Utilização da avaliação formativa para a implementação da problematização como método ativo de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1969 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é realizar uma reflexão sobre a implantação de metodologia ativa de ensino-aprendizagem da problematização e o uso da avaliação formativa nesse processo. A problematização vem sendo utilizada como estratégia de ensino visando à formação de profissionais mais críticos, reflexivos, capazes de trabalhar em equipe e de aprender juntos. Nesse processo, a avaliação torna-se parte constituinte na construção do próprio conhecimento e requer habilidades e posturas diferenciadas de professores e de estudantes. Neste estudo, foram analisados qualitativamente os instrumentos de avaliação preenchidos pelos estudantes que destacaram as principais fragilidades e fortalezas do processo. Foi possível verificar os seguintes aspectos: 1) A compreensão do que é uma avaliação formativa; 2) O papel do professor no processo de avaliação; 3) A avaliação como momento de aprendizagem; 4) Os mitos e os medos sobre este tipo de avaliação. Conclui-se que, apesar dos grandes desafios ainda existentes, incluindo a incipiente capacitação dos docentes, esse modelo de educação está em consonância com o perfil do egresso das escolas médicas, preconizado pelas Diretrizes. Curriculares Nacionais. |
id |
FCC-2_7cdb48637b5d2c809114f80eb8619085 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1969 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização da avaliação formativa para a implementação da problematização como método ativo de ensino-aprendizagemAvaliação FormativaProcesso de Ensino-aprendizagemFormação ProfissionalMedicinaO objetivo deste trabalho é realizar uma reflexão sobre a implantação de metodologia ativa de ensino-aprendizagem da problematização e o uso da avaliação formativa nesse processo. A problematização vem sendo utilizada como estratégia de ensino visando à formação de profissionais mais críticos, reflexivos, capazes de trabalhar em equipe e de aprender juntos. Nesse processo, a avaliação torna-se parte constituinte na construção do próprio conhecimento e requer habilidades e posturas diferenciadas de professores e de estudantes. Neste estudo, foram analisados qualitativamente os instrumentos de avaliação preenchidos pelos estudantes que destacaram as principais fragilidades e fortalezas do processo. Foi possível verificar os seguintes aspectos: 1) A compreensão do que é uma avaliação formativa; 2) O papel do professor no processo de avaliação; 3) A avaliação como momento de aprendizagem; 4) Os mitos e os medos sobre este tipo de avaliação. Conclui-se que, apesar dos grandes desafios ainda existentes, incluindo a incipiente capacitação dos docentes, esse modelo de educação está em consonância com o perfil do egresso das escolas médicas, preconizado pelas Diretrizes. Curriculares Nacionais.Fundação Carlos Chagas2011-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/196910.18222/eae225020111969Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 537-522Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 50 (2011); 537-522Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 537-522Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 50 (2011); 537-522Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 50 (2011); 537-5221984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1969/1945Silva, Rinaldo Henrique Aguilar daScapin, Luciana Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-11T18:09:28Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1969Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2019-09-11T18:09:28Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização da avaliação formativa para a implementação da problematização como método ativo de ensino-aprendizagem |
title |
Utilização da avaliação formativa para a implementação da problematização como método ativo de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Utilização da avaliação formativa para a implementação da problematização como método ativo de ensino-aprendizagem Silva, Rinaldo Henrique Aguilar da Avaliação Formativa Processo de Ensino-aprendizagem Formação Profissional Medicina |
title_short |
Utilização da avaliação formativa para a implementação da problematização como método ativo de ensino-aprendizagem |
title_full |
Utilização da avaliação formativa para a implementação da problematização como método ativo de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Utilização da avaliação formativa para a implementação da problematização como método ativo de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Utilização da avaliação formativa para a implementação da problematização como método ativo de ensino-aprendizagem |
title_sort |
Utilização da avaliação formativa para a implementação da problematização como método ativo de ensino-aprendizagem |
author |
Silva, Rinaldo Henrique Aguilar da |
author_facet |
Silva, Rinaldo Henrique Aguilar da Scapin, Luciana Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Scapin, Luciana Teixeira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rinaldo Henrique Aguilar da Scapin, Luciana Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Formativa Processo de Ensino-aprendizagem Formação Profissional Medicina |
topic |
Avaliação Formativa Processo de Ensino-aprendizagem Formação Profissional Medicina |
description |
O objetivo deste trabalho é realizar uma reflexão sobre a implantação de metodologia ativa de ensino-aprendizagem da problematização e o uso da avaliação formativa nesse processo. A problematização vem sendo utilizada como estratégia de ensino visando à formação de profissionais mais críticos, reflexivos, capazes de trabalhar em equipe e de aprender juntos. Nesse processo, a avaliação torna-se parte constituinte na construção do próprio conhecimento e requer habilidades e posturas diferenciadas de professores e de estudantes. Neste estudo, foram analisados qualitativamente os instrumentos de avaliação preenchidos pelos estudantes que destacaram as principais fragilidades e fortalezas do processo. Foi possível verificar os seguintes aspectos: 1) A compreensão do que é uma avaliação formativa; 2) O papel do professor no processo de avaliação; 3) A avaliação como momento de aprendizagem; 4) Os mitos e os medos sobre este tipo de avaliação. Conclui-se que, apesar dos grandes desafios ainda existentes, incluindo a incipiente capacitação dos docentes, esse modelo de educação está em consonância com o perfil do egresso das escolas médicas, preconizado pelas Diretrizes. Curriculares Nacionais. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1969 10.18222/eae225020111969 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1969 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae225020111969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1969/1945 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 537-522 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 50 (2011); 537-522 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 537-522 Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 50 (2011); 537-522 Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 50 (2011); 537-522 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419833823232 |