Autoavaliação institucional da UFBA na era Sinaes: a experiência revisitada na Escola de Administração.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2019 |
Resumo: | O presente trabalho resgata a experiência de autoavaliação institucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA), marcadamente a atuação da Escola de Administração (EAUFBA), tendo em vista a instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a fim de refletir sobre a efetividade da prática de avaliação adotada na EAUFBA e sua contribuição para os processos de tomada de decisão e melhoria da gestão. Para tanto, utiliza a análise documental e recorre a entrevistas com especialistas da área de avaliação e gestão. O estudo identifica que a prática de autoavaliação institucional na UFBA ocorre de forma assistemática e descontínua, em face de dificuldades de ordem técnica, financeira, política, dentre outras, atendendo primordialmente as finalidades de regulação. Constata que a EAUFBA não realizou avaliação segundo o modelo Sinaes, tendo adotado o planejamento estratégico como ferramenta para seu autoconhecimento. Desse modo, evidencia a correlação entre o planejamento e a prática avaliativa como instrumentos importantes para a gestão. Espera-se que as reflexões ora produzidas contribuam para a compreensão da importância da avaliação nas instituições, na perspectiva de promover o autoconhecimento, superando as funções de regulação preconizadas na legislação. |
id |
FCC-2_7229625228536343991d205b20469f93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2019 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Autoavaliação institucional da UFBA na era Sinaes: a experiência revisitada na Escola de Administração.Avaliação InstitucionalAutoavaliaçãoSinaesGestãoEnsino SuperiorO presente trabalho resgata a experiência de autoavaliação institucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA), marcadamente a atuação da Escola de Administração (EAUFBA), tendo em vista a instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a fim de refletir sobre a efetividade da prática de avaliação adotada na EAUFBA e sua contribuição para os processos de tomada de decisão e melhoria da gestão. Para tanto, utiliza a análise documental e recorre a entrevistas com especialistas da área de avaliação e gestão. O estudo identifica que a prática de autoavaliação institucional na UFBA ocorre de forma assistemática e descontínua, em face de dificuldades de ordem técnica, financeira, política, dentre outras, atendendo primordialmente as finalidades de regulação. Constata que a EAUFBA não realizou avaliação segundo o modelo Sinaes, tendo adotado o planejamento estratégico como ferramenta para seu autoconhecimento. Desse modo, evidencia a correlação entre o planejamento e a prática avaliativa como instrumentos importantes para a gestão. Espera-se que as reflexões ora produzidas contribuam para a compreensão da importância da avaliação nas instituições, na perspectiva de promover o autoconhecimento, superando as funções de regulação preconizadas na legislação.Fundação Carlos Chagas2010-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/201910.18222/eae214620102019Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 387-404Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 46 (2010); 387-404Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 387-404Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 46 (2010); 387-404Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 46 (2010); 387-4041984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2019/1979Décia, Ana Cristina MunizArgollo, Rivailda Silveira Nunes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:08:42Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2019Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:08:42Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoavaliação institucional da UFBA na era Sinaes: a experiência revisitada na Escola de Administração. |
title |
Autoavaliação institucional da UFBA na era Sinaes: a experiência revisitada na Escola de Administração. |
spellingShingle |
Autoavaliação institucional da UFBA na era Sinaes: a experiência revisitada na Escola de Administração. Décia, Ana Cristina Muniz Avaliação Institucional Autoavaliação Sinaes Gestão Ensino Superior |
title_short |
Autoavaliação institucional da UFBA na era Sinaes: a experiência revisitada na Escola de Administração. |
title_full |
Autoavaliação institucional da UFBA na era Sinaes: a experiência revisitada na Escola de Administração. |
title_fullStr |
Autoavaliação institucional da UFBA na era Sinaes: a experiência revisitada na Escola de Administração. |
title_full_unstemmed |
Autoavaliação institucional da UFBA na era Sinaes: a experiência revisitada na Escola de Administração. |
title_sort |
Autoavaliação institucional da UFBA na era Sinaes: a experiência revisitada na Escola de Administração. |
author |
Décia, Ana Cristina Muniz |
author_facet |
Décia, Ana Cristina Muniz Argollo, Rivailda Silveira Nunes de |
author_role |
author |
author2 |
Argollo, Rivailda Silveira Nunes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Décia, Ana Cristina Muniz Argollo, Rivailda Silveira Nunes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Institucional Autoavaliação Sinaes Gestão Ensino Superior |
topic |
Avaliação Institucional Autoavaliação Sinaes Gestão Ensino Superior |
description |
O presente trabalho resgata a experiência de autoavaliação institucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA), marcadamente a atuação da Escola de Administração (EAUFBA), tendo em vista a instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a fim de refletir sobre a efetividade da prática de avaliação adotada na EAUFBA e sua contribuição para os processos de tomada de decisão e melhoria da gestão. Para tanto, utiliza a análise documental e recorre a entrevistas com especialistas da área de avaliação e gestão. O estudo identifica que a prática de autoavaliação institucional na UFBA ocorre de forma assistemática e descontínua, em face de dificuldades de ordem técnica, financeira, política, dentre outras, atendendo primordialmente as finalidades de regulação. Constata que a EAUFBA não realizou avaliação segundo o modelo Sinaes, tendo adotado o planejamento estratégico como ferramenta para seu autoconhecimento. Desse modo, evidencia a correlação entre o planejamento e a prática avaliativa como instrumentos importantes para a gestão. Espera-se que as reflexões ora produzidas contribuam para a compreensão da importância da avaliação nas instituições, na perspectiva de promover o autoconhecimento, superando as funções de regulação preconizadas na legislação. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2019 10.18222/eae214620102019 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2019 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae214620102019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2019/1979 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 387-404 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 46 (2010); 387-404 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 387-404 Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 46 (2010); 387-404 Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 46 (2010); 387-404 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419881009152 |