A Auto-avaliação como Parte Integrante do Processo de Avaliação Institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balzan, Newton Cesar
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644117
Resumo: a estudo focaliza a auto-avaliação como parte integrante do processo de Avaliação lnstitucional e tem como objetivo oferecer alternativas para que o docente universitário proceda à sua própria reflexão, análise e avaliação sobre seu desempenho enquanto educador. a autor toma como referência três pesquisas que deram origem a teses de doutorado, as conclusões extraídas pelo organizador de uma coletânea de textos elaborados por ex-alunos de diferentes níveis de ensino e áreas de conhecimento e cinco exemplos de situações de ensino e aprendizagem resultantes de sua própria experiência enquanto professor e pesquisador. As qualidades desejáveis no docente universitário que atua em nível de excelência, assim como as qualidades não-desejáveis no professor universitário são apresentadas de duas formas: através de itens que definem atitudes e comportamentos e habilidades docentes e por meio de textos que indicam as referidas qualidades. a autor indica aos leitores interessados em quantificar seus próprios perfis docentes, formas que tornam possível atingir este objetivo.Abstract: The study focuses on self-evaluation as an integral part of the lnstitutional Evaluation. lt has the objective of offering alternatives for university professors to make their own proper reflection, analysis and evaluation about their performance as educators. The author takes as a reference three studies gave rise to doctoral thesis, the conclusions extracted by the editor of a collection of texts elaborated by graduates of different levels of educational areas of knowledge and five examples of teaching and learning selected from his own experience as a professor and researcher. The qualities looked for in a university professor who works at a level of excellence, as well as non-desirable characteristics in such a professor, are presented in two ways: by means of items that define teacher attitudes, behavior and ability and through texts that indicate the qualities refered to For readers interested in quantifying their own proper teacher profiles, the author indicates ways to reach this objective.Descriptors: self-evaluation, teacher profile, level of excellence, institutional evaluation, university professor.
id UNICAMP-18_56dd2b594a3cd5764743ee2ee45125b9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644117
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling A Auto-avaliação como Parte Integrante do Processo de Avaliação InstitucionalAuto avaliação. Perfil docente. Ensino superior. Avaliação institucional. Professor universitárioEducaçãoa estudo focaliza a auto-avaliação como parte integrante do processo de Avaliação lnstitucional e tem como objetivo oferecer alternativas para que o docente universitário proceda à sua própria reflexão, análise e avaliação sobre seu desempenho enquanto educador. a autor toma como referência três pesquisas que deram origem a teses de doutorado, as conclusões extraídas pelo organizador de uma coletânea de textos elaborados por ex-alunos de diferentes níveis de ensino e áreas de conhecimento e cinco exemplos de situações de ensino e aprendizagem resultantes de sua própria experiência enquanto professor e pesquisador. As qualidades desejáveis no docente universitário que atua em nível de excelência, assim como as qualidades não-desejáveis no professor universitário são apresentadas de duas formas: através de itens que definem atitudes e comportamentos e habilidades docentes e por meio de textos que indicam as referidas qualidades. a autor indica aos leitores interessados em quantificar seus próprios perfis docentes, formas que tornam possível atingir este objetivo.Abstract: The study focuses on self-evaluation as an integral part of the lnstitutional Evaluation. lt has the objective of offering alternatives for university professors to make their own proper reflection, analysis and evaluation about their performance as educators. The author takes as a reference three studies gave rise to doctoral thesis, the conclusions extracted by the editor of a collection of texts elaborated by graduates of different levels of educational areas of knowledge and five examples of teaching and learning selected from his own experience as a professor and researcher. The qualities looked for in a university professor who works at a level of excellence, as well as non-desirable characteristics in such a professor, are presented in two ways: by means of items that define teacher attitudes, behavior and ability and through texts that indicate the qualities refered to For readers interested in quantifying their own proper teacher profiles, the author indicates ways to reach this objective.Descriptors: self-evaluation, teacher profile, level of excellence, institutional evaluation, university professor.Universidade Estadual de Campinas2016-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644117Pro-Posições; Vol. 9 No. 3: nov./1998[27]; 52-67Pro-Posições; Vol. 9 Núm. 3: nov./1998[27]; 52-67Pro-Posições; v. 9 n. 3: nov./1998[27]; 52-671980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644117/11555Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessBalzan, Newton Cesar2016-03-10T14:04:44Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644117Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-10T14:04:44Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Auto-avaliação como Parte Integrante do Processo de Avaliação Institucional
title A Auto-avaliação como Parte Integrante do Processo de Avaliação Institucional
spellingShingle A Auto-avaliação como Parte Integrante do Processo de Avaliação Institucional
Balzan, Newton Cesar
Auto avaliação. Perfil docente. Ensino superior. Avaliação institucional. Professor universitário
Educação
title_short A Auto-avaliação como Parte Integrante do Processo de Avaliação Institucional
title_full A Auto-avaliação como Parte Integrante do Processo de Avaliação Institucional
title_fullStr A Auto-avaliação como Parte Integrante do Processo de Avaliação Institucional
title_full_unstemmed A Auto-avaliação como Parte Integrante do Processo de Avaliação Institucional
title_sort A Auto-avaliação como Parte Integrante do Processo de Avaliação Institucional
author Balzan, Newton Cesar
author_facet Balzan, Newton Cesar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balzan, Newton Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Auto avaliação. Perfil docente. Ensino superior. Avaliação institucional. Professor universitário
Educação
topic Auto avaliação. Perfil docente. Ensino superior. Avaliação institucional. Professor universitário
Educação
description a estudo focaliza a auto-avaliação como parte integrante do processo de Avaliação lnstitucional e tem como objetivo oferecer alternativas para que o docente universitário proceda à sua própria reflexão, análise e avaliação sobre seu desempenho enquanto educador. a autor toma como referência três pesquisas que deram origem a teses de doutorado, as conclusões extraídas pelo organizador de uma coletânea de textos elaborados por ex-alunos de diferentes níveis de ensino e áreas de conhecimento e cinco exemplos de situações de ensino e aprendizagem resultantes de sua própria experiência enquanto professor e pesquisador. As qualidades desejáveis no docente universitário que atua em nível de excelência, assim como as qualidades não-desejáveis no professor universitário são apresentadas de duas formas: através de itens que definem atitudes e comportamentos e habilidades docentes e por meio de textos que indicam as referidas qualidades. a autor indica aos leitores interessados em quantificar seus próprios perfis docentes, formas que tornam possível atingir este objetivo.Abstract: The study focuses on self-evaluation as an integral part of the lnstitutional Evaluation. lt has the objective of offering alternatives for university professors to make their own proper reflection, analysis and evaluation about their performance as educators. The author takes as a reference three studies gave rise to doctoral thesis, the conclusions extracted by the editor of a collection of texts elaborated by graduates of different levels of educational areas of knowledge and five examples of teaching and learning selected from his own experience as a professor and researcher. The qualities looked for in a university professor who works at a level of excellence, as well as non-desirable characteristics in such a professor, are presented in two ways: by means of items that define teacher attitudes, behavior and ability and through texts that indicate the qualities refered to For readers interested in quantifying their own proper teacher profiles, the author indicates ways to reach this objective.Descriptors: self-evaluation, teacher profile, level of excellence, institutional evaluation, university professor.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644117
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644117/11555
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 9 No. 3: nov./1998[27]; 52-67
Pro-Posições; Vol. 9 Núm. 3: nov./1998[27]; 52-67
Pro-Posições; v. 9 n. 3: nov./1998[27]; 52-67
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217187343925248