Avaliação institucional: uso de abordagens diversificadas de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliver, Ana Cristina
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2022
Resumo: O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004, é formado por três componentes principais: avaliação das instituições (externa e autoavaliação), avaliação dos cursos e avaliação do desempenho dos estudantes. O objetivo do presente artigo é descrever as várias abordagens de pesquisa utilizadas na auto-avaliação de uma instituição de ensino superior particular, para a obtenção dos dados necessários à avaliação das dez dimensões do Sinaes. O processo de avaliação foi operacionalizado a partir de uma sequência de etapas destinadas à coleta de dados para obtenção das informações necessárias, a fim de subsidiar o processo analítico da instituição. A coleta de dados constou de questionário eletrônico, vistorias às instalações físicas, reuniões com os grupos focais (coordenadores, docentes, discentes e corpo técnico-administrativo), entrevistas com os dirigentes e os responsáveis por setores de apoio e suporte às atividades acadêmicas e administrativas e levantamento e pesquisa de documentação e de dados institucionais. Com base nos dados e informações levantados, a comissão fez a compilação, o cruzamento e a análise completa dos dados. A etapa final consistiu da discussão sobre os dados entre os membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e entre a CPA e os dirigentes, de modo que a comissão pudesse encaminhar um diagnóstico compartilhado sobre as fragilidades, as potencialidades e as ações a serem realizadas.
id FCC-2_6a492b0a4f9fd383a5197c6208d10f36
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2022
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliação institucional: uso de abordagens diversificadas de pesquisaAvaliação InstitucionalAuto-AvaliaçãoAvaliação da EducaçãoEnsino SuperiorO Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004, é formado por três componentes principais: avaliação das instituições (externa e autoavaliação), avaliação dos cursos e avaliação do desempenho dos estudantes. O objetivo do presente artigo é descrever as várias abordagens de pesquisa utilizadas na auto-avaliação de uma instituição de ensino superior particular, para a obtenção dos dados necessários à avaliação das dez dimensões do Sinaes. O processo de avaliação foi operacionalizado a partir de uma sequência de etapas destinadas à coleta de dados para obtenção das informações necessárias, a fim de subsidiar o processo analítico da instituição. A coleta de dados constou de questionário eletrônico, vistorias às instalações físicas, reuniões com os grupos focais (coordenadores, docentes, discentes e corpo técnico-administrativo), entrevistas com os dirigentes e os responsáveis por setores de apoio e suporte às atividades acadêmicas e administrativas e levantamento e pesquisa de documentação e de dados institucionais. Com base nos dados e informações levantados, a comissão fez a compilação, o cruzamento e a análise completa dos dados. A etapa final consistiu da discussão sobre os dados entre os membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e entre a CPA e os dirigentes, de modo que a comissão pudesse encaminhar um diagnóstico compartilhado sobre as fragilidades, as potencialidades e as ações a serem realizadas.Fundação Carlos Chagas2010-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/202210.18222/eae214520102022Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 45 (2010); 13-32Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 45 (2010); 13-32Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 45 (2010); 13-32Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 45 (2010); 13-32Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 45 (2010); 13-321984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2022/1982Oliver, Ana Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:08:59Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2022Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:08:59Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação institucional: uso de abordagens diversificadas de pesquisa
title Avaliação institucional: uso de abordagens diversificadas de pesquisa
spellingShingle Avaliação institucional: uso de abordagens diversificadas de pesquisa
Oliver, Ana Cristina
Avaliação Institucional
Auto-Avaliação
Avaliação da Educação
Ensino Superior
title_short Avaliação institucional: uso de abordagens diversificadas de pesquisa
title_full Avaliação institucional: uso de abordagens diversificadas de pesquisa
title_fullStr Avaliação institucional: uso de abordagens diversificadas de pesquisa
title_full_unstemmed Avaliação institucional: uso de abordagens diversificadas de pesquisa
title_sort Avaliação institucional: uso de abordagens diversificadas de pesquisa
author Oliver, Ana Cristina
author_facet Oliver, Ana Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliver, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Institucional
Auto-Avaliação
Avaliação da Educação
Ensino Superior
topic Avaliação Institucional
Auto-Avaliação
Avaliação da Educação
Ensino Superior
description O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004, é formado por três componentes principais: avaliação das instituições (externa e autoavaliação), avaliação dos cursos e avaliação do desempenho dos estudantes. O objetivo do presente artigo é descrever as várias abordagens de pesquisa utilizadas na auto-avaliação de uma instituição de ensino superior particular, para a obtenção dos dados necessários à avaliação das dez dimensões do Sinaes. O processo de avaliação foi operacionalizado a partir de uma sequência de etapas destinadas à coleta de dados para obtenção das informações necessárias, a fim de subsidiar o processo analítico da instituição. A coleta de dados constou de questionário eletrônico, vistorias às instalações físicas, reuniões com os grupos focais (coordenadores, docentes, discentes e corpo técnico-administrativo), entrevistas com os dirigentes e os responsáveis por setores de apoio e suporte às atividades acadêmicas e administrativas e levantamento e pesquisa de documentação e de dados institucionais. Com base nos dados e informações levantados, a comissão fez a compilação, o cruzamento e a análise completa dos dados. A etapa final consistiu da discussão sobre os dados entre os membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e entre a CPA e os dirigentes, de modo que a comissão pudesse encaminhar um diagnóstico compartilhado sobre as fragilidades, as potencialidades e as ações a serem realizadas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2022
10.18222/eae214520102022
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2022
identifier_str_mv 10.18222/eae214520102022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2022/1982
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 45 (2010); 13-32
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 45 (2010); 13-32
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 45 (2010); 13-32
Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 45 (2010); 13-32
Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 45 (2010); 13-32
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419884154881