Avaliação institucional: uso de abordagens diversificadas de pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2022 |
Resumo: | O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004, é formado por três componentes principais: avaliação das instituições (externa e autoavaliação), avaliação dos cursos e avaliação do desempenho dos estudantes. O objetivo do presente artigo é descrever as várias abordagens de pesquisa utilizadas na auto-avaliação de uma instituição de ensino superior particular, para a obtenção dos dados necessários à avaliação das dez dimensões do Sinaes. O processo de avaliação foi operacionalizado a partir de uma sequência de etapas destinadas à coleta de dados para obtenção das informações necessárias, a fim de subsidiar o processo analítico da instituição. A coleta de dados constou de questionário eletrônico, vistorias às instalações físicas, reuniões com os grupos focais (coordenadores, docentes, discentes e corpo técnico-administrativo), entrevistas com os dirigentes e os responsáveis por setores de apoio e suporte às atividades acadêmicas e administrativas e levantamento e pesquisa de documentação e de dados institucionais. Com base nos dados e informações levantados, a comissão fez a compilação, o cruzamento e a análise completa dos dados. A etapa final consistiu da discussão sobre os dados entre os membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e entre a CPA e os dirigentes, de modo que a comissão pudesse encaminhar um diagnóstico compartilhado sobre as fragilidades, as potencialidades e as ações a serem realizadas. |
id |
FCC-2_6a492b0a4f9fd383a5197c6208d10f36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2022 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação institucional: uso de abordagens diversificadas de pesquisaAvaliação InstitucionalAuto-AvaliaçãoAvaliação da EducaçãoEnsino SuperiorO Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004, é formado por três componentes principais: avaliação das instituições (externa e autoavaliação), avaliação dos cursos e avaliação do desempenho dos estudantes. O objetivo do presente artigo é descrever as várias abordagens de pesquisa utilizadas na auto-avaliação de uma instituição de ensino superior particular, para a obtenção dos dados necessários à avaliação das dez dimensões do Sinaes. O processo de avaliação foi operacionalizado a partir de uma sequência de etapas destinadas à coleta de dados para obtenção das informações necessárias, a fim de subsidiar o processo analítico da instituição. A coleta de dados constou de questionário eletrônico, vistorias às instalações físicas, reuniões com os grupos focais (coordenadores, docentes, discentes e corpo técnico-administrativo), entrevistas com os dirigentes e os responsáveis por setores de apoio e suporte às atividades acadêmicas e administrativas e levantamento e pesquisa de documentação e de dados institucionais. Com base nos dados e informações levantados, a comissão fez a compilação, o cruzamento e a análise completa dos dados. A etapa final consistiu da discussão sobre os dados entre os membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e entre a CPA e os dirigentes, de modo que a comissão pudesse encaminhar um diagnóstico compartilhado sobre as fragilidades, as potencialidades e as ações a serem realizadas.Fundação Carlos Chagas2010-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/202210.18222/eae214520102022Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 45 (2010); 13-32Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 45 (2010); 13-32Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 45 (2010); 13-32Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 45 (2010); 13-32Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 45 (2010); 13-321984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2022/1982Oliver, Ana Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:08:59Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2022Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:08:59Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação institucional: uso de abordagens diversificadas de pesquisa |
title |
Avaliação institucional: uso de abordagens diversificadas de pesquisa |
spellingShingle |
Avaliação institucional: uso de abordagens diversificadas de pesquisa Oliver, Ana Cristina Avaliação Institucional Auto-Avaliação Avaliação da Educação Ensino Superior |
title_short |
Avaliação institucional: uso de abordagens diversificadas de pesquisa |
title_full |
Avaliação institucional: uso de abordagens diversificadas de pesquisa |
title_fullStr |
Avaliação institucional: uso de abordagens diversificadas de pesquisa |
title_full_unstemmed |
Avaliação institucional: uso de abordagens diversificadas de pesquisa |
title_sort |
Avaliação institucional: uso de abordagens diversificadas de pesquisa |
author |
Oliver, Ana Cristina |
author_facet |
Oliver, Ana Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliver, Ana Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Institucional Auto-Avaliação Avaliação da Educação Ensino Superior |
topic |
Avaliação Institucional Auto-Avaliação Avaliação da Educação Ensino Superior |
description |
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004, é formado por três componentes principais: avaliação das instituições (externa e autoavaliação), avaliação dos cursos e avaliação do desempenho dos estudantes. O objetivo do presente artigo é descrever as várias abordagens de pesquisa utilizadas na auto-avaliação de uma instituição de ensino superior particular, para a obtenção dos dados necessários à avaliação das dez dimensões do Sinaes. O processo de avaliação foi operacionalizado a partir de uma sequência de etapas destinadas à coleta de dados para obtenção das informações necessárias, a fim de subsidiar o processo analítico da instituição. A coleta de dados constou de questionário eletrônico, vistorias às instalações físicas, reuniões com os grupos focais (coordenadores, docentes, discentes e corpo técnico-administrativo), entrevistas com os dirigentes e os responsáveis por setores de apoio e suporte às atividades acadêmicas e administrativas e levantamento e pesquisa de documentação e de dados institucionais. Com base nos dados e informações levantados, a comissão fez a compilação, o cruzamento e a análise completa dos dados. A etapa final consistiu da discussão sobre os dados entre os membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e entre a CPA e os dirigentes, de modo que a comissão pudesse encaminhar um diagnóstico compartilhado sobre as fragilidades, as potencialidades e as ações a serem realizadas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2022 10.18222/eae214520102022 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2022 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae214520102022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2022/1982 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 45 (2010); 13-32 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 45 (2010); 13-32 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 45 (2010); 13-32 Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 45 (2010); 13-32 Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 45 (2010); 13-32 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419884154881 |