Análise multinível aplicada aos dados do NELS:88
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2079 |
Resumo: | Na Psicologia e áreas afins, está aumentando a consciência de que o pressuposto da independência das observações da regressão tradicional nem sempre é refletido pela realidade. O objetivo deste artigo é ilustrar a análise multinível, uma alternativa à regressão tradicional, usando um banco de dados de acesso público: o NELS:88 (National Educational Longitudinal Study). NELS:88 é uma pesquisa conduzida pelo Ministério da Educação dos Estados Unidos com o propósito de identificar o efeito de variáveis socioeconômicas e escolares sobre o desempenho educacional. O banco contém dados de 21.580 alunos da oitava série do ensino fundamental, provenientes de 1.003 escolas. Nessa pesquisa, foi aplicado um teste de Matemática, acompanhado por um questionário sobre características socioeconômicas e culturais dos alunos. Pode-se concluir que o banco de dados NELS:88 é muito adequado para ilustrar, de forma prática, como funciona uma análise multinível. |
id |
FCC-2_61e5bcfdbc65f853b68f6556089e9bc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2079 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise multinível aplicada aos dados do NELS:88Análise MultinívelModelo Hierárquico LinearCorrelação IntraclasseNELS88Na Psicologia e áreas afins, está aumentando a consciência de que o pressuposto da independência das observações da regressão tradicional nem sempre é refletido pela realidade. O objetivo deste artigo é ilustrar a análise multinível, uma alternativa à regressão tradicional, usando um banco de dados de acesso público: o NELS:88 (National Educational Longitudinal Study). NELS:88 é uma pesquisa conduzida pelo Ministério da Educação dos Estados Unidos com o propósito de identificar o efeito de variáveis socioeconômicas e escolares sobre o desempenho educacional. O banco contém dados de 21.580 alunos da oitava série do ensino fundamental, provenientes de 1.003 escolas. Nessa pesquisa, foi aplicado um teste de Matemática, acompanhado por um questionário sobre características socioeconômicas e culturais dos alunos. Pode-se concluir que o banco de dados NELS:88 é muito adequado para ilustrar, de forma prática, como funciona uma análise multinível.Fundação Carlos Chagas2008-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/207910.18222/eae194020082079Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 40 (2008); 263-278Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 40 (2008); 263-278Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 40 (2008); 263-278Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 40 (2008); 263-278Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 40 (2008); 263-2781984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2079/2036Laros, Jacob ArieMarciano, João Luiz Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:10:23Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2079Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:10:23Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise multinível aplicada aos dados do NELS:88 |
title |
Análise multinível aplicada aos dados do NELS:88 |
spellingShingle |
Análise multinível aplicada aos dados do NELS:88 Laros, Jacob Arie Análise Multinível Modelo Hierárquico Linear Correlação Intraclasse NELS 88 |
title_short |
Análise multinível aplicada aos dados do NELS:88 |
title_full |
Análise multinível aplicada aos dados do NELS:88 |
title_fullStr |
Análise multinível aplicada aos dados do NELS:88 |
title_full_unstemmed |
Análise multinível aplicada aos dados do NELS:88 |
title_sort |
Análise multinível aplicada aos dados do NELS:88 |
author |
Laros, Jacob Arie |
author_facet |
Laros, Jacob Arie Marciano, João Luiz Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Marciano, João Luiz Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Laros, Jacob Arie Marciano, João Luiz Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise Multinível Modelo Hierárquico Linear Correlação Intraclasse NELS 88 |
topic |
Análise Multinível Modelo Hierárquico Linear Correlação Intraclasse NELS 88 |
description |
Na Psicologia e áreas afins, está aumentando a consciência de que o pressuposto da independência das observações da regressão tradicional nem sempre é refletido pela realidade. O objetivo deste artigo é ilustrar a análise multinível, uma alternativa à regressão tradicional, usando um banco de dados de acesso público: o NELS:88 (National Educational Longitudinal Study). NELS:88 é uma pesquisa conduzida pelo Ministério da Educação dos Estados Unidos com o propósito de identificar o efeito de variáveis socioeconômicas e escolares sobre o desempenho educacional. O banco contém dados de 21.580 alunos da oitava série do ensino fundamental, provenientes de 1.003 escolas. Nessa pesquisa, foi aplicado um teste de Matemática, acompanhado por um questionário sobre características socioeconômicas e culturais dos alunos. Pode-se concluir que o banco de dados NELS:88 é muito adequado para ilustrar, de forma prática, como funciona uma análise multinível. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2079 10.18222/eae194020082079 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2079 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae194020082079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2079/2036 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 40 (2008); 263-278 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 40 (2008); 263-278 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 40 (2008); 263-278 Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 40 (2008); 263-278 Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 40 (2008); 263-278 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420252205056 |