Dilema moral na educação infantil: generosidade ou justiça?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2734 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é investigar os juízos a respeito da virtude generosidade ou justiça de professores da educação infantil e compará-los com os das crianças. Foram entrevistados 26 professores e 90 crianças de 4, 5 e 6 anos de idade desse nível de ensino. O instrumento utilizado foi um dilema moral em que a protagonista da história teria de optar entre dar um prêmio para a criança que fez o desenho mais bonito (justiça) ou para a criança que estava triste (generosidade). Os resultados indicam que a justiça é a virtude mais valorizada pelas professoras e que já é valorizada pelas crianças, podendo ser uma necessidade para elas. E a generosidade é mais valorizada pelas crianças do que pelas professoras. |
id |
FCC-2_74034790d2ac6ad625ace8d60ff9de8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2734 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Dilema moral na educação infantil: generosidade ou justiça?GenerosidadeJustiçaEducação InfantilValores MoraisO objetivo deste trabalho é investigar os juízos a respeito da virtude generosidade ou justiça de professores da educação infantil e compará-los com os das crianças. Foram entrevistados 26 professores e 90 crianças de 4, 5 e 6 anos de idade desse nível de ensino. O instrumento utilizado foi um dilema moral em que a protagonista da história teria de optar entre dar um prêmio para a criança que fez o desenho mais bonito (justiça) ou para a criança que estava triste (generosidade). Os resultados indicam que a justiça é a virtude mais valorizada pelas professoras e que já é valorizada pelas crianças, podendo ser uma necessidade para elas. E a generosidade é mais valorizada pelas crianças do que pelas professoras.Fundação Carlos Chagas2013-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/273410.18222/eae245620132734Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 48-74Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 56 (2013); 48-74Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 48-74Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 56 (2013); 48-74Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 56 (2013); 48-741984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2734/2686Kawashima, Rosana AkemiMartins, Raul Aragãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:36:09Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2734Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:36:09Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dilema moral na educação infantil: generosidade ou justiça? |
title |
Dilema moral na educação infantil: generosidade ou justiça? |
spellingShingle |
Dilema moral na educação infantil: generosidade ou justiça? Kawashima, Rosana Akemi Generosidade Justiça Educação Infantil Valores Morais |
title_short |
Dilema moral na educação infantil: generosidade ou justiça? |
title_full |
Dilema moral na educação infantil: generosidade ou justiça? |
title_fullStr |
Dilema moral na educação infantil: generosidade ou justiça? |
title_full_unstemmed |
Dilema moral na educação infantil: generosidade ou justiça? |
title_sort |
Dilema moral na educação infantil: generosidade ou justiça? |
author |
Kawashima, Rosana Akemi |
author_facet |
Kawashima, Rosana Akemi Martins, Raul Aragão |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Raul Aragão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kawashima, Rosana Akemi Martins, Raul Aragão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Generosidade Justiça Educação Infantil Valores Morais |
topic |
Generosidade Justiça Educação Infantil Valores Morais |
description |
O objetivo deste trabalho é investigar os juízos a respeito da virtude generosidade ou justiça de professores da educação infantil e compará-los com os das crianças. Foram entrevistados 26 professores e 90 crianças de 4, 5 e 6 anos de idade desse nível de ensino. O instrumento utilizado foi um dilema moral em que a protagonista da história teria de optar entre dar um prêmio para a criança que fez o desenho mais bonito (justiça) ou para a criança que estava triste (generosidade). Os resultados indicam que a justiça é a virtude mais valorizada pelas professoras e que já é valorizada pelas crianças, podendo ser uma necessidade para elas. E a generosidade é mais valorizada pelas crianças do que pelas professoras. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2734 10.18222/eae245620132734 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2734 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae245620132734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2734/2686 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 48-74 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 56 (2013); 48-74 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 48-74 Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 56 (2013); 48-74 Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 56 (2013); 48-74 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332421881692160 |