Processo De Validação |
topic |
Psicologia Cognitiva Metodologia De Testes Validade Validade De Constructo Processo De Validação |
description |
Por muitos anos, o conceito de validade e a metodologia de validação da interpretação dos resultados, obtidos pelos examinandos em provas educacionais, evoluíram no sentido de uma incorporação de princípios e de métodos da psicologia cognitiva. Neste artigo, essa evolução é abordada como uma contínua discussão de temas, e como uma sucessão de linhas de investigação relevantes para a consolidação de uma teoria da validade e de uma metodologia de caráter científico. Ao focalizar desdobramentos mais recentes desse processo, trata-se com especial atenção o trabalho de pesquisadores que procuram estabelecer uma fundamentação adequada para uma nova metodologia de construção de testes, na qual os estudos sobre a validade de constructo são introduzidos no planejamento e no desenvolvimento da prova. Nessa perspectiva, são examinados problemas concernentes à validação, tanto nas provas educacionais produzidas artesanalmente, como nas geradas por programas de computador. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2093 10.18222/eae183720072093 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2093 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae183720072093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2093/2050 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 37 (2007); 115-156 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 37 (2007); 115-156 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 37 (2007); 115-156 Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 37 (2007); 115-156 Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 37 (2007); 115-156 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420273176576 |