Utilização da avaliação formativa para a implementação da problematização como método ativo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rinaldo Henrique Aguilar da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Scapin, Luciana Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1969
Resumo: O objetivo deste trabalho é realizar uma reflexão sobre a implantação de metodologia ativa de ensino-aprendizagem da problematização e o uso da avaliação formativa nesse processo. A problematização vem sendo utilizada como estratégia de ensino visando à formação de profissionais mais críticos, reflexivos, capazes de trabalhar em equipe e de aprender juntos. Nesse processo, a avaliação torna-se parte constituinte na construção do próprio conhecimento e requer habilidades e posturas diferenciadas de professores e de estudantes. Neste estudo, foram analisados qualitativamente os instrumentos de avaliação preenchidos pelos estudantes que destacaram as principais fragilidades e fortalezas do processo. Foi possível verificar os seguintes aspectos: 1) A compreensão do que é uma avaliação formativa; 2) O papel do professor no processo de avaliação; 3) A avaliação como momento de aprendizagem; 4) Os mitos e os medos sobre este tipo de avaliação. Conclui-se que, apesar dos grandes desafios ainda existentes, incluindo a incipiente capacitação dos docentes, esse modelo de educação está em consonância com o perfil do egresso das escolas médicas, preconizado pelas Diretrizes. Curriculares Nacionais.
id FCC-2_7cdb48637b5d2c809114f80eb8619085
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1969
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Utilização da avaliação formativa para a implementação da problematização como método ativo de ensino-aprendizagemAvaliação FormativaProcesso de Ensino-aprendizagemFormação ProfissionalMedicinaO objetivo deste trabalho é realizar uma reflexão sobre a implantação de metodologia ativa de ensino-aprendizagem da problematização e o uso da avaliação formativa nesse processo. A problematização vem sendo utilizada como estratégia de ensino visando à formação de profissionais mais críticos, reflexivos, capazes de trabalhar em equipe e de aprender juntos. Nesse processo, a avaliação torna-se parte constituinte na construção do próprio conhecimento e requer habilidades e posturas diferenciadas de professores e de estudantes. Neste estudo, foram analisados qualitativamente os instrumentos de avaliação preenchidos pelos estudantes que destacaram as principais fragilidades e fortalezas do processo. Foi possível verificar os seguintes aspectos: 1) A compreensão do que é uma avaliação formativa; 2) O papel do professor no processo de avaliação; 3) A avaliação como momento de aprendizagem; 4) Os mitos e os medos sobre este tipo de avaliação. Conclui-se que, apesar dos grandes desafios ainda existentes, incluindo a incipiente capacitação dos docentes, esse modelo de educação está em consonância com o perfil do egresso das escolas médicas, preconizado pelas Diretrizes. Curriculares Nacionais.Fundação Carlos Chagas2011-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/196910.18222/eae225020111969Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 537-522Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 50 (2011); 537-522Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 537-522Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 50 (2011); 537-522Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 50 (2011); 537-5221984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1969/1945Silva, Rinaldo Henrique Aguilar daScapin, Luciana Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-11T18:09:28Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1969Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2019-09-11T18:09:28Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização da avaliação formativa para a implementação da problematização como método ativo de ensino-aprendizagem
title Utilização da avaliação formativa para a implementação da problematização como método ativo de ensino-aprendizagem
spellingShingle Utilização da avaliação formativa para a implementação da problematização como método ativo de ensino-aprendizagem
Silva, Rinaldo Henrique Aguilar da
Avaliação Formativa
Processo de Ensino-aprendizagem
Formação Profissional
Medicina
title_short Utilização da avaliação formativa para a implementação da problematização como método ativo de ensino-aprendizagem
title_full Utilização da avaliação formativa para a implementação da problematização como método ativo de ensino-aprendizagem
title_fullStr Utilização da avaliação formativa para a implementação da problematização como método ativo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Utilização da avaliação formativa para a implementação da problematização como método ativo de ensino-aprendizagem
title_sort Utilização da avaliação formativa para a implementação da problematização como método ativo de ensino-aprendizagem
author Silva, Rinaldo Henrique Aguilar da
author_facet Silva, Rinaldo Henrique Aguilar da
Scapin, Luciana Teixeira
author_role author
author2 Scapin, Luciana Teixeira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rinaldo Henrique Aguilar da
Scapin, Luciana Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Formativa
Processo de Ensino-aprendizagem
Formação Profissional
Medicina
topic Avaliação Formativa
Processo de Ensino-aprendizagem
Formação Profissional
Medicina
description O objetivo deste trabalho é realizar uma reflexão sobre a implantação de metodologia ativa de ensino-aprendizagem da problematização e o uso da avaliação formativa nesse processo. A problematização vem sendo utilizada como estratégia de ensino visando à formação de profissionais mais críticos, reflexivos, capazes de trabalhar em equipe e de aprender juntos. Nesse processo, a avaliação torna-se parte constituinte na construção do próprio conhecimento e requer habilidades e posturas diferenciadas de professores e de estudantes. Neste estudo, foram analisados qualitativamente os instrumentos de avaliação preenchidos pelos estudantes que destacaram as principais fragilidades e fortalezas do processo. Foi possível verificar os seguintes aspectos: 1) A compreensão do que é uma avaliação formativa; 2) O papel do professor no processo de avaliação; 3) A avaliação como momento de aprendizagem; 4) Os mitos e os medos sobre este tipo de avaliação. Conclui-se que, apesar dos grandes desafios ainda existentes, incluindo a incipiente capacitação dos docentes, esse modelo de educação está em consonância com o perfil do egresso das escolas médicas, preconizado pelas Diretrizes. Curriculares Nacionais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1969
10.18222/eae225020111969
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1969
identifier_str_mv 10.18222/eae225020111969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1969/1945
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 537-522
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 50 (2011); 537-522
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 537-522
Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 50 (2011); 537-522
Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 50 (2011); 537-522
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419833823232