Análise multinível aplicada aos dados do NELS:88

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laros, Jacob Arie
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Marciano, João Luiz Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2079
Resumo: Na Psicologia e áreas afins, está aumentando a consciência de que o pressuposto da independência das observações da regressão tradicional nem sempre é refletido pela realidade. O objetivo deste artigo é ilustrar a análise multinível, uma alternativa à regressão tradicional, usando um banco de dados de acesso público: o NELS:88 (National Educational Longitudinal Study). NELS:88 é uma pesquisa conduzida pelo Ministério da Educação dos Estados Unidos com o propósito de identificar o efeito de variáveis socioeconômicas e escolares sobre o desempenho educacional. O banco contém dados de 21.580 alunos da oitava série do ensino fundamental, provenientes de 1.003 escolas. Nessa pesquisa, foi aplicado um teste de Matemática, acompanhado por um questionário sobre características socioeconômicas e culturais dos alunos. Pode-se concluir que o banco de dados NELS:88 é muito adequado para ilustrar, de forma prática, como funciona uma análise multinível.
id FCC-2_61e5bcfdbc65f853b68f6556089e9bc7
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2079
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Análise multinível aplicada aos dados do NELS:88Análise MultinívelModelo Hierárquico LinearCorrelação IntraclasseNELS88Na Psicologia e áreas afins, está aumentando a consciência de que o pressuposto da independência das observações da regressão tradicional nem sempre é refletido pela realidade. O objetivo deste artigo é ilustrar a análise multinível, uma alternativa à regressão tradicional, usando um banco de dados de acesso público: o NELS:88 (National Educational Longitudinal Study). NELS:88 é uma pesquisa conduzida pelo Ministério da Educação dos Estados Unidos com o propósito de identificar o efeito de variáveis socioeconômicas e escolares sobre o desempenho educacional. O banco contém dados de 21.580 alunos da oitava série do ensino fundamental, provenientes de 1.003 escolas. Nessa pesquisa, foi aplicado um teste de Matemática, acompanhado por um questionário sobre características socioeconômicas e culturais dos alunos. Pode-se concluir que o banco de dados NELS:88 é muito adequado para ilustrar, de forma prática, como funciona uma análise multinível.Fundação Carlos Chagas2008-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/207910.18222/eae194020082079Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 40 (2008); 263-278Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 40 (2008); 263-278Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 40 (2008); 263-278Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 40 (2008); 263-278Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 40 (2008); 263-2781984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2079/2036Laros, Jacob ArieMarciano, João Luiz Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:10:23Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2079Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:10:23Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise multinível aplicada aos dados do NELS:88
title Análise multinível aplicada aos dados do NELS:88
spellingShingle Análise multinível aplicada aos dados do NELS:88
Laros, Jacob Arie
Análise Multinível
Modelo Hierárquico Linear
Correlação Intraclasse
NELS
88
title_short Análise multinível aplicada aos dados do NELS:88
title_full Análise multinível aplicada aos dados do NELS:88
title_fullStr Análise multinível aplicada aos dados do NELS:88
title_full_unstemmed Análise multinível aplicada aos dados do NELS:88
title_sort Análise multinível aplicada aos dados do NELS:88
author Laros, Jacob Arie
author_facet Laros, Jacob Arie
Marciano, João Luiz Pereira
author_role author
author2 Marciano, João Luiz Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laros, Jacob Arie
Marciano, João Luiz Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Multinível
Modelo Hierárquico Linear
Correlação Intraclasse
NELS
88
topic Análise Multinível
Modelo Hierárquico Linear
Correlação Intraclasse
NELS
88
description Na Psicologia e áreas afins, está aumentando a consciência de que o pressuposto da independência das observações da regressão tradicional nem sempre é refletido pela realidade. O objetivo deste artigo é ilustrar a análise multinível, uma alternativa à regressão tradicional, usando um banco de dados de acesso público: o NELS:88 (National Educational Longitudinal Study). NELS:88 é uma pesquisa conduzida pelo Ministério da Educação dos Estados Unidos com o propósito de identificar o efeito de variáveis socioeconômicas e escolares sobre o desempenho educacional. O banco contém dados de 21.580 alunos da oitava série do ensino fundamental, provenientes de 1.003 escolas. Nessa pesquisa, foi aplicado um teste de Matemática, acompanhado por um questionário sobre características socioeconômicas e culturais dos alunos. Pode-se concluir que o banco de dados NELS:88 é muito adequado para ilustrar, de forma prática, como funciona uma análise multinível.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2079
10.18222/eae194020082079
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2079
identifier_str_mv 10.18222/eae194020082079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2079/2036
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 40 (2008); 263-278
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 40 (2008); 263-278
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 40 (2008); 263-278
Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 40 (2008); 263-278
Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 40 (2008); 263-278
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420252205056